Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 18 2017

Vênus de Milo: as mulheres clássicas gregas

Vênus de Milo: uma representação clássica

Eu já contei que no começo da escultura grega os homens apareciam peladinhos e as mulheres vestidas dos pés a cabeça.

No período clássico, a forma de representá-las também mudou. São mais sensuais, e aparecem semi-nuas. A forma mais recorrente é aquela em que a mulher aparece com os peitos desnudos e com uma espécie de pano que lhe cobre da cintura para baixo. Nesta postura clássica se encontra a mega famosa moradora do Louvre, a Vênus de Milo.

Vênus de Milo

Por que esta escultura é tão famosa? Olha o movimento que o artista conseguiu no corpo, e como? Passe o dedo pela escultura, da cabeça até os pés. Teu dedo vai formando uma linha serpenteada ou com pequenas ondulações! Imagine a dificuldade em realizar estas ondulações no mármore, além de ter tido a idéia de fazê-las!

Vênus de Milo

Também preste atenção no manto, a quantidade de pregas. Estas pregasfazem com que o espectador tenha a sensação que se trata de um tecido e não de uma pedra. Aliás esta escultura mede 2,04 metros e pesa aproximadamente 900 Kilos.

Vênus de Milo: por que este nome?

Ela foi encontrada por um morador da Ilha de Milo (Melos) em 1820. Estava semi-enterrada e separada em duas partes. Junto à ela também se encontraram fragamentos de um antebraço e uma mão com uma maçã, que se acredita que pertenciam à Vênus. Supõe-se que em seu braço direito sustentava uma túnica e na mão esquerda a tal da maçã, que está relacionada com o Juízo de Paris, que levou à Guerra de Tróia.

Vênus de Milo

A estória por detrás da Vênus de Milo

Eris, a Deusa da Discórdia chegou em uma festa de casamento e jogou à mesa uma maçã de ouro que deveria pertencer à deusa mais bela de todas. Imediatamente três deusas começaram a disputá-la: Afrodite, Atenea e Hera. Zeus pediu que o mortal e filho do rei de Tróia, Páris entregasse a tal maçã aquela que fosse a mais formosa.

Cada uma das deusas queria porque queria convencer o pobre Páris de sua superior beleza. E foram uma a uma oferecendo algo em troca de sua escolha: poder, títulos, sabedoria, mas Afrodite lhe ofereceu o amor da mais bela mulher do mundo (mortal). E claro que ele deu à vitória à Afrodite. Só que a deusa esqueceu de um detalhe, a mulher mais bela já estava casada com o Rei de Esparta. Mas Páris louco de amor, raptou a bela Helena e a levou à Tróia, e daí você já sabe o que aconteceu né?! A Guerra de Tróia!

Para ver a Vênus de Milo? Visite o Museu do Louvre, em Paris. É uma das obras mais buscadas pelos visitantes.

Vênus de Milo no TOP100Arte

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • O ano começou assim com esta cara de temporal, mas parece que logo, logo vai abrir sol 😉 Prá ser justa com a situação, estou neste momento vivendo uma linda, louca e motivante primavera! Brigaduuuu 🙏
  • Alerta laranja nas Ilhas Canarias por vento e temporal. Coisas da natureza 😉 Espero não sair voando durante minha ginástica kkkkk

#canaryisland #grancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria
  • Que hambúrguer minha gente: carne de primeira + tomate seco + um bom pedaço de muçarela + pesto + rúcula. O nome mais que adequado: La vida es Bella 🍔🍟 #criar 6/359

#laspalmasdegrancanaria #triana #200gramos #hamburguer #foodporn #canaryisland #grancanaria
  • Meu companheiro no Top100Arte desta semana. Acho que todo mundo em algum momento da sua vida se sentiu tal qual o personagem desta ponte! Para saber mais, clique no link da bio ou vá ao meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

#Top💯Arte #historiadaarte #munch #expressionism #arte
  • Entre 1870 e 1906, Cézanne trabalhou o tema dos banhistas. Foram mais de 200 desenhos, gravuras e telas a óleo. Por que ele pintou este tema? Por que Cézanne é tão importante para história da arte? Isso e muito mais no novo vídeo  do TOP100Arte de hoje no YouTube: Patricia de Camargo ou clique no link da bio 👈

#arte #cezanne #posimpressionismo #artemoderna #historiadaarte #Top💯Arte
  • Uma rua qualquer de Las Palmas 🌴🌴🌴 que acaba no mar #criar 5/360

#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland

Follow Me!