Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 02 2013

Todos os caminhos conduzem a Santiago

Já tive 3 experiências com o Caminho de Santiago. Na primeira vez desci de calça jeans em Sarria, e simplesmente comecei a andar. Uma verdadeira loucura que ao final saiu bem e acabou 5 dias depois em Santiago. Já na segunda, e acompanhada do Tom, realizei o trajeto todinho, incluindo extras. O que somou mais de 800 km cumpridos em 27 dias. Nas duas primeiras vezes percorri o caminho mais clássico, conhecido como Caminho Francês. Aquele aparece no livro que deu um up no turismo da região, “O Diário de um mago”, de Paulo Coelho.
Caminho de Santiago - Espanha
Caminho de Santiago - Espanha Caminho de Santiago - Espanha
Caminho de Santiago - Espanha

Na terceira vez, também com o Tom, como estávamos em Zaragoza, trilhamos algumas etapas do Caminho Aragonês. E ainda existem muitos outros, tenho muita vontade de fazer o caminho que vai pelo litoral norte espanhol (Caminho do Norte), o que passa pela Andaluzia (o Caminho da Prata) e o Caminho que atravessa o território português.
Caminho de Santiago - Espanha
Caminho de Santiago - Espanha
Caminho de Santiago - Espanha Caminho de Santiago - Espanha

O Caminho Francês é o que oferece melhor infra-estrutura. A cada 5 ou 10 km sempre tem albergue, restaurante, farmácia, povoado, ou seja, todo mundo com um mínimo de preparo pode fazer. Já o Aragonês, não oferece tanta infra-estrutura, e as distâncias percorridas podem ser bem maiores. No Caminho Francês tem tanta infra-etsrutura que dá para realizá-lo sem reservas em plena altíssima temporada. Se isso é assim até León, depois desta cidade, a oferta de albergues privados, casinhas rurais oferecendo empanada de atum quente dobra 🙂
Caminho de Santiago - Espanha

Para quem não tem tempo para fazer todo o caminho, existem duas possibilidades interessantes para chegar até Santiago. Você tem 1 semana, vá de Sarria à Santiago de Compostela em 5 dias (110 km) e depois desfrute uma noite da cidade. Se tiver ao menos 15 dias, saía de León. A cidade é deslumbrante, e você vai entrar numa região conhecida como Maragatería que tem caráter próprio e uma gastronomia riquíssima. As paisagens acompanhem a riqueza da cozinha local! São mais ou menos 300 km, onde você vai passar por uma obra de Gaudí em Astorga, comer o cocido maragato, visitar os templários em Ponferrada, dormir com os monges em Samos, subir aos céus até o Cebreiro, comer o melhor pulpo da Galícia em Melide e chegar ao Monte do Gozo, antes de alcançar Santiago.
Caminho de Santiago - Espanha

Depois de um inverno que parecia eterno começa a melhor temporada para fazer o Caminho de Santiago. Aqui no Turo você vai encontrar todas as etapas super detalhadas desde Saint-Jean-Pie-de-Port. Para ver o índice, clique aqui. Fazer no inverno não é recomendável, primeiro pelo peso da mochila que aumenta consideravelmente, e segundo porque é perigoso. Neva e você pode ficar sem saída no meio do nada 🙁 Os melhores meses são maio a finais de outubro. Mas este ano, por exemplo, em maio ainda nevou! Para não levar sustos, programe a viagem entre mediados de junho e mediados de outubro.
Caminho de Santiago - Espanha Caminho de Santiago - Espanha

Para ler todos os posts do Caminho Francês, clique aqui. E os posts do Caminho Aragonês, clique aqui.

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de maio, coloque o código: MAIO%DESC. Para ver os descontos em outros meses, clique aqui
Mondial Seguros

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2002_2006_2008 e video do Visit Portugal

8 Comentários

  1. Mari Vidigal - Ideias na mala

    Oi Patrícia,
    Tudo bem?
    Mega coincidência receber este post por e-mail no exato momento em que tirava uma foto da minha compostelana para colocar no último do meu caminho de Santiago (http://ideiasnamala.com/category/europa/espanha/santiago-de-compostela-espanha/).
    Muito gostoso relembrar!
    Abraços
    Mari Vidigal (Ideias na Mala)

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Mari, eu fiz estre trecho que vc está terminando na minha primeira vez. Tenho certeza que você já deve estar pensando em quando vai voltar e fazer o caminho todo 😉
      Beijos Peregrina!

      responder
      • Mari Vidigal (Ideias na Mala)

        Oi Patricia,
        Voltei para contar que você tinha razão! Adorei o caminho e não vejo a hora de repetir.

        Beijos
        Mari Vidigal

        responder
        • Patricia de Camargo

          Que legal Mari, brigaduuu pelo carinho de retornar aqui e deixar teu feedback!

          responder
  2. Gilberto Sena

    Olá, sou de Salvador ba passagem marcada para 17/set.13 com volta 24/out.13 Madrid Barajas vou fazer o caminho frances com duas preocupaçóes: levo ou não guarda chuvas e tem lobos no caminho? ví uma reportagem na tv espanhola que a regiáo da europa com maior populaçáo de lobos é Leon e Cast. qual o risco? Obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gilberto, já fiz 3 vezes o caminho e nunca vi nenhum animal. Todos os lobos de Castilla y León estão em parques nacionais, é difícil vê-los até quando vc vai nestes parques. Em uma das vezes, fiz o caminho sozinha, e nunca me senti insegura, você vai adorar! Depois me conta o que achou!

      Ah, ñ leve guarda-chuvas, mas sim uma boa capa de chuva, que te permita continuar caminhando mesmo debaixo de chuva, e também uma capa para a mochila!
      Um abraço caminhante!

      responder
  3. Jorge

    Pretendo fazer o caminho francês em janeiro, sei que é inverno da Europa. Alguém poderia me dar alguma dica sobre o que irei enfrentar e como fazer o caminho?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Jorge, alguns trechos podem estar fechados pela neve, e também por serem perigosos para os peregrinos. Tem que vir muito preparado em termos de roupa para aguentar o tranco.

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!