Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 18 2017

Vênus de Milo: as mulheres clássicas gregas

Vênus de Milo: uma representação clássica

Eu já contei que no começo da escultura grega os homens apareciam peladinhos e as mulheres vestidas dos pés a cabeça.

No período clássico, a forma de representá-las também mudou. São mais sensuais, e aparecem semi-nuas. A forma mais recorrente é aquela em que a mulher aparece com os peitos desnudos e com uma espécie de pano que lhe cobre da cintura para baixo. Nesta postura clássica se encontra a mega famosa moradora do Louvre, a Vênus de Milo.

Vênus de Milo

Por que esta escultura é tão famosa? Olha o movimento que o artista conseguiu no corpo, e como? Passe o dedo pela escultura, da cabeça até os pés. Teu dedo vai formando uma linha serpenteada ou com pequenas ondulações! Imagine a dificuldade em realizar estas ondulações no mármore, além de ter tido a idéia de fazê-las!

Vênus de Milo

Também preste atenção no manto, a quantidade de pregas. Estas pregasfazem com que o espectador tenha a sensação que se trata de um tecido e não de uma pedra. Aliás esta escultura mede 2,04 metros e pesa aproximadamente 900 Kilos.

Vênus de Milo: por que este nome?

Ela foi encontrada por um morador da Ilha de Milo (Melos) em 1820. Estava semi-enterrada e separada em duas partes. Junto à ela também se encontraram fragamentos de um antebraço e uma mão com uma maçã, que se acredita que pertenciam à Vênus. Supõe-se que em seu braço direito sustentava uma túnica e na mão esquerda a tal da maçã, que está relacionada com o Juízo de Paris, que levou à Guerra de Tróia.

Vênus de Milo

A estória por detrás da Vênus de Milo

Eris, a Deusa da Discórdia chegou em uma festa de casamento e jogou à mesa uma maçã de ouro que deveria pertencer à deusa mais bela de todas. Imediatamente três deusas começaram a disputá-la: Afrodite, Atenea e Hera. Zeus pediu que o mortal e filho do rei de Tróia, Páris entregasse a tal maçã aquela que fosse a mais formosa.

Cada uma das deusas queria porque queria convencer o pobre Páris de sua superior beleza. E foram uma a uma oferecendo algo em troca de sua escolha: poder, títulos, sabedoria, mas Afrodite lhe ofereceu o amor da mais bela mulher do mundo (mortal). E claro que ele deu à vitória à Afrodite. Só que a deusa esqueceu de um detalhe, a mulher mais bela já estava casada com o Rei de Esparta. Mas Páris louco de amor, raptou a bela Helena e a levou à Tróia, e daí você já sabe o que aconteceu né?! A Guerra de Tróia!

Para ver a Vênus de Milo? Visite o Museu do Louvre, em Paris. É uma das obras mais buscadas pelos visitantes.

Vênus de Milo no TOP100Arte

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem
  • Já estou produzindo o primeiro vídeo de Veneza para a continuidade da série “il dolce far niente”, o que você gostaria de ver nos vídeos de Veneza?

#laserenissima #venezalovers #veneza #italialovers #beautifulstreet

Follow Me!