Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 25 2009

Trekking no Roque Nublo – Gran Canaria

Gran Canaria é o destino certo para quem gosta de aventuras. Só de caminhadas há mais de trinta com diferentes níveis de dificuldade. Já comentei sobre uma caminhada que fizemos ao Barranco Hondo, que era (para mim, deixo bem claro!) bastante complicada, com direito até a uma espécie de escalada. Agora a trilha para chegar a base do Roque Nublo é outro papo, com uma sinalização perfeita, placas que te explicam sobre a formação do terreno e nenhuma necessidade de guia.
mapa_Roque_nublo
No ponto 13 se encontra o Roque Nublo
Para chegar ao ponto da caminhada pegue a estrada para Santa Brígida, depois continue a San Mateo, então em direção Cueva Grande e Pozo de Las Nieves, quando já estiver nesta última direção, siga a sinalização para o Roque Nublo. Parece difícil, mas não é, a sinalização é excelente e em 1 hora chegará ao início da caminhada.
Estradas Gran Canaria
Estacione seu carro aonde consiga, existem alguns locais próprios, mas no final de semana este é um espaço bastante porcurado, durante a semana, não terá problemas para estacionar seu carro. Deixe o carro sem preocupações e comece a trilha. O legal é levar algo para comer e beber, assim quando você estiver a 1.813 metros e tiver o Teide na sua frente comerá se sentindo um rei!
Roque Nublo
Início da trilha, olha na rocha no canto esquerdo, ao lado da rocha do frade, não parece um galo? A rocha no centro é o Roque Nublo.

Caminata Roque Nublo
Flora Caminata Roque Nublo
Roque Nublo señalización
Sinalização da trilha, o PR significa pequeno recorrido (percurso), e sempre estão pintados com as cores amarelo e branco. Os grandes recorridos (GR) como por exemplo o Caminho de Santiago se pintam de vermelho e branco.

Roque Nublo
Em 30 minutos você chegará até a base do Roque Nublo, mas o rodeie pela esquerda (não pela direita) para dar de cara com o Teide e sentar em pleno sol para se maravilhar com este espetáculo da natureza.

Aqui também poderá ver o mar de nuvens. Este mar de nuvens só sobe até uma certa altura, depois o ar é mais quente e impede que elas subam, então nesta parte mais alta da ilha o céu é quase sempre azul de brigadeiro, o mesmo acontece quando você sobe em Tenerife para avistar o Teide! Esta parte do norte onde se vê este fenômeno do mar de nuvens é mais úmido porque quando as nuvens dão com a parede de rocha ocorrem precipitações e se mantém a umidade do ar.
Mar de nubes Gran Canaria
Mar de nuvens

O Roque Nublo é o resultado de uma erupção vulcânica, imaginem um vulcão que devia ter mais ou menos 3.000 metros de altura entra em erupção e solta um montão de lava, esta lava se solidifica e surge nosso querido Roque Nublo! Querido porque é um dos símbolos mais importantes da ilha de Gran Canaria. Esta formação vulcânica forma parte de uma caldeira vulcânica, chamada Tejeda que se formou a mais de 14 milhões de anos! Em 2005 foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO.
Trekking Roque Nublo - Gran Canaria
Trekking Roque Nublo - Gran Canaria
Trekking Roque Nublo - Gran Canaria
Lugar ideal para posar (risos), durante o passeio de ontem tiramos mais de 300 fotos!

Este é um passeio lindo, com uma pitadinha de aventura e cheio de paisagens deslumbrantes!!!
Já te convenci a visitar as Canárias? Pues, se ainda não está convencido, não me dou por vencida, continuarei mostrando pouco a pouco as belezas desta terra…

Leia também:
Roque Nublo – um domingo no alto de Gran Canaria
Trekking nas Canarias – Barranco Hondo
FotoGaleria Barranco Hondo – Gran Canaria
O que oferecem as Ilhas Canárias?
Arquipélago canário: pensa nele para tua próxima viagem

Destaque post:
O que fazer em Gran Canaria
Trekking em Gran Canaria
Roque Nublo

Fotos: turomaquia_2009
Mapa: Gran Canaria Turismo