Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 29 2010

Um sonho romântico na Quinta da Regaleira

Naquele domingo de tempo inestável deixamos o Palácio Nacional de Sintra direto para a Piriquita. Era necessário recarregar as forças para continuar o passeio. O frio aumenta a fome. Do “travesseiro” direto para a estradinha ao lado do escritório de Informações Turísticas. Um pequeno passeio até a Quinta da Regaleira. Em poucos minutos, lá estava o palácio e os misteriosos jardins que esconderiam segredos maçonicos e rituais de iniciação?!
Quinta da Regaleira
Começamos pelos jardins, porque quem sabe a chuva voltasse ou quem sabe pela curiosidade que nos acelerava o coração?! É como entrar em um quadro de Delacroix, o mestre do romantismo francês. Tudo exala mistério, sensualidade, mensagens ocultas, e o mais interessante se percebem os gestos daqueles que talharam as pedras e sua união perfeita com a natureza, como se o gesto de um ampliasse a beleza inerente do outro. Homem e natureza integrados a tal ponto que a obra de um complementa a do outro.
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira
Uma espécie de parque temático da “Divina Comédia” de Dante. O inferno representado por este mundo subterrâneo dos jardins da Regaleira. Inúmeros corredores subterrâneos que representam o fio de ariadne, ou seja, quando uma pessoa tem um problema e diante de si várias possibilidades para resolvê-lo. Os corredores da regaleira mostram ao visitante vários caminhos – o labiritinto das possibilidades.
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira
Os caminhos sobem e descem, há torres, escadas talhadas na pedra, uma igrejinha no meio do caminho, esculturas impregnadas do verde lembrando outra vez a simbiose do humano e do natural, que também não deixa de ser humano …
Quinta da Regaleira Quinta da Regaleira
De repente um corredor de esculturas conduzem ao palácio com seu estilo neomanuelino. O primeiro andar é uma continuação dos jardins, mas de repente somos devolvidos à terra em um segundo andar que infelizmente não teve a mesma sorte e foi totalmente modificado por um dos donos, nada restou daquele ambiente romântico, e as exposições que tentam cobrir a lacuna daquilo que já se foi são bastante sofríveis. Só nos resta sair à terraça e desfrutar da imagem do jardim e das vistas ao Palácio da Pena para quem sabe retornar aquele tempo em que as pessoas morriam por seus ideais, aqueles tempos românticos que já não voltam mais …
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira

Próximo post: Guia Prático da Quinta da Regaleira

Leia também:
Quinta da Regaleira: Guia Prático de Visita
Para chegar em Sintra
Restaurante em Sintra – Tulhas (quase uma experiência religiosa!)
Um dia com muita névoa em Sintra
Palácio da Pena: Guia Prático
Passes para as atrações de Sintra – Parques de Sintra
Palácio Nacional de Sintra – uma bela mistura de estilos
Para visitar o Palácio Nacional de Sintra
Piriquita: quase 150 anos de tradição real
Pequeno Guia Gastronômico de Sintra

fotos: turomaquia_2010

8 Comentários

  1. Vini

    A sua postagem me fez viajar para os contos do Paulo Coelho, rrsrsr, ainda mais com toda essa aura romântica e misteriosa ao mesmo tempo…Mas ficou showww , um abração.

    responder
  2. Silvia Oliveira | Matraqueando

    Nossa, que coisa de louco esse passeio, hein! Sua descrição do lugar está fantástica! =)

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Vini, não tinha pensado nisso, mas você tem razão.Silvinha, o lugar é dos mais surreais!Beijos

    responder
  4. Tânia

    Conhecia a Quinta da regaleira recentemente, mas tenho que admitir que fique encantada com toda a sua beleza, a conselho sem dúvida alguma a visitar!

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Tânia, realmente é um lugar mágico!!beijos

    responder
  6. CarlaZ

    Contando os dias pra ir a Portugal!Nossa vc sabe tudo de Sintra mesmo Patricia!Adorei essa Quinta da Regaleria…já tá no roteiro ;)Bjos

    responder
  7. Patricia de Camargo

    Carlinha, que must, a Quinta é um lugar louco e lindo, eu colocaria com um atrativo imperdível de Sintra! beijos

    responder
  8. Paula do Mochilinha

    Olá Patricia, só passando para agradecer essa bela indicação. Sintra é maravilhosa, mas conhecer a Quinta da Regaleira foi o passeio mais especial que fiz. Andar livremente pelos jardins, fotografar sem restrições, a gente se sentiu em casa. Obrigada.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem
  • Já estou produzindo o primeiro vídeo de Veneza para a continuidade da série “il dolce far niente”, o que você gostaria de ver nos vídeos de Veneza?

#laserenissima #venezalovers #veneza #italialovers #beautifulstreet

Follow Me!