Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 06 2018

4 razões para fazer um tour gastronômico em Paris – Gastronomos + Moncompass

002-macaron-1
4 razões para fazer um tour gastronômico em Paris, mas não qualquer tour. O que te recomendo é a visita guiada com a Karen Goldman dos Gastronomos! Prá começo de conversa vou te contar que eu não sou uma pessoa de tours, gosto de passear livremente. Viajo desde pequena. E apenas em 5 ou 6 ocasiões realmente desfrutei de uma excursão ou tour.

E uma delas foi em novembro num passeio dos Gastronomos em parceria com a Moncompass. Como viajei com a Ledinara do Curitidoce, você já pode imaginar que o tour era pela Pâtisserie Francesa. Mas porque eu gostei tanto? Eu enumerei 4 razões para você 😉
4 razões para fazer um tour gastronômico em Paris

4 razões para fazer um tour gastronômico em Paris com a Karen

1. Timing

A Karen tem uma grande sensibilidade para ler as pessoas. Prá mim, a chave do tour perfeito é o timing, ou se você preferir o ritmo. Prá alcançar o ritmo perfeito, o guia tem que ter um sexto sentido pra não te fazer correr e tampouco te enredar numa maré entediante de açúcar. E olha que estivemos mais de 4 horas com ela.

2. Conhecimento realmente útil e interessante

Já escutei tanta abrobrinha de guias, que tenho pavor em perder meu tempo com mais informação sem embasamento ou tão rasa que você não precisava ter contratado um guia para descobrir na primeira página do Google a mesma coisa ou ainda melhor.

A Karen tem paixão e formação, uma mistura explosiva. Ao cair de pará-quedas na França, resolveu estudar a sério gastronomia numa das escolas mais renomadas do país, a École Gregoire Ferrandi. Depois disso, ainda fez uma Master em Geografia e História da Gastronomia na Sorbonne. E não para por aí, ela trabalhou em vários restaurantes, entre eles o Zé kitchen Galerie, em Paris e o L´Osteria Codogno, em Lodi (Itália).

Com toda essa bagagem, ela vai te contar o porquê dos nomes dos doces, sua origem, curiosidades de confecção e ainda toda a trajetória de cada pâtissier.

Numa era que todo mundo pensa que pode viver de imagem, eu continuo valorizando quem realmente estuda um tema a fundo.

3. O melhor de cada patisserie

Chegar numa pâtisserie famosa não é complicado se você planejar sua viagem com afinco e muita leitura. Agora saber “ler” uma vitrine cheia de cores e dar com o doce que é alma daquele criador, isso sim requer expertise. No tour, a Karen sempre explicava o carro-chefe de cada local e também um Top 3 no seu ponto de vista.

Já vi muita gente falando mal de restaurantes, cafés, docerias, creperias. Mas porque foi a um lugar em que o cara era o rei da carne, mas resolveu ir de risotto 😉 Aí não dá, né?!

4. Doçura

Sei que posso parecer meio chata, mas o tom de voz para mim é fundamental. Como aguentar, assimilar e se divertir com alguém que grita ou que fala para dentro. Desconforto total não rima com férias, descanso e prazer, você não acha?
4 razões para fazer um tour gastronômico em Paris
4 razões para fazer um tour gastronômico em Paris

Para mim, um tour é bom quando …

Enquanto escrevia, percebi que descrevia quatro coisas que um tour tem que ter para eu me divertir:
1. ritmo, nem rápido, nem lento;
2. informação que eu não descobriria facilmente sozinha ou que eu não entenderia sem um intermediador;
3. que me guie por algum conhecimento que eu não entendo ou porque o idioma local é uma barreira;
4. que o guia tenha vocabulário e saiba impostar a voz.

Prá você, o que é fundamental em uma visita guiada ou tour?
4 razões para fazer um tour gastronômico em Paris
4 razões para fazer um tour gastronômico em Paris

Planeje aqui sua viagem para PARIS

Veja todos nossos posts de PARIS, clicando aqui

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Guia Louvre
Siga a gente no Instagram, clicando

* Eu não paguei pelo tour, foi uma cortesia dos Gastronomos e da Moncompass. Mas a cortesia não estava atrelada a este post ou menção neste site. Só escrevi este post porque fiquei muito impressionada com o trabalho da Karen.

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Eduardo Luz

    Que legal que vc gostou. Temos um tour com a Karen na semana que vem. ?
    Qto a gostar do tour, pra mim ele tem que ter muitas infos que eu ainda não saiba e pra ser perfeito, a guia ser realmente bem informada e formada. Valeu!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Que máximo Edu! Qual tour vocês vão fazer?

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!