Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 07 2017

A obra de arte mais cara do mundo – A identidade do comprador

A obra de arte mais cara do mundo

No dia 15 de novembro de 2017, a Christie´s vendeu o último quadro de Leonardo da Vinci que se encontrava em mãos de um particular. Na verdade, uma obra cheia de controvérsias porque sua história vai de aparecer e desaparecer, o que eu já contei lá no YouTube e vou deixar o vídeo aqui para vocês.


Chamada video 2
O certo é que esta obra se converteu na obra de arte mais cara já vendida no mundo, ao ser adquirida por 450 milhões de dólares \o/

A obra de arte mais cara do mundo – Mas quem comprou?

A casa de leilões não revelou a identidade do comprador, o que é bem comum nestes casos. Mas ontem no Twitter, tudo começou a se elucidar quando a recém-aberta filial do Museu do Louvre em Abu Dabhi anunciou que o Salvador Mundi em breve seria seu residente! Já ficou claro que um árabe havia comprado a tela.
obra de arte mais cara do mundo
obra de arte mais cara do mundo

E agora de manhã, li no jornal espanhol “El País” que o “New York Times” já havia publicado a identidade do comprador. E como era de se esperar é um príncipe árabe que não é tão conhecido – Bader bin Abdalá bin Mohamed bin Farhan al Saud. Ele seria de uma rama distante da família real da Árabia Saudita e teria negócios nos seguintes setores: telecomunicações, imobiliário, energético e da reciclagem.

O jornal americano comenta no artigo que o tweet do museu árabe estaria relacionado com suas investigação sobre a identidade do comprador:

A spokeswoman for Christie’s, the auction house that sold “Salvator Mundi,” said it did not comment on the identities of any buyers or sellers without their permission. Prince Bader did not respond to a detailed request for comment. But as The Times was pressing for a response on Wednesday, the newly opened branch of the Louvre in Abu Dhabi, in the United Arab Emirates, tweeted that the painting “is coming to Louvre Abu Dhabi.” The Saudi crown prince is a close ally of his counterpart in Abu Dhabi.

O princípe Bader apenas se apresentou como comprador um dia antes da venda. E como não era um comprador conhecido teve que depositar uma caução de 100 milhões de depósito para poder se qualificar para o leilão. A reportagem (de forma velada) relaciona a compra a atual política do Príncipe Mohammed, que visa recuperar bilhões de dólares de ganhos ilícitos. Daí também a preocupação da casa de leilões com a entrada deste comprador inesperado.

obra de arte mais cara do mundoVale a pena ler a reportagem do “New York Times” pela descrição do leilão. Por exemplo, eles contam que quando os lances alcançaram 260 milhões de dólares apenas dois compradores se mantiveram ativos, o princípe Bader e outro anônimo que também não estava na sala e era representado por um funcionário da Christie´s.

Curiosidade: pensa que só você divide as compras? Nada disso, o príncipe vai pagar a tela do Da Vinci em 6 parcelas mensais de 59.385.416,67, sendo que a última que vence no dia 14 de maio de 2018 terá 2 centavos a mais 😉

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Foto do princípe retirada do jornal “The New York Times”.

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

6 Comentários

  1. edinho ribeiro

    Adorei. Vim do youtube fazer uma vizita aqui.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Edinho! Toda semana publico posts de arte por aqui 🙂

      responder
  2. Duete

    Que maravilha! Estou adorando ver os vídeos e visitar o site.

    responder
  3. Luciana Gheller

    Oi Patrícia! Amo teu modo de passar conhecimento! Obrigada! Te desejo muito sucesso! ??

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuuu Luciana 🙂

      responder
  4. La Ultima

    Adorei. Vim do youtube fazer uma vizita aqui.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!