Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 19 2010

Uma paisagem feita de uvas e cinzas vulcânicas – La Geria

Lanzarote foi a última ilha canária a produzir vinho. O que aconteceu apenas após a erupção vulcânica do século 18, que criou as condições necessárias para a criação de um vinhedo e de uma uva cheios de singularidades.

La Geria

La Geria
siga nosso snapchat
La Geria

La Geria

Dá uma olhadinha nestas fotos. Mostram uma das regiões de vinhedos da ilha, La Geria. Uma paisagem cultural protegida por lei. Em cada um destes círculos acizentados estão plantadas as vinhas, por quê?

Esta areia cinza é o que os canários chamam de “picón”, ou seja, material que saiu de dentro do vulcão durante sua explosão. Inicialmente se podia pensar que estas cinzas tornariam impossível qualquer cultivo. Mas é justamente o contrário, elas possibilitam a produção, na medida que absorvem e conservam a água, já que funcionam como um material isolante que impede a evaporação d´água pelo calor. Lanzarote é a segunda ilha mais seca do arquipélago, o que mostra a importância de um cultivo que não dependa de grandes quantidades de irrigação.

Só que além do tipo e da secura do terreno, nesta ilha venta prá burro. Para resolver este probleminha eles cavam para encontrar a terra, onde plantam a uva. Depois voltam a colocar o picón encima para isolar o calor, e constroem esta proteção circular contra as fortes rajadas de vento.

Agora imagine centenas e centenas destas construções circulares, com pontinhos verdes no meio, isto é La Geria. É uma paisagem de arrepiar, diferente de tudo que você já viu. Aliás, a ilha inteira é assim!

La Geria
Foto: Bodegas El Grifo

Na região, são mais de 10 bodegas produzindo diferentes tipos de vinho. O vinho branco é o mais famoso, mas pouco a pouco outras variedades vão ganhando espaço.

Para começar falar dos vinhos canários, escolhi dois brancos semi-doces fabricados com a uva malvasía. Este tipo de vinho acompanha frutos do mar, peixes servidos com molhos ou gratinados, queijos semi-curados e sobremesas.

vinhos de Lanzarote

Para alguns é um vinho muito doce, mas eu não sou enóloga ou nada do gênero, e adoro um semi-doce. Entre as duas marcas, prefiro El Grifo, mas o vinho La Geria também é ótimo, só que um pouquinho mais forte. O desenho da garrafa do El Grifo é do artista Cesar Manrique.

Quanto eu paguei por cada garrafa?
La Geria – 4,50€
El Grifo – 6,25€

Veja todos nossos posts de LANZAROTE

Busque e reserve seu hotel em Lanzarote, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de janeiro/2016, coloque o código: 15%2016 . Para ver os descontos em outros meses, clique aqui.

Imagens: turomaquia_2002 (escaneadas), turomaquia_2010 y Bodegas El Grifo

2 Comentários

  1. Thel

    Tomei uma no Brasil, ganhei de presente. Achei muitooo doce, rs mas sabendo que ele vem daí…. UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU que vinho precioso!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Thel, acho que você tomou o malvasia semi dulce, na tua vinda experimenta o seco.

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!