Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 25 2013

Times Square – para alcançar o nirvana e mandar o inferno prá outro lugar

Estou ali no “meio” do mundo, tem tanta gente ao meu redor, tantos estímulos visuais, publicidades diretas e nas entrelinhas. É tal o ritmo das coisas que me sinto dentro de uma tela de Mirò. Onde tudo é tão absurdo entre verdes, negros, azuis, vermelhos e amarelos, a ponto de acelerar minha respiração. E deste caos louco nasce um sentimento cru de humanidade onde menos se esperava. E de repente, tudo parece ter ainda mais sentido.
Times Square - New York

Pode parecer idiota que num lugar tão comercial como a Times Square alguém possa descrever uma experiência quase religiosa. Mas tudo é questão de parar e ir além desta maquiagem que se reflete em um zilhão de fotos da esquina mais famosa do planeta.

Feche os olhos e imagine que no século 18, este local era simplesmente um espécie de quinta com uma casa rodeada de campos de cultivos e cavalos, propriedade de John Scott. Depois se converteu em Praça LongAcre, até que em 1904 o jornal New York Times mudou para lá e a praça acabou por ganhar parte de seu nome: Times.
Times Square | New York Times Square - New York

Em 1928 já se produziam neste região 264 shows em seus 76 teatros. Mas com a fama vieram os crimes, as drogas e a prostituição. Até que o herói moderno, o Giuliani chegou e alterou este estado de coisas. Ele devolveu aos cidadãos e aos milhões (como eu!) que passam por aqui a cada ano, a praça e porque não dizer, a cidade.

Para desfrutar do lugar, o melhor é chegar devagarzinho. Sentar e deixar que todo aquele movimento te leve a um estado de nirvana. Ou como mínimo que te faça sentir num cenário de Blade Runner ou do teu filme favorito de ficção dos anos 1990.
Times Square - New York

Se preferir algo mais mundano, ganhe teus 15 segundos de fama a que Andy Wharhol dizia que todos tínhamos direito, como? Suba até o último andar da escadaria que dá para o telão gigante e reze ou faça algo louco para que você seja por alguns segundos a estrela da Times.
Times Square | New York
Times Square - New York

Mas nunca se sabe o que mais pode estar passando por esta praça-destino. Quando fui em maio, o artista francês JR estava desenvolvendo seu projeto Inside Out. Nativos e forrâneos tiravam uma foto numa espécie de cabine junto à praça. Estas fotos eram coladas no chão da Times numa intervenção que se fazia ou não notar, dependendo do espectador.
Times Square | New York Times Square | New York

É um daqueles lugares que se ama ou que se odeia. Mas acredite, na Times é possível se sentir como cantou Gil, num palco, sorrir feito louco e afugentar o inferno prá outro lugar numa espécie de liberação.
Times Square | New York

Planeje aqui sua viagem para NEW YORK

Planejamento ViagemVeja todos nossos posts de NEW YORK

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em New York, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2013

1 Comentário

  1. Fernanda Scafi

    Times Square é muito muvucado mas eu adorei ficar nesse Crowne Plaza da última foto! Várias lojas por perto que eu conseguia visitar depois do jantar (fecham tarde), ai não perdia tempo durante o dia e essa andadinha ainda ajudava na digestão do jantar hehehe. Isso sem contar 3 estações de metrô super perto. Dependendo do destino do dia, a gente pegava uma estação diferente pra evitar o troca-troca de linha e praticamente todas as linhas passavam em alguma das 3 estações.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!