Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 15 2013

Uma cidade do século 13 que soube como poucas chegar ao século 21 – Bilbao é muito mais do que o Guggenheim

Em 1300, a população junto às margens do Rio Nervión dia a dia ganhava mais importância como entreposto comercial e marinheiro. O que fez com que o Senhor de Biskaia lhe concedesse o título de cidade. Desde esta época os peregrinos já passavam por Bilbao para chegar à Santiago de Compostela, pelo conhecido Caminho Norte.
mapa-1575
Bilbao

Eu e o Tom fomos atrás desta parte mais antiga da cidade. Não se conservaram grandes estruturas do século 15, que é quando se construiu o “Casco Viejo”. Uma pena 🙁 A maioria das construções que ainda estão de pé são do século 19 e comecinho do 20.
Bilbao
Bilbao

Apesar de que estou enumerando razões além do Guggenheim para visitar a cidade, tenho que dizer que grande parte do centro histórico estava às favas antes da construção do museu. Lembro quando visitei a cidade pela primeira vez, em 2002, que esta região era um canteiro de obras. Pois sim, existe uma Bilbao antes e depois do Gugge!

No começo do século 20, a indústria siderúrgica movia a cidade, e graças a ela chegou a ser uma potência econômica. Mas em 1986, fecha o estaleiro Euskalduna que empregava mais de 2000 pessoas. Em 1996 desaparece a Sociedade Altos Hornos, que durante muitos anos foi a maior empresa da Espanha! E Bilbao teve que se enfrentar a uma difícil reconversão. Que não era só estética ou de mudança de atividade econômica, já que a indústria havia deixado suas marcas negativas, uma delas, a contaminação do Rio Nervión. As margens do rio se encontravam em péssimas condições e estavam repletas de edifícios abandonados.
Bilbao1968_b
Bilbao antes do Guugenheim

A crise era tão grande, que a população diminuiu 14% entre os anos de 1981 e 1991! Neste panorama, Bilbao começa a voltar os olhos ao rio, e atrair grandes nomes da arquitetura nacional e internacional para cidade. E ao mesmo tempo, vai se revitalizando o Centro Histórico.

Bilbao

Mapa 1575 – http://blog.agirregabiria.net/2008/01/mapa-de-bilbao-en-1575.html
1926 – http://www.rtve.es
1968 – http://www.villamalea.eu
anos 1980 – Livro – Guia Visual del Museo Guggenheim
Outras fotos: turomaquia_2011

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Um dos tronos reais de uma das séries mais premiadas da história - Game of Thrones. Mas o que está fazendo em Belfast? A Irlanda do Norte foi cenário de varios episódios da série. Um tour de 8 horas que sai de Belfast, passa por varios desses cenários. Custa 50 libras. Por aqui também se gravaram cenas das Crônicas de Narnia. 
Tirei esta foto na cena de gala do #stsbelfast , foram 5 horas de emoção e assombro. Incrível o que vivi na Catedral St. Anne e viver isto só foi possível porque vocês me apoiam! Brigaduuuu 💕

#gameofthrones #belfast #lovegreatbritain #discoverni
  • Amanhecendo no Titanic Experience #stsbelfast #titanic #belfast #amanhecer #lovegreatbritain
  • Minha casa pelos próximos dias - Malmaison Hotel. Mostrei mais da casinha nos Stories 💁🏽‍♀️
#stsbelfast #malmasionhotel #belfast #hotelroom #hotel
  • Uma das ruas fofas do centro de Belfast. Fiz um tour de bebidas e comidas + arte de rua. Tomei um fim incrível e olha que eu não sou muito da bebida e nem te conto o whisky que provei com um fundo frutal, madre mía. Vai ter vídeo e post com tudo 😜
#stsbelfast #lovegreatbritain #belfast #beautifulstreet
  • Prá todo mundo começar a semana na paz. Algum lugar entre Gran Canaria e Barcelona 🙌🏼 #planeview #stsbelfast #lovegreatbritain #bluesky #clouds
  • Vem descobrir e imprimir o guia do museu que abriga o primeiro computador do mundo no www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😍

#atenas #grecia #tecnology #museum #museumguide

Follow Me!