Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 18 2017

Vênus de Milo: as mulheres clássicas gregas

Vênus de Milo: uma representação clássica

Eu já contei que no começo da escultura grega os homens apareciam peladinhos e as mulheres vestidas dos pés a cabeça.

No período clássico, a forma de representá-las também mudou. São mais sensuais, e aparecem semi-nuas. A forma mais recorrente é aquela em que a mulher aparece com os peitos desnudos e com uma espécie de pano que lhe cobre da cintura para baixo. Nesta postura clássica se encontra a mega famosa moradora do Louvre, a Vênus de Milo.

Vênus de Milo

Por que esta escultura é tão famosa? Olha o movimento que o artista conseguiu no corpo, e como? Passe o dedo pela escultura, da cabeça até os pés. Teu dedo vai formando uma linha serpenteada ou com pequenas ondulações! Imagine a dificuldade em realizar estas ondulações no mármore, além de ter tido a idéia de fazê-las!

Vênus de Milo

Também preste atenção no manto, a quantidade de pregas. Estas pregasfazem com que o espectador tenha a sensação que se trata de um tecido e não de uma pedra. Aliás esta escultura mede 2,04 metros e pesa aproximadamente 900 Kilos.

Vênus de Milo: por que este nome?

Ela foi encontrada por um morador da Ilha de Milo (Melos) em 1820. Estava semi-enterrada e separada em duas partes. Junto à ela também se encontraram fragamentos de um antebraço e uma mão com uma maçã, que se acredita que pertenciam à Vênus. Supõe-se que em seu braço direito sustentava uma túnica e na mão esquerda a tal da maçã, que está relacionada com o Juízo de Paris, que levou à Guerra de Tróia.

Vênus de Milo

A estória por detrás da Vênus de Milo

Eris, a Deusa da Discórdia chegou em uma festa de casamento e jogou à mesa uma maçã de ouro que deveria pertencer à deusa mais bela de todas. Imediatamente três deusas começaram a disputá-la: Afrodite, Atenea e Hera. Zeus pediu que o mortal e filho do rei de Tróia, Páris entregasse a tal maçã aquela que fosse a mais formosa.

Cada uma das deusas queria porque queria convencer o pobre Páris de sua superior beleza. E foram uma a uma oferecendo algo em troca de sua escolha: poder, títulos, sabedoria, mas Afrodite lhe ofereceu o amor da mais bela mulher do mundo (mortal). E claro que ele deu à vitória à Afrodite. Só que a deusa esqueceu de um detalhe, a mulher mais bela já estava casada com o Rei de Esparta. Mas Páris louco de amor, raptou a bela Helena e a levou à Tróia, e daí você já sabe o que aconteceu né?! A Guerra de Tróia!

Para ver a Vênus de Milo? Visite o Museu do Louvre, em Paris. É uma das obras mais buscadas pelos visitantes.

Vênus de Milo no TOP100Arte

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!