Guias de Viagem e Arte

 
 
set 22 2009

O lado mais light dos Lençois Maranhenses: Barreirinhas

Você não abre mão de conforto e de certa variedade de restaurantes? E isso de dormir com qualquer bicho estranho no quarto, por menor que seja, não faz o teu tipo?

Então o teu lugar é Barreirinhas. Não por acaso, que aqui chegam a maioria dos turistas que querem visitar o Parque dos Lençois Maranheneses. Sem sombra de dúvida, é o lugar com mais infra-estrutura. Quer hotelzinho chin-frin, tem de monte. Um hotelzinho mais ou menos, também tem. E quer passar com mais luxo, tem resort.

Até a logística é mais light, gastando um pouco mais. Se não quiser sacolejar pela estrada e levar de 3 horas e meia a 5 para chegar desde São Luís, venha com uma avioneta. De lambuja terá uma visão privilegiada dos Lençois.

Em Barreirinhas, quase todos os restaurantes e hotéis aceitam cartão de crédito. Um luxo total. Mas o único banco é o Banco do Brasil. Tem Internet, e barata. Agora a conexão é devagar quase parando.

Muitos dos restaurantes do pier da cidade (que tem seu charme) oferecem música ao vivo. Você pode escolher entre diferentes cardápios. Tem pizza boa, camarão, comida típica maranhense, carnes. O que falta? Um café, não tem nenhuzinho. E uma boa confeitaria.


Na Avenida Beira-Rio apreciando o lindo Rio Preguiças

A cidade cresceu graças ao turismo. Melhor que dizer cresceu, explodiu. Sem planificação. Portanto não espere que seja fotogênica, é uma cidade interiorana que viu uma oportunidade, e começou a construir de tudo que é jeito, sem pensar que o turista não quer apenas ver as dunas e as lagoas. Quer ter um lugar para passear de noite, para tomar um café, sem que a cada dois segundos, alguém tente te vender um passeio para o dia seguinte.

A carne exposta a sol e chuva!

Independente deste ou daquele probleminha, é o melhor lugar para quem deseja comodidade, variedade e melhor logística. É uma pena que um lugar tão extraordinário não tenha uma “cidade base” mais pensada tanto para o viajante como para a comunidade. Mais uma pena mesmo seria você não visitar o parque. E se me perguntassem, vale a pena ir aos Lençois, para estar somente em Barreirinhas? Definitivamente, eu responderia que sim. Porque férias é para passar bem e ser feliz. Cada um deve escolher aquilo que mais lhes satisfaz. Vá, sem medo de ser feliz, porque não vai se arrepender.

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Fotos: turomaquia_2009