jan 27 2014

Uma viagem de sonhos na Hora do Leitor #roadtripEspaña

road-trip-europa-asia-dani-e-saddam-300ppp
Não sei se todos os leitores sabem, mas aqui no Turo a gente tem uma categoria de posts onde publicamos as viagens de vocês, é a “Hora do Leitor”.

Convidei um amigo de longa data para participar desta seção. Fizemos Direito juntos, e naquele tempo seu apelido era Saddam (seu nome? Ricardo). Graças às redes sociais voltamos a estar em contato, e olha que louco, ele também vive na Espanha, na cidade de León.

Aliás, ele e sua família linda, a Daniele e a Carolina. Em 2013, ele e a Dani cumpriram 10 anos de casados e resolveram fazer uma viagem com seus pais para comemorar em grande estilo. Cruzaram meia Europa, e a Daniele cedeu seus diários de viagem e fotos prá gente 🙂 Nos próximos dias vamos todos viajar com eles nesta louca #roadtripEuropaAsia

Antes desta mega viagem, que vocês vão entender porque insisto no “mega” nos próximos posts, eles resolverão fazer uma pequena #roadtripEspaña “en pareja” para namorar e reunir forças para o que vinha pela frente! Brigaduuu Dani e Sadam pela generosidade, por compartilhar com a gente estes diários cheios de amor e de descobertas!

Agora lhes deixo com a Dani …

19-22/07/2013 ESPANHA
Neste ano, eu e o Saddam celebramos 10 felizes anos de matrimônio. O certo é que cumprimos no dia 5 de maio, mas deixamos para comemorar esta data em nossas férias de verão. E antes de iniciar esta aventura-celebração com nossos pais, decidimos desfrutar uns dias por Espanha.

No 19 de julho fomos à Zaragoza e passamos umas horas agradáveis por lá. Fizemos um passeio noturno às margens do Rio Ebro, depois por suas ruas até dar com a imponente Basílica de Nuestra Señora del Pilar. Zaragoza é a quinta cidade mais populosa de Espanha, e sua origem remonta aos romanos, mais ou menos o século III a.C.
zaragoza

No dia 20 partimos para Lloret de Mar, próxima à Barcelona. Onde ficamos até dia 22, e aproveitamos para visitar Tosa de Mar e Girona.

Lloret é uma cidade que mais bem parece um povoado, um lugar simpático e relativamente novo (para os moldes espanhóis) data do século 15. Vale a pena visitá-la, encontra-se na Costa Brava. Passamos por suas praias e “calas” (pequenas praias) , pelo Castillo de Sant Joan, pela Igreja de Sant Romà e pelo centro, que apesar de ser pequeno, está cheinho de lojas, restaurantes, cafés e bares.
lloret del mar
LLoret del Mar - Igreja Modernista

Tosa de Mar também se encontra na Costa Brava e conta com uns 6.000 hanitantes. Na época romana a cidade era conhecida como Turissa. Mesmo sendo bem pequena, alucinamos com ela. Foi mágico entrar em uma cidade amuralhada e caminhar até sua parte mais alta para gozar de umas vistas impressionantes. Tosa ficou famosa nos anos 1950, quando Ava Gardner e James Mason gravaram por lá cenas do filme “Pandora e o holandês errante”. Também foi a primeira cidade espanhola que se declarou anti-taurina!
Tosa de Mar - Ruas
Tosa de Mar

E finalmente conhecemos Girona. Estivemos inúmeras vezes em Barcelona, mas nunca conseguimos chegar até esta cidade 🙁 Tanta expectativa para sentir-se não muito confortável por lá! A cidade é pequena (mais ou menos 100.000 habitantes), mas seu centro histórico é lindo. São muitos os monumentos e locais interessantes que passamos, como a Catedral, a “Judería”, o Caminho da Muralha, as Casas de Oñar (umas casas que estão literalmente penduradas sobre o Rio Oñar), os banhos árabes, a “Rambla de la Libertad”, a Praça da Independência, as pontes …
Girona
Girona - Ruelas Girona - Muro

Passamos uma tarde inteira por Girona, e apenas se viam turistas pelas ruas, parecia uma cidade abandonada. As bandeiras de Catalunya luziam nas janelas, o comércio estava fechado e meio que me senti como se não fosse bem-vinda, uma sensação nada agradável 🙁

Mas deixando estes percalços de lado, esta primeira parte da viagem foi incrível. Entre dias de sol, “calas”, paisagens tão lindas, nosso hotel “all Inclusive” e a excelente companhia.

Na volta à casa, depois da viagem do verão (que vou contar por aqui) passamos pelas terras de Castilla y León e tivemos a sorte de atravessar campos floridos e replascendentes de girassóis, uma presente de boas vindas! E já em Madri, reencontramos nossa flor mais amada: Carolina!
Estrada
Girassois 3
Girssois
carolina

Etapa seguinte: De Barcelona a Mônaco

argumento, texto e fotos: Daniele Leoz – 2013

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

2 Comentários

1. Fernando araujo

Ola, tudo bem? Li sobre o roteiro de voces e fiquei curioso em fazer a costa brava de carro. Gostaria de saber se as pequenas cidades do litoral sao comlicadas para encontrar vaga de estacionamento, ou se é muito caro estacionar por la. Obrigado!

• Patricia de Camargo

Fernando, o mais complicado é conseguir vagas de mediados de julho ao final de agosto, quando o turismo europeu e doméstico é muito alto!

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

• Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade!
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛