Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 15 2013

Uma cidade do século 13 que soube como poucas chegar ao século 21 – Bilbao é muito mais do que o Guggenheim

Em 1300, a população junto às margens do Rio Nervión dia a dia ganhava mais importância como entreposto comercial e marinheiro. O que fez com que o Senhor de Biskaia lhe concedesse o título de cidade. Desde esta época os peregrinos já passavam por Bilbao para chegar à Santiago de Compostela, pelo conhecido Caminho Norte.
Bilbao é muito mais do que o Guggenheim
Bilbao

Eu e o Tom fomos atrás desta parte mais antiga da cidade. Não se conservaram grandes estruturas do século 15, que é quando se construiu o “Casco Viejo”. Uma pena 🙁 A maioria das construções que ainda estão de pé são do século 19 e comecinho do 20.
Bilbao é muito mais do que o Guggenheim
Bilbao é muito mais do que o Guggenheim

Apesar de que estou enumerando razões além do Guggenheim para visitar a cidade, tenho que dizer que grande parte do centro histórico estava às favas antes da construção do museu. Lembro quando visitei a cidade pela primeira vez, em 2002, que esta região era um canteiro de obras. Pois sim, existe uma Bilbao antes e depois do Gugge!

No começo do século 20, a indústria siderúrgica movia a cidade, e graças a ela chegou a ser uma potência econômica. Mas em 1986, fecha o estaleiro Euskalduna que empregava mais de 2000 pessoas. Em 1996 desaparece a Sociedade Altos Hornos, que durante muitos anos foi a maior empresa da Espanha! E Bilbao teve que se enfrentar a uma difícil reconversão. Que não era só estética ou de mudança de atividade econômica, já que a indústria havia deixado suas marcas negativas, uma delas, a contaminação do Rio Nervión. As margens do rio se encontravam em péssimas condições e estavam repletas de edifícios abandonados.
Bilbao1968_b
Bilbao antes do Guugenheim

A crise era tão grande, que a população diminuiu 14% entre os anos de 1981 e 1991! Neste panorama, Bilbao começa a voltar os olhos ao rio, e atrair grandes nomes da arquitetura nacional e internacional para cidade. E ao mesmo tempo, vai se revitalizando o Centro Histórico.

Bilbao

Mapa 1575 – http://blog.agirregabiria.net/2008/01/mapa-de-bilbao-en-1575.html
1926 – http://www.rtve.es
1968 – http://www.villamalea.eu
anos 1980 – Livro – Guia Visual del Museo Guggenheim
Outras fotos: turomaquia_2011

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!