Guias de Viagem e Arte

 
 
out 17 2017

Como se pintava sobre madeira – Arte na Idade Média

Na Idade Média se pintava diretamente nas paredes ou sobre uma tábua de madeira. No caso de pintar sobre madeira, havia todo um processo de seleção e preparação do suporte. Um trabalho e tanto!

Esta obra abaixo foi pintada sobre madeira. Antes de conhecer o processo e continuar a leitura, olhe para ela nem que seja por 30 segundinhos de nada 🙂
Como se pintava sobre madeira na Idade Média

Como se pintava sobre madeira na Idade Média – O que você vê?

Eu vejo, uma mulher dando de mamar a um menino. Aos seus pés, um homem ajoelhado e ao seu lado um esqueleto. Em cima deste homem, uma faixa com algo escrito. Esta faixa é sustentada por um anjo. Aliás de cada lado da imagem da mãe aparecem 3 anjos.

Como se pintava sobre madeira na Idade Média – O processo

Observe agora onde se pintou esta cena, é um quadrado ou retângulo? Na parte superior vemos como uns semi-círculos.

Esta cena foi pintada sobre madeira. Olha só o trabalhão que era utilizar este suporte:

  1. Selecionar a madeira, para evitar escolher um pedaço que pudesse facilmente estragar.
  2. Caso a madeira fosse muito dura, ia a um forno e se alisava e limpava.
  3. Se o pintor fosse realizar algo muito grande era necessário unir várias tábuas, com cola de carpinteiro ou caseína (água + protéina do leite) ou através de pedaços de madeira que eram fixados com pregos na parte de trás da tábua.
  4. Para deixar a superfície mais lisinha se aplicava gesso, em várias camadas. Nesta obra, antes do gesso se aplicaram pedaços de linho.
  5. Quando o gesso secava, o artista passava o desenho com ajuda de um carvão. Logo em cima do desenho uma pluma para deixar o mínimo necessário do carvão, para que não estragasse o acabamento final.
    Como se pintava sobre madeira na Idade Média
  • Agora chegava a vez de aplicar o pão de ouro. Normalmente fabricado a partir de moedas de ouro esmagadas.
  • Mas antes de aplicar o pão de ouro, colocavam uma camada de Armenia, uma espécie de terra gordurosa e vermelha, e depois água e cola, e ao entrar em contato com esta superfície, o pão de ouro aderia rapidamente.
  • Acontece que depois de secar, o aspecto era meio opaco, para deixar brilhoso o pão de ouro poliam a superfície com algo duro, normalmente um dente de animal.
  • Em alguns casos usavam estanho e para parecer ouro, depois de aplicado passavam um verniz com cor de ouro.
  • Veja que em cima da cabeça da mulher aparecem umas linhas circulares. Estas linhas eram realizadas com um objeto pontiagudo, em muitos casos um compasso, que o que fazia era riscar ou retirar parte do pão de ouro.
  • Agora olhe para a roupa da mulher, aparecem partes douradas. Para obter este efeito, pintavam em cima do pão de ouro, e para aparecer ao fundo o dourado, desenhavam outra vez com um objeto pontiagudo.
  • Ufa, e ao final aplicavam um verniz para proteger a pintura e a madeira!

Caramba, era dura a coisa, hein?!
Chamada video 2

Como se pintava sobre madeira na Idade Média – O tema

Voltando a nossa pintura. Não se sabe o nome do pintor, somente que era veneziano pelo estilo empregado. Retrata a virgem dando de mamar ao Menino Jesus. Ao seu lado ajoelhado aparece a pessoa que pagou para sua realização (doador), e ao seu lado a morte. O anjo segura uma inscrição que diz assim: “Eu te peguei, não poderá fugir, esteja sempre preparado para morrer”.

Foi pintada por volta de 1360, uma pista desta data foi dada pela roupa que veste o doador.

Esta pintura se encontra no Museu Thyssen, em Madri (Espanha). Mede 68,8 x 56,7 cm.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagens: Museo Thyssen e Livro Didáctico – Viviendo la Edad Media de IberCaja e Fundación Lazaro Galdiano.