Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 25 2013

Times Square – para alcançar o nirvana e mandar o inferno prá outro lugar

Estou ali no “meio” do mundo, tem tanta gente ao meu redor, tantos estímulos visuais, publicidades diretas e nas entrelinhas, e é tal o ritmo das coisas que me sinto dentro de uma tela de Mirò. Onde tudo é tão absurdo entre verdes, negros, azuis, vermelhos e amarelos, a ponto de acelerar minha respiração. E deste caos louco nasce um sentimento cru de humanidade onde menos se esperava, e de repente tudo parece ter ainda mais sentido.
Times Square - New York

Pode parecer idiota que num lugar tão comercial como a Times Square alguém possa descrever uma experiência quase religiosa. Mas tudo é questão de parar e ir além desta maquiagem que se reflete em um zilhão de fotos da esquina mais famosa do planeta.

Fecho os olhos, e imagino que esta loucura toda era no século 18 simplesmente um espécie de quinta com uma casa rodeada de campos de cultivos e cavalos, propriedade de John Scott. Depois se converteu em Praça LongAcre, até que em 1904 o jornal New York Times mudou para lá, e a praça acabou por ganhar parte de seu nome: Times.
Times Square | New York Times Square - New York

Em 1928 já se produziam neste região 264 shows em seus 76 teatros. Mas com a fama vieram os crimes, as drogas e a prostituição, até que o herói moderno, o Giuliani chegou e alterou este estado de coisas, e devolveu aos cidadãos e aos milhões (como eu!) que passam por aqui a cada ano, a praça e porque não dizer, a cidade.

Para desfrutar do lugar, o melhor é chegar devagarzinho. Sentar e deixar que todo aquele movimento te leve a um estado de nirvana ou como mínimo que te faça sentir num cenário de Blade Runner ou do teu filme favorito de ficção dos anos 1990.
Times Square - New York

Se preferir algo mais mundano, ganhe teus 15 segundos de fama a que Andy Wharhol dizia que todos tínhamos direito, como? Suba até o último andar da escadaria que dá para o telão gigante, e reze ou faça algo louco para que você seja por alguns segundos a estrela da Times.
Times Square | New York
Times Square - New York

Mas nunca se sabe o que mais pode estar passando por esta praça-destino. Quando fui em maio, o artista francês JR estava desenvolvendo seu projeto Inside Out. Nativos e forrâneos tiravam uma foto numa espécie de cabine junto à praça, e depois estas fotos eram coladas no chão da Times numa intervenção que se fazia ou não notar dependendo do espectador.
Times Square | New York Times Square | New York

É um daqueles lugares que se ama ou que se odeia. Mas acredite, na Times é possível se sentir como cantou Gil, num palco, sorrir feito louco e afugentar o inferno prá outro lugar numa espécie de liberação.
Times Square | New York

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2013

1 Comentário

  1. Fernanda Scafi

    Times Square é muito muvucado mas eu adorei ficar nesse Crowne Plaza da última foto! Várias lojas por perto que eu conseguia visitar depois do jantar (fecham tarde), ai não perdia tempo durante o dia e essa andadinha ainda ajudava na digestão do jantar hehehe. Isso sem contar 3 estações de metrô super perto. Dependendo do destino do dia, a gente pegava uma estação diferente pra evitar o troca-troca de linha e praticamente todas as linhas passavam em alguma das 3 estações.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • “Por mi trabajo me veo obligada a usar las palabras para pegar un hecho con otro, y al final todo debe parecer coherente aunque no lo sea” (“La niña perdida” da Elena Ferrante). #laspalmasdegrancanaria #quotes #literatura #islascanarias
  • Já conhecia Segóvia, mas graças a Deus eu ainda consigo me emocionar com velhos “amigos” 😉 E vc, qual é aquele lugar que volta a te emocionar a cada reencontro?

#segovia #aqueduto #arteromana #espanha #patrimoniomundialdahumanidade
  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵
  • Detalhes de um restaurante que eu amei @casagalleta Atendimento perfeito do Andrei.
#espanha🇪🇸 #madri #restaurante #casagalletta #ondecomermadri
  • O lugar mais louco e surpreendente da última viagem: os jardins da Granja de San Ildefonso com suas 26 fontes monumentais ⛲️⛲️⛲️
#segovia #espanha🇪🇸 #palacio #granjadesanildefonso #fonte
  • As temperaturas caíram dez graus, mas ainda tá perfeito para um tinto de verano. Mais tarde vou mostrar como se faz o tinto 😜 comprei até gaseosa 😉 Este tomei no almoço no VIPs, a cadeia de fast-food que eu adoro, mas o tinto de verano deles não vale muito a pena. Era sobre isso que eu estava falando com o Tom 🤪
#tintodeverano🍷 #espanha🇪🇸 #laspalmasdegrancanaria #drinks🍹

Follow Me!