Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 25 2013

Um presépio enorme de areia junto ao Atlântico

Na Espanha é bem comum encontrar presépios juntos às árvores de Natal. Tanto que nas lojas há seções especializadas só nas figurinhas do “belén”.
presépio enorme de areia

A tradição dos “beléns” teria surgido lá no ano de 1223 quando São Francisco de Assis teve a idéia de encenar o nascimento de Jesus e assim explicá-lo de forma didática aos cidadãos de sua paróquia. O que acabou virando um costume, e se estendendo pela Europa na Idade Média. Mas é só com a chegada do Renascimento, que os presépios começam a ser montados nas casas, claro que inicialmente apenas nos lares da nobreza.
Presépio de Natal | Belen de Las Palmas de Gran Canaria presépio enorme de areia

Onde eu moro, além de estar presente nas casas, também se vê junto ao mar. Enorme e todinho feito de areia por grandes artistas. Além da cena do nascimento, a cada ano escolhem outras passagens importantes pré Jesus.
presépio enorme de areia
Presépio de Natal | Belen de Las Palmas de Gran CanariaPresépio de Natal | Belen de Las Palmas de Gran Canaria
presépio enorme de areia

Este ano a que mais me impactou foi a “Anunciação” de Vadim Gryadov. Uma releitura chocante do momento em que um anjo desce à terra para avisar Maria que ela espera o filho de Deus.
Presépio de Natal | Belen de Las Palmas de Gran Canaria

O anjo mais parece um deus pop com uma melena esvoaçante. E entre ele e Maria existe uma tensão, quase um desejo. Uma releitura artística e com um resultado emocionante. Eu que sou a louca das anunciações, me apaixonei!
Presépio de Natal | Belen de Las Palmas de Gran Canaria
Presépio de Natal | Belen de Las Palmas de Gran Canaria Presépio de Natal | Belen de Las Palmas de Gran Canaria

AT: A chuva forte e com vento destruiu algumas partes do belén 🙁 Mas ainda assim vale a pena a visita!

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2013
Site oficial do Belén de Arenas: http://www.belendearena.es

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!