Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 23 2012

A India de Manell Pacheco

La-India

Depois de correr os quatro cantos do mundo, cumpri o sonho de ir à Índia.Cheguei a Deli durante a noite. No percurso do Aeroporto – Hotel encontrei uma cidade agradavelmente verde e limpa. À chegada ao hotel de uma cadeia indiana já me fez entrar de certa maneira na Índia imaginada por mim, tal eram as cores e os cheiros.

2º. dia. Enquanto o grupo visitava a Velha Mesquita Jama Massid, a 2ª. maior do mundo, decidi não entrar, para sentir a vida da cidade velha. Tive minha primeira experiência com o povo. Aquelas 2 horas foram surpreendentes, o movimento, a azáfama, os carregadores, as motos, as vacas, os rickshas, aliás todo o tipo inimaginável de transportes, tudo tão confuso, mas no fundo tão harmônico.

India de Manell Pacheco

3º. dia. No fim do dia chegamos a Jaipur de autocarro. Aí tive o maior choque da minha vida de viajante. A pobreza, a imundície, a desordem são assustadores. Depois de alguns quilômetros a chegada ao hotel, de uma grande cadeia internacional. Os hotéis de 5 estrelas na Índia, não tem só 5 estrelas, mas uma constelação inteira.

4º. dia. De manhã a subida de elefante à antiga capital do Império Rasput – Amber. Durante a tarde, visita ao Palácio dos Ventos e ao mercado cheio de cores e cheiros inebriantes.
India de Manell Pacheco India de Manell Pacheco

5º. dia. Chegada no fim do dia à Agra. Era a Hora do Planeta, então encontramos um hotel às escuras. Pelo Planeta tudo, é a nossa casa.

6º. dia. De manhã transportados em caleche visitamos o Taj Mahal. O deslumbramento foi total. Com certeza é o monumento mais fantástico do mundo, tal é a sua beleza e o lugar onde se encontra.
India de Manell Pacheco
India de Manell Pacheco

7º. ao 10º.dia. Hoje é dia de voar para Goa via Mumbai. Ao desembarcar em Goa, senti como se regressasse à casa depois de muitos anos fora, tal foi a empatia com o lugar. Encontra-se a presença de Portugal por toda a parte.Em Goa visitei os mercados de Margão, Mapusa, com as especiarias já nossas conhecidas e outras que nunca havia cheirado. Estes mercados são um bálsamo para a vista, olfato e todos os nossos sentidos.

A paz a calma a harmonia que se sente aqui no Estado de Goa é surpreendente, não é difícil encontrar alguém que queria falar um pouco de português pois há mais de 50 anos que não fala. Esta fusão cultural que existe em Goa é fascinante.

Restante da viagem. Depois de 3 dias em Goa, é hora de voar para Mumbai, uma cidade com mas de 16 milhões de habitantes. Será a menos interessante. Visitamos a casa onde viveu Mahatma Gandhi, que alberga um pequeno museu, ainda tivemos algum tempo para visitar o Prince of Wales Museum.
India de Manell Pacheco

melhor-pior-india

Voltarei em breve 🙂

Manell Pacheco – um leitor português que nos brindou com este emotivo relato de sua recém realizada viagem à India. Obrigaduuuu!

azáfama (segundo Dicionário Priberam)
(árabe az-zahma)
s. f.
1. Actividade intensa. = AFÃ
2. Muita pressa ou intensidade na realização de algo. = AFÃ, CORRERIA
3. Falta de ordem. = ATROPELO, BALBÚRDIA, CONFUSÃO

autocarro = ônibus

texto e fotos: Manell Pacheco_2012

18 Comentários

  1. Sara Andreia de Almeida

    Conheço o Manell há 30 e poucos anos e ainda hoje delicio-me com as suas histórias sobre as grandes aventuras pelo Mundo.

    responder
  2. Ana Cristina Enge

    O Manell é um amigo muito querido, que há muitas décadas faz parte da nossa família. É o nosso cavaleiro andante, viajante errante … um verdadeiro “papa-léguas” ;-).Já esteve um pouco por todo esse mundo fora. Têm a alma aberta, a tudo o que é novo. Corre- lhe nas veias sangue bem português. Se tivesse nascido na era dos descobrimentos, tenho a certezinha, que andaria por esses sete mares, navegando em naus e caravelas, a lutar contra Adamastores e tempestades. É sempre um prazer ouvir os relatos de aventuras, que ele viveu. E sim …com um pouquinho de inveja, também à mistura 😉

    responder
  3. Ana Cristina Enge

    O Manell é um amigo muito querido, que há muitas décadas faz parte da nossa família. É o nosso cavaleiro andante, viajante errante … um verdadeiro “papa-léguas” .Já esteve um pouco por todo esse mundo fora. Têm a alma aberta, a tudo o que é novo. Corre- lhe nas veias sangue bem português. Se tivesse nascido na era dos descobrimentos, tenho a certezinha, que andaria por esses sete mares, navegando em naus e caravelas, a lutar contra Adamastores e tempestades. É sempre um prazer ouvir os relatos de aventuras, que ele viveu. E sim …com um pouquinho de inveja, também à mistura

    responder
  4. Sónia Dâmaso

    Nota se com este relato que o meu amigo Manell ficou deslumbrado com esta viagem… e realmente tem motivos para isso… já eu tinha sugerido este destino 😉 fico muito contente que tenhas vivido novas experiências e que tenhas adquirido novos conhecimentos e mais, que tenhas partilhado tudo isso com os teus amigos, como sempre fazes 🙂 Eu até acho que devias escrever um diário com todas as tuas viagens… a partir de agora claro haha 🙂
    Abraço

    responder
  5. Suzete Matos

    É mesmo o meu amigo de sempre a contar uma história de uma maneira simples e que nos leva pela mão a passear pelos seus olhos as maravilhas do mundo onde todos de uma maneira ao de outra gostariamos de ir.Segundo um ditado antigo (ele comprou uns sapatos a um cigano) que são por excelência os andarilhos do mundo e vai continuar a viajar pelo mundo e a contar o que viu e o que sente agora a muito mais gente a partir desta pagina obrigado Manel continua estou muito orgulhosa do meu amigo e quem sabe um dia vamos juntos numa viagem há descoberta do mundo que não esta ao lado da porta mas muito longe outra cultura outra vida outro mundo. Abraço e obrigado

    responder
  6. Antonieta Longle

    Pois um blog de viagens “serve-te que nem uma luva”! Não tenho tanta certeza se o “manel” com dois LL o será ;)! Será Manell à francesa :)? ora aí está um destino que nunca te ouvi mencionar!Que os deuses ( todos, até os indianos) te acompanhem nas tuas viagens e sobretudo que as partilhes connosco para desfrutarmos da tua companhia.
    Vou ficar de olho no blog.
    beijinhos

    responder
  7. Rafael Carvalho

    Demais, morro de vontade de ir à Índia!! Parabéns!

    responder
  8. Elsa Rolo

    Fantásticas estas fotos!! Os teus comentários são contangiantes…absorve-se e sente-se com muita satisfação e elegria a viagem que fizeste! Era um País que também gostava de visitar…que continues a fazer as tuas viagens de sonho!!!Adorei Manel obrigada.

    responder
  9. João Miguel Oliveira

    Tio… grande viagem!!! Como sou dos afortunados que já lá esteve posso confirmar que as tuas palavras traduzem bem o que se sente. É um Mundo dentro do Mundo e só se pode dizer que se é Cidadão do Mundo depois de estar na India… TU ÉS UM CIDADÃO DO MUNDO!!! O problema é que depois falta paciência para as pequenas coisas…

    Grande Abraço

    responder
  10. Carlota Cardoso

    o meu querido amigo . sempre achei que devia compartilhar as suas aventuras de viagem com os restantes, que bom. Por favor continua, a escrever os teus momentos de viagem , assim também eu poderei viajar um pouco com as tuas aventuras. parabéns, bom sucesso

    responder
  11. Miriam Rocha

    Caro amigo e cliente, fico feliz por tudo ter corrido da melhor forma e por realmente ter gostado! Beijinhos e «montes» de felicidades – Miriam Rocha

    responder
  12. Nélia Viana

    Fantástico Manuel! È sempre uma emoção ouvi-lo falar sobre as suas viagens, como sempre consegue-nos transmitir uma emoção sempre muito especial…
    Que continue a viajar por muitos e muitos anos e a partilhar com os amigos as suas experiências. Bjnhs

    responder
  13. Nuno Almeida

    Efectivamente és um cigano do Mundo, um papa-léguas(milhas), um visitante.
    Uma descrição muito viva que dá uma inveja e que suscita apetites.
    Continua a presentear-nos com as tuas narrativas de viagens e com essa qualidade fotográfica.
    Um abraço e até ao teu regresso da próxima etapa.

    responder
  14. Dora, a Exploradora

    Meu querido Manuel:
    “Conheço-te” há pouco mais de um ano. Para ser exata, falei contigo uma vez na Mina de S Domingos, quando estava a planear a minha viagem pela Noruega e Suécia.
    É um prazer ler-te e sentir-te a viajar pelo mundo!… Nunca percas de vista a minha morada para me mandares sempre postais lindos.
    Um forte abraço cúmplice,
    Dora, a Exploradora.

    responder
  15. Simão Dias

    Está bem, não era preciso muito mas convenceste-me a ir à Índia, particularmente a Goa. E devias escrever mais relatos curtos como estes das tuas viagens. A síntese apura o essencial. 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      Simão, eu apoio, e ofereço o Turo para recebê-los 🙂

      responder
  16. Ana Rita Viana

    O Manel,amigo de longa data e vizinho de muito poucos dias por ano, pois o Manel é um cidadão do Mundo na verdadeira aceção da palavra! Faz-me sempre “tirar os pés do Chão” quando conta as suas histórias, faz-nos viajar sem sair do lugar! Que o Mundo continue a ser muito Grande e Magnífico nas tuas descobertas e nas tuas aventuras! beijinhos e mais uma vez Obrigada pela tua mágica Partilha ;))

    responder
  17. Zacarias Costa

    Assim se deve escrever objectivo,preciso e curto e já me convenceste a visitar Goa.
    abraço Manell

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Prá todo mundo que vez ou outra, sente-se imerso neste vagão de trem, sem saber bem aonde vai chegar 🚆
.
#tokyo🇯🇵 #japan🇯🇵 #feelings
  • A obra mais polêmica de GOYA no Top100Arte, lá no meu canal do YouTube - Patricia de Camargo. Também tem link na bio 💚

#arte #goya #historiadaarte #Top100Arte #youtuber
  • Tem tanta coisa prá censurar - corrupção, narcotráfico, crimes de gênero, crimes de ódio, mas tem gente que prefere  ir atrás da arte, "que torna  a vida suportável" 🙁

Todos os autoritarismos começaram desta maneira, indo atrás de artistas. Cuidado com o que você defende!

#Repost @gabi_mariliagabriela (@get_repost)
・・・
SOMOS MUITAS VOZES QUE NÃO ACEITAM A CENSURA E A DIFAMAÇÃO.  #342Artes  #censuranuncamais  #contraacensuraeadifamação
  • Diz aí, não está ficando com vontade de conhecer Gran Canaria? 😉

#lascanterasbeach #laspalmas #iggerslaspalmas #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #beachday #beautifulday #grancanaria #laspalmasdegrancanaria
  • E o dia amanheceu assim ... simplesmente perfeito, no quintal da minha casa 🤗

#beautifulday #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #iggerslaspalmas #canaryisland #españa
  • Ao final, estamos todos vivendo sob este único céu azul. Ao final, não somos eternos, prá que tanto desejo de separação? Prá que tanto ódio? 
E fico em estado de choque, quando vejo quem é imigrante, defendendo este ódio.

Follow Me!