Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 14 2011

Uma exposição de luxo sobre o românico em Madri: Fundación Mapfre

Muita gente pensa que a arte medieval é um saco! Longe disso, é uma arte misteriosa e cheia de símbolos e códigos. Para quem quer começar a entender este período sem ter uma ressaca, recomendo a exposição temporal da Fundación Mapfre em Madrid. Estão expostas 59 obras selecionadas dentro de uma das maiores e melhores coleções de arte românica do mundo – a coleção do Museu Nacional de Arte de Catalunha. O museu está remodelando suas salas, e por isso as obras saem do museu, a primeira vez desde 1937!

el-esplendor-romanico

Aliás esta recomendação encaixa à perfeição com Viagens baratas, sabe por quê? A entrada é gratuita! Se você estiver pela capital numa terça pode até participar da visita guiada, que também é gratuita.

A exposição “O Esplendor do Românico” está dividida em obras aplicadas à arquitetura e obras utilizadas durante os ritos litúrgicos. Do lado das novas tecnologias, oferece uma reprodução em tamanho real de algumas pinturas da Igreja do século IX – Sant Quirze de Pedret e a reprodução virtual em 3D da Portada de Ripoll, do século XII.

romanico-visita-virtual2

3d-visita-virtual

Como chegar?
Fica no lindo Paseo de Recoletos, 23. Há apenas 400 metros da Fonte de Cibeles. De transporte público:
Metrô: Linha 4 (colón) e Linha 2 (Banco de España)
Ônibus: 5, 14, 27, 37, 45, 53 e 150

Quando ir?
Abre todos os dias, inclusive na segunda-feira. Para quem quer participar da visita guiada, deve ir na terça-feira das 12:00 às 19:00. Neste dia se prepare para filas, mas nada do outro mundo.
Na segunda: 14:00 às 20:00
De terça a sábado: 10:00 às 20:00
Domingos e feriados: 11:00 às 19:00

San Esteban

Até quando?

5 de maio de 2011.

Que serviços oferece?
Uma lojinha com muitos livros interessantes e audio-guias em espanhol e inglês, por 3€.

Tem site?
A exposição tem site próprio: http://www.exposicionesmapfrearte.com/romanico/

Combina com?
Um passeio pela Calle Goya, para curtir lojas e gente bonita. Para mudar de ares, uma caminhada pelo Parque del Retiro. Para quem quer seguir economizando, outro centro de exposições com entrada gratuita, é a Caixa Forum Madrid.

Imagens: Fundación Mapfre
Video: http://www.youtube.com/user/jamacor3

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • O ano começou assim com esta cara de temporal, mas parece que logo, logo vai abrir sol 😉 Prá ser justa com a situação, estou neste momento vivendo uma linda, louca e motivante primavera! Brigaduuuu 🙏
  • Alerta laranja nas Ilhas Canarias por vento e temporal. Coisas da natureza 😉 Espero não sair voando durante minha ginástica kkkkk

#canaryisland #grancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria
  • Que hambúrguer minha gente: carne de primeira + tomate seco + um bom pedaço de muçarela + pesto + rúcula. O nome mais que adequado: La vida es Bella 🍔🍟 #criar 6/359

#laspalmasdegrancanaria #triana #200gramos #hamburguer #foodporn #canaryisland #grancanaria
  • Meu companheiro no Top100Arte desta semana. Acho que todo mundo em algum momento da sua vida se sentiu tal qual o personagem desta ponte! Para saber mais, clique no link da bio ou vá ao meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

#Top💯Arte #historiadaarte #munch #expressionism #arte
  • Entre 1870 e 1906, Cézanne trabalhou o tema dos banhistas. Foram mais de 200 desenhos, gravuras e telas a óleo. Por que ele pintou este tema? Por que Cézanne é tão importante para história da arte? Isso e muito mais no novo vídeo  do TOP100Arte de hoje no YouTube: Patricia de Camargo ou clique no link da bio 👈

#arte #cezanne #posimpressionismo #artemoderna #historiadaarte #Top💯Arte
  • Uma rua qualquer de Las Palmas 🌴🌴🌴 que acaba no mar #criar 5/360

#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland

Follow Me!