Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 22 2016

A tradição da alpargata – Castañer

O Mediterrâneo está plagado de senhas de identidade, depois de anos na Espanha, pouco a pouco vou reconhecendo uma aqui, outra acolá. Porque como se diz por estas bandas o Mediterrânero se faz querer, mostrando-se e escondendo-se como canta Serrat numa canção que revela a alma (que você pode escutar apertando o play acima!), deste mar que marca o caráter de quem vive de Algeciras a Estambul.

“Y te acercas, y te vas
después de besar mi aldea.
Jugando con la marea
te vas, pensando en volver.
Eres como una mujer
perfumadita de brea
que se añora y que se quiere
que se conoce y se teme.”

Castañer - Marca Espanhola
Se grande parte destas marcas que deixa o Mediterrâneo são imateriais, outras tantas se materializam em objetos que se convertem quase “de culto”. Um deles lembra de imediato estes dias de primavera e verão com seus “entardeceres vermelhos” que acostumam mal aqueles que tem o privilégio de passar ao menos uma temporada no Mediterrâneo, estou falando das alpargatas 🙂 produzidas por vários ateliês e marcas, uma delas de renome e muita história.

A tradição do sapato entre os Castañer vem de longa data, em 1776 Rafael Castañer produzia de forma totalmente artesanal alpargatas em Banyoles, uma cidade que pertence a província de Girona, e que fica perto de Barcelona. Mas apenas entrado o século 20, Luis Castañer industrializou o processo de fabricação e em 1920 converteu o sobrenome do clã em nome da marca.

Na Guerra Civil Espanhola, os soldados do Governo Republicano usavam alpargatas Castañer, las espardenyes de set vetes (alpargatas de setes cordões).

Na década de 1960, muitos famosos calçavam seus sapatos, entre eles, Salvador Dalí, Grace Kelly, Cary Grant e Catherine Deneuve.

Na década de 1970, colaboraram com Yves Saint Laurent, a primeira das grandes parcerias com alta costura, a que se seguiram as colaborações com Gucci, Louis Vuitton e Marc Jacobs.

A empresa exporta 80% de suas criações.

Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Desde 1994, a marca possui lojas próprias, na Espanha e em outros países, inclusive en las tierras chilenas 😉 Na Espanha, as lojas próprias estão presentes em Barcelona, Llanfranc, Cadaqués, Madri, Sevilha e Santander. Mas é possível encontrar os sapatos Castañer em quase todo território espanhol, por exemplo, aqui em Las Palmas, encontro os sapatos Castañer no El Corte Inglés.

Atualmente, a marca vai além das alpargatas, mas estas são sem sombra de dúvida sua alma mater!
Castañer - Marca Espanhola
Castañer

Descubra alguns dos modelos Castañer desta primavera/verão

Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola
Castañer - Marca Espanhola

Descubra como se fabrica uma alpargata Castañer

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado

imagens e vídeo: site oficial Castañer – http://www.castaner.com/es-es

1 Comentário

  1. Ilma Madureira

    Interessante. Sempre gosto de saber um pouco do “costum” local. Vou procurar quando estiver na Espanha.
    Grata

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A emoção de visitar a última casa de Fernando Pessoa em LISBOA no www.turomaquia.com

#lisbonlovers #lisboa #fernandopessoa  #lisboacool #portugal🇵🇹
  • Vista do hotel no episódio que acabou de sair da Odisseia Grega. Onde? No YouTube Patricia de Camargo. Ou clique no link da bio 👈🏽 #grecia #greecelovers #greekbeach #pylos #peloponeso
  • Corinto foi uma das grandes cidades da Grécia Antiga. Uma potência naval e comercial que chegou a ter 2 portos e abrigar mais de 70.000 habitantes 😱 Veja nosso guia completo para visitar a cidade e o Canal de Corinto no www.turomaquia.com 👈🏽 ou clique no link da bio 😽

#corinto #grecia #peloponeso #roadtrip #greecelovers
  • A Odisseia Grega voltou, voltou para ficar 😉 Vem correr comigo no lugar onde aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos, lá pelos idos do século V a.C. 😱😱😱 no canal do YouTube - Patricia de Camargo #grecia #olimpia #jogosolimpicos #peloponeso #correr
  • Este reflexo que arrepia a alma é resultado dos jogos de cores dos vitrais do Mosteiro de Batalha. Que loucura 🙀

#batalha #portugal #reflexos #portugallovers #arte
  • Descendo pelas ladeiras da Acrópole de Atenas. Que cidade, minha gente, que cidade! 
#atenas #grecia #greece #citylife

Follow Me!