Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 04 2012

Muro de Berlim – a ferida onipresente

Ao final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha mais à oeste da Linha Oder-Neisse foi dividida em 4 zonas, controladas por Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética e França. Berlim, símbolo do antigo poder nazista também acabou dividida.
Muro de Berlim

Com a Guerra Fria e a divisão do mundo em capitalistas x comunistas, a União Soviética deu um certo poder à sua zona, porque pretendia criar por ali um estado independente. No dia 7/outubro/1949 se constituiu a RDA (República Democrática Alemã). Que de democrática não tinha nada 🙁
Muro de Berlim

O pessoal começou a fugir para o lado ocidental que passou a ser chamado de RFA (República Federal da Alemanha). Sem contar o diário trânsito de um lado para outro. O que acontece é que neste ir e vir, as pessoas levavam idéias, que desencadenavam revoltas, e como isto não interessava aos tios da RDA, pouco a pouco começaram a proibir este “vou e venho quando quero”. Alguns berlineses viviam de um lado e trabalhavam do outro.

A coisa começou a ficar feia, e a partir de 1952 só piorou. Quando os dois lados não conseguiram chegar a um acordo para a reunificação da Alemanha. No dia 26/maio/1952 se fecham as fronteiras que até então estavam abertas. Aumentam os controles para o trânsito ao lado oeste e se suspendem os trens interrubanos, através dos quais muitos fugiram do lado leste. Das 81 ruas que uniam os dois setores, 67 foram fechadas e nas demais se colocaram postos de controle.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Até que no dia 13/agosto/1961 a RDA resolveu que as pessoas não podiam ver seus familiares do outro lado, trabalhar ou conversar por telefone umas com outras. Neste dia começou a ser construído um muro que sangrou a cidade. Foi um corte sem nenhuma anestesia. Do dia para noite, pessoas perderam seus empregos, suas vidas, suas casas, e 155 Km de barreiras foram colocadas para mostrar a maldita força desta gente.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Começaram com umas barreiras de arame, e passaram a muros de concreto. Depois a parte de cima arredondaram, para que as pessoas não tivssem uma base na hora da subida. E por fim, colocaram uma faixa da morte de 40 metros de largura com arame farpado e iluminação.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Para isso tiveram que destruir edifícios, lacrar janelas e matar a 125 pessoas. Mesmo com todas estas medidas, entre 1961 e 1989, umas 475.000 pessoas conseguiram refugiar-se no lado ocidental.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Somente no comecinho dos anos 1970 é que a situação se relaxou um pouco, e se permitiu que os berlineses orientais chamassem por telefone aos do lado ocidental. Em novembro de 1989, o muro caiu. Mas apenas no dia 26 de junho de 1990, ordenou-se o fechamento de todos os controles de fronteira :(.
Muro de Berlim

Posts relacionados:
Carimbando o passaporte entre Alemanhas – Potsdamer Platz
Roteiro para ver os restos do Muro de Berlim

Veja todos nossos posts de BERLIM

Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de fevereiro, coloque o código: FEV15OFF

fotos atuais: turomaquia_2010
fotos antigas: foto antiga: El Muro de Berlín 1961-1898, Landesarchiv Berlin (Ed.)