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out 06 2016

Vermeer e Dali – Uma rendeira entre gênios

Vermeer e Dalí + “A Rendeira”

Dalí era louco por Vermeer. Para ele, a tela “A Rendeira” era tão genial quanto a Capela Sistina, de Miguelangelo. Esta tela de Vermeer esteve presente na produção cinematográfica de Dalí. No filme surrealista de 1929 – “El Perro Andaluz”, onde a imagem aparece em um livro. Bem como em “L’Histoire prodigieuse de la Dentelliere et du Rhinoceros”, produção inacabada de 1954. Neste video,em uma espécie de performance, Dalí “apunhala” uma reprodução gigante da “Rendeira”, mas antes a reprodução se enfrenta a um rinoceronte \o/

Neste trecho da entrevista que Dalí (de 1 minutinho!) concedeu à Paloma Chamorro, nos anos 1980. Deixa claro que adorava Vermeer, Rafael Sanzio e Mozart. Sem contar que não se considerava bom pintor, porque era inteligente demais para isso?!!!

A “Rendeira” é um quadro do barroco holandês, de 1664. De um artista tão misterioso, que é conhecido como o “Enigma de Delft”, já que pouco se sabe de sua vida.
30lacem
Para vê-la ao vivo e a cores, visite o Museu do Louvre (Paris). Ela mede 24×21 cm, foi pintada com a técnica do óleo sobre tela.

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Vermeer e Dalí + “A Arte da Pintura”

Quer ver outra influência direta de Vermeer na obra de Dalí? Dá uma olhada nesta obra famosa de Vermeer intitulada “A Arte da Pintura”, de 1666 (lembre que a maioria dos títulos das obras foram dados por curadores e historiadores de museus!). Preste atenção na figura de costas, e agora veja a menção direta desta obra na tela de Dalí – “Fantasma de Vermeer de Delft que pode ser usado como uma mesa”, de 1934.

Esta obra de Vermeer também é conhecida como “Alegoria da Pintura”.
Vermeer e Dalí
A tela de Vermmer se encontra no Museu de História da Arte de Viena e a de Dalí pertence a uma coleção privada. Mas a relação de Dalí com esta obra de Vermeer deu mais frutos:
– “Masquerader, intoxicated by the limpid atmosphere” OU “(El que participa en un baile de máscaras, intoxicado por una atmósfera límpida), Espectro de Vermeer de Delft”, de 1934, que pertence à Fundació Gala-Salvador Dalí.
– “Enigmatic Elements in a Landscape”, de 1934, também da Fundació Gala-Salvador Dalí.
– “Spectre of Vermeer’s Chair / Spectre of Vermeer of Delft”, que pertence a uma coleção privada (não tenho imagem).
Vermeer e Dalí

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