Guias de Viagem e Arte

 
 
set 18 2007

Acarajé: o hamburguer baiano!

Praia do Forte - Bahia
Chegada espetacular em Salvador pelas mãos da super baiana: Domira. A saída do aeroporto é através de um corredor de bambus enormes. Percorremos com algumas paradas, a cantada praia de Vinicius – Itapoã. O poetinha morou neste bairro, e você pode tirar uma foto com sua escultura. Do “mar que não tem tamanho” à Lagoa do Abaeté, outro lugar tão famoso, aonde as mulheres lavavam roupas. Para evitar a contaminação e recuperar a lagoa, hoje as mulheres tem uma associação onde podem seguir realizando seu trabalho. Da orla para as ruas internas, atravessamos Amaralina e chegamos ao nosso destino: Rio Vermelho.

O Rio Vermelho é um agito só, com seus bares, restaurantes, teatros. E somente na Bahia você poderia comprar o acarajé da Ciria e sentar na mesa do “Consulado da Cerveja” e pedir as bebidas neste bar. Ademais também pode pedir aos garçons o dito acarajé, que eles mesmo buscam na barraca da Ciria e te trazem esta delícia, que segundo Domira é o hamburger do baiano. É um bolinho feito de feijão, não qualquer feijão, mas um bem pequenininho. Corta-se este bolinho frito ao meio e se recheia com vatapá e salada, e se você quiser também vai camarão (acarajé: R$ 2,50 e com camarão: R$ 3,50). Os mais famosos são o da Ciria, o da Dinha e da Regina. O bom acarajé quando frito não deixa passar o azeite para a massa, e portanto a massa é bem branquinha. O acarajé se come como um sanduíche, ou você pode pedir no parto, e vem com os ingredientes separados. Coma das duas maneiras, a sensação é diferente. O importante é que não deixe de prová-lo!

Voltando ao Consulado da Cerveja. A Bahia é o lugar da loucura organizada. Em pleno bar existem vendedores ambulantes que te oferecem queijo coalho, amendoins, isqueiros, esculturas … E o pessoal do bar aceita a concorrência numa boa, há espaço para todos! Prove o aipim frito do Consulado da Cerveja é bem gostoso. Na verdade, sou suspeita, porque eu amo aipim frito e como vivo em um lugar difícil de comer esta iguaria, quando estou na terrinha como aipim em todos os lugares (hehehehehe)!

As primeiras horas em Salvador foram bem aproveitadas, apesar da chuvinha do final da noite. No inverno pode chover, mas são pancadas, e nada que estrague o astral desta terra. Amanhã, vou contar nossa saga até Morro de São Paulo.

foto: turomaquia_2007

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!