Guias de Viagem e Arte

 
 
out 29 2012

sou Blogueira e produzo Conteúdo

Juan Muñoz - Museu Reina Sofía

Semana passada recebi um release do Ministério do Turismo sobre um projeto apoiado pela instituição. A idéia era revelar um Brasil pouco conhecido pelos brasileiros. O que aliás não se trata de nada inovador, já que os blogueiros brasileiros desenvolvem há anos conteúdo com este diferencial.

Aqui no Turomaquia temos uma série do Maranhão que é um dos destinos mais procurados no blog. E que ajudou a colocar no mapa turístico, locais pouco visitados por brasileiros. Com uma concentração acentuada de turismo internacional, como Atins.

E como fiquei sabendo desta transformação? A Pousada do Buna entrou em contato comigo comentando que começavam a receber cada vez mais brasileiros. Como não havia me identificado durante minha estância, eles perguntaram aos hóspedes como haviam descoberto o Buna, ao que respondiam, através do Turomaquia 🙂

Este trabalho de desvendar o Brasil não é exclusivo deste blog. Vem sendo arduamente desenvolvido pelo Ricardo Freire, Silvia Oliveira, Pedro Serra, Atila Ximenes, Jodrian Freitas, Alexandra Aranovich, Eliane Ceccon, Jana Calaça, Rapha Aretakis, Natália Gastão, Camila Navarro, Carol Wieser, Tiago dos Reis, Nivea Atallah, Érika Marques, Anna Bárbara, Rafael Carvalho, Jonathan Pádua, Júnior Gomes, e isto apenas para citar alguns blogueiros que nos últimos meses postaram ou se dedicaram a escrever sobre o Brasil. É claro que estou sendo injusta, porque somos um universo bem maior, e de antemão já peço desculpas àqueles que deixei de citar!

Porque lhes conto tudo isso? Porque no release que recebi constava como justificativa do projeto apoiado pelo MTur:
“A ideia surgiu por meio da observação do Portal XXX, sobre o que os membros da blogosfera de Viagem & Turismo publicam de forma em geral em seus sites. Muitos se prendem somente às informações institucionais que constam nos sites das secretarias de turismo, utilizando somente esse recurso para pouca divulgação das riquezas culturais e atrativas de nosso país, por isso, foi notado que a vivência em alguns destinos no Brasil incentivará ainda mais a divulgação e o fortalecimento do turismo.”

Este blog discorda totalmente desta afirmação. A maioria dos blogs brasileiros não trabalha desta maneira. O que acontece na blogosfera é que nos últimos tempos muitos sites foram criados, e se auto-denominaram blogs. O que está bem longe de ser verdade, já que trabalham simplesmente replicando notícias e releases enviados por assessorias de imprensa. O que em si não reveste nenhum problema, mas é claro que estes sites não trazem a essência do ato de blogar, que é algo muito mais pessoal, e na maioria das vezes resultado de vivências.

O leitor acostumado aos blogs, sabe distinguir alhos de bugalhos. Mas não podíamos deixar passar em branco nossa indignação. Até porque adivinhem com quem pretendem trabalhar os autores deste projeto? Com os blogueiros! O tempo é sábio, e colocará cada um em seu devido lugar!

foto: turomaquia_2009 (Obra “Two Seated on the Wall”, de Juan Muñoz. Fotografada no Museu Reina Sofía, durahnte exposição mográfica do artista espanhol).

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

60 Comentários

  1. Anna Martinelli

    Assino embaixo!

    Me senti bastante ofendida com essa constatação de que só escrevemos materiais baseados em releases institucionais, pois pelo contrário, NUNCA me prendo a isso, e sim às experiências que eu vivi, que eu SEI e posso contar.

    Generalização pouca é bobagem.

    Beijos Patricia!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Realmente Anna, generalização pouca é bobagem 🙂

      responder
  2. Michel

    Oi Paty, assino embaixo!

    Sábias palavras, temos que mostrar que juntos temos uma força incrível e não podemos deixar que pessoas aproveitadoras ponham em risco a nossa credibilidade!

    Mas não existia mesmo frase melhor do que “O tempo é sábio, e colocará cada um em seu devido lugar!”

    Abraço, Michel

    responder
    • Patricia de Camargo

      Michel, realmnete ñ podemos que alguém “de dentro” desgaste a imagem dos blogs. É até meio surreal, né?!

      responder
  3. Gisele

    Bom dia.

    Acompanho vários blogs sobre viagens e também discordo totalmente desta afirmação.
    Infelizmente no Brasil é assim,o governo sempre quer se meter no que está dando certo para fazer tudo dar errado.
    Lamentável.
    Att,

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gisele, que legal ter a opinião de uma leitora! Agradeço muito teu apoio.

      responder
  4. Lillian Brandão

    Oi Patrícia,

    Concordo plenamente com as suas colocações. Você por exemplo foi minha referência para planejar a viagem aos Lençóis Maranhenses. Consegui muita informação aqui que não está em site nenhum de secretaria de turismo. Com certeza o leitor sabe diferenciar quem é quem nessa história toda.

    Abraços,
    Lillian.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lilian, obrigado pelo feedback 🙂

      responder
  5. Leonardo Marques

    Muito bom seu texto Patrícia!

    Não me lembro de ter visto algo tão negativo contra os blogs de viagem. E outra coisa, no dia que um blog de viagem depender de informações das secretarias de turismo ou do ministério do turismo ele perdeu o sentido de existir.

    Abraço

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Leonardo, também ñ me lembro, e como já comeneti com o Caimi, vindo de uma pessoa que se diz “blogueiro” 🙁

      responder
  6. Jr Caimi

    Que afirmação injusta e leviana do ministério, isso é desmerecer o trabalho de blogueiros. Eu nunca postei nada sobre uma cidade da qual nao tenha visitado de verdade e vivido as experiência locais. Onde o ministério quer chegar com isso, achei que ele ela estava ao nosso lado…

    responder
    • Patricia de Camargo

      Caimi, acho o pior de tudo que é uma pessoa que se auto-intitula “blogueiro”, utilize este tipo de justificativa.

      responder
  7. Fernanda - Blog Preciso Viajar

    Patrícia, assino embaixo. Eu me senti profundamente ofendida com tal comentário, pois nunca escrevi baseada em qualquer tipo de release. Meu blog é todo baseado na minha opinião, minhas experiências e sei que a grande maioria é assim. beijos!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Obrigado Fernanda!

      responder
  8. Luciana Betenson

    Adorei Pat! Sucinto e direto ao ponto. Bjs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lu, brigaduuuu 🙂

      responder
  9. Cidilan (@sepluganomundo)

    Adorei o texto, parabéns!
    Achei o trecho do projeto um desrespeito ao nosso trabalho, como blogueiros. Eu realmente espero que tudo, com o tempo seja devidamente colocado em seu lugar.
    =)
    Forte abraço!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cidilan, eu acho que sim, e também espero 😉

      responder
  10. Mô Gribel

    Oi, Patricia!

    Concordo com você que essa afirmação foi extremamente infeliz e também me causou muito mal estar e indignação.
    Não sei de onde ele tirou isso e não vejo outro motivo se não desmerecer nosso trabalho, que é feito com amor, dedicação e na maioria das vezes totalmente bancado com recursos próprios.

    Beijo!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mô Gribel, isto mesmo na grande maioria dos casos, os blogueiros pagam todas suas despesas!

      responder
  11. Jodrian Freitas

    Excelente texto, Patrícia! A afirmação do release é realmente ridícula. Entretanto, você concluiu bem: o tempo é sábio. E acrescentaria: o mercado é um grande juiz
    Grande abraço e obrigado pela citação

    responder
    • Patricia de Camargo

      Jodrian, obrigado pelo apoio 🙂

      responder
  12. Gustavo (BlogCheckIn)

    É isso aí, apoiadíssimo!
    Não se deve justificar um projeto denegrindo de alguma forma o trabalho de tantos outros, que também se esforçam para produzir conteúdos de qualidade e práticos para os viajantes de todo mundo. Quero acreditar que o objetivo do comentário não tenha sido esse, mas o mal-estar com certeza ocorreu.
    Parabéns pela iniciativa.
    Abraços!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gustavo, é realmnete muito triste que alguém para justificar um projeto tenha que denegrir o trabalho de tantos 🙁

      responder
  13. Mirella (@mikix10)

    Perfeito Patricia, sabe que com nossa mudança para Toronto, nem tinha lido os novos releases do MTur e deixei passar essa, mas de repente vi as pessoas comentando sobre o que tinha acontecido e achei um absurdo, ainda mais quando apoiado pelo MTur que coincidentemente chamou alguns blogueiros para um encontro no mês passado.
    Como isso pode ter acontecido? Poxa… um absurdo.
    Isso porque só estamos falando do Brasil, pois quando abrangemos o mundo, isso ainda se intensifica ainda mais, quantos lugares já passei, que só soube da existência devido aos blogs e sinceramente, minha experiência como viajante só cresceu devido aos blogs, há 10 anos só fazia aquelas viagens básicas, só explorando o básico e indo a restaurantes básicos, hoje não me sinto mais aquela turista que só segue o que o lonely planet diz, mas quero explorar ainda mais, visitar aquele bairro que ninguém vai, ou passar por uma cidade que li em algum blog, ou simplesmente parar em um lugar que não estava no roteiro, mas que me interessou quando bati os olhos.
    Generalização é sempre um erro! E vindo com o apoio do MTur nos deixa ainda mais chateados… será que estão nos vendo como concorrentes ao invés de agregadores?
    Enfim… mais uma que temos que digerir e continuar com o trabalho!
    Abs,

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mirella, genial “minha experiência como viajante só cresceu devido aos blogs” 🙂

      responder
  14. gleiber

    Demorou, Patrícia! Não sei de onde o portal em questão tirou essa da gente se basear em “informações institucionais que constam nos sites das secretarias de turismo”. Se brincar, eu acho que eu nunca nem entrei em site de secretaria de turismo algum na minha vida! Muito triste ver essa informação replicada pelo próprio MTur. Sou solidário à sua indignação!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gleiber, realmente é triste que o MTur reproduza sem nenhum filtro (de bom senso) esta informação!

      responder
  15. Camila Navarro

    Dizer que “muitos se prendem somente às informações institucionais” parece até brincadeira. Qualquer pessoas que conhece os blogs de viagem há algum tempo sabe que isso não é verdade. Parabéns pelo posicionamento, Patricia! Eu também assino embaixo!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Camila, nósm que estamos no barco há muito tempo sabemos da dificuldade que é conseguir qualquer tipom de informação de certos destinos. E muitas vezes esta dificuldade, foi a reponsável pelo nascimento de váriso blogs!

      responder
  16. Júnior (jrviajando)

    Patricia,
    Obrigado por externar de forma tão clara a indignação de todos os blogueiros sérios (que felizmente são a maioria!).
    Nao sou um blogueiro muito assíduo, mas nem por isso usei releases em qualquer um dos meus textos.

    Grande abraço!

    Jr.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Júnior, eu que agradeço teu apoio!

      responder
  17. Paula Bicudo

    Pat, eu ando meio out da blogosfera porque penso diferente da grande maioria dos blogueiros e parece que atualmente “pensar diferente” significa “ser do contra”, mas não podia deixar de te parabenizar pelo maravilhoso e sensato post. Brilhante. Tenho muita admiração pelo seu trabalho.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paula, fiquei vermelha por aqui 🙂 obrigado pelo carinho! E concordo com tua posição sobre “pensar diferente”.

      responder
  18. Rafael Carvalho

    Apoiadíssima, Patrícia. Viajamos esse país todo e narramos nossas experiências de forma mais autêntica possível. Somos produtores de conteúdo e bom conteúdo! Parabéns, Rafa

    responder
    • Patricia de Camargo

      Realmente Rafael, além do que viajamos por nossa conta e risco!

      responder
  19. Átila Ximenes

    Excelente, Patrícia.
    Os blogs geram conteúdo, quem publica release não é um blog!
    Grande abraço, adorei o texto.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Átila, totalmente de acordo!

      responder
  20. Soraya ( Guia em Dubai)

    Oi Pessoal, eu estive no Rio de Janeiro na Feira da ABAV e assisti algumas palestras promovidas pela turma do XXX, que eram relacionadas aos blogs de viagens no Brasil. Pude assistir apenas algumas delas e foi muito bom e proveitoso. Pena que não pude pegar todas as palestras sobre isso, que rolaram ao longo dos 3 dias da feria ABAV.
    Vários bogueiros de viagens estavam lá tanto como palestrantes quanto fazendo parte da platéia que super lotava a sala 3 e 4 da ala chamada ” Vila do Saber”. Havia jornalistas, diretores de secretárias de turismo de vários estados brasileiros além de vários agentes e operadores e representantes de hotéis.
    Claro que senti falta da turma da VnV, vocês ai deste blog e outros maravilhosos que acompanho na blogosfera. Achei estranho !!
    Mas enfim o mundo da web é grande e tem espaço para todos.
    Achei infeliz o post no blog do Ministério , muito mal escrito no geral, mal redigido. ruim para chuchu.
    Boa sorte a todos.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Soraya,
      obrigado pelo comentário. Como o Turomaquia não quer promover a pessoa que escreveu o texto acima, e por isso não coloquei nomes, no local do nome do portal responsável pelo mesmo, aparece em teu comentário XXX.

      Acredito que vários blogs não estavam presentes por acúmulo de eventos relacionados com este tema durante todo ano. Em junho tivemos o Eibtur, em setembro o Seminário Viajosfera; e nem todos os blogueiros puderam adaptar seus calendários a esta intensa programação. Acho que não há nada além disso.

      Em relação ao blog do Ministério, apenas espelha o que consta no próprio projeto, e que foi reiterado no próprio portal dos autores.
      Um abraço!

      responder
  21. Paula

    Patricia, parabéns!!! O texto é claro e foi ao ponto, além de refletir fortemente a indignação de todos, tenho certeza. Me identifico com o Gleiber, não me lembro de ter feito pesquisa em sites institucionais, nem enquanto leitora/viajante, nem enquanto blogueira iniciante. Parabéns. Abraços,
    Paula

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paula, como já comentei com a Carol, até porque não faz muito tempo nem sequer se encontravam tais informações institucionais, né?!

      responder
  22. Carol Wieser

    Affff, me incomoda profundamente toda essa situação. Só quem é desbravador sabe o quanto é difícil explorar um lugar pouco conhecido, com poucas informações e acessibilidade. Além da coragem exploradora, a gente vem produzindo conteúdo com fundamento, de experiencias vividas e disseminando informações mais que preciosas para um futuro viajante se espelhar. Muitas vezes até encorajamos o sujeito a ousar um pouco mais e explorar lugares que nem o próprio Brasil valoriza como destino turístico.

    Bem, então não me venham falar que não temos conhecimento de causa, pois temos sim. Um blog sério e dedicado tem, e muito, e de sobra! Quem vive de release, tem que viajar nos textos institucionais mesmo, já que não viaja na vida real.

    Beijos

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carol, agora até existe alguma informação institucional. Mas lembra quando começaram nossos blogs??? hehehe se dependessemos destas informações, estaríamos até hoje no sofá, sentadinhas e esperando 🙂

      responder
  23. Marcelo Valente

    Patrícia, parabéns pelo texto…este posicionamento é um marco da blogosfera de turismo.
    Em apoio a tudo que foi comentado, quero deixar o registro de uma empresa que sempre contribuiu para que os blogueiros gerassem conteúdo sobre Foz do Iguaçu. Centenas de posts foram feitos nos mais diversos blogs e nenhum solicitou release para concluir seu trabalho e muito menos eu vi que um post foi duplicado de outro blog. Tudo foi feito com esforço, garra e talento destes incríveis blogueiros de turismo.
    Grande Abraço, Marcelo Valente!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Marcelo, é duro né, que alguém se justifique atacando aos demais 🙁 Obrigado pelo apoio!

      responder
  24. Douglas Sawaki

    Patrícia, excelente post!! Suas palavras conseguiram expor com perfeição tudo o que os blogueiros que realmente geram conteúdo pensam com relação ao ocorrido.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Douglas, realmente acredito que ñ podemos calar diante de fatos como esse!

      responder
  25. Nivea Atallah - Destino de Viagem

    Ótimas palavras Patrícia ! Também fiquei indignada com a situação. E obrigada por ter me citado.
    Abraços,
    Nivea

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nivea, quantos mais pessoas erguerem a voz, melhor 🙂

      responder
  26. Ludmy

    Parabéns pelo posicionamento, Patrícia. um abraço!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ludmy, acho que em situações como esta, não podemos simplesmente deixar passar a oportunidade de mostrar nossa indignação.

      responder
  27. Flora

    Parabéns pelo posicionamento. Sou usuaria constante de dicas de blogueiros. Voce foi uma das primeiras.
    Definitivamente quem fez esra observação não sabia do que estava falando.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Flora, agradeço seu apoio 🙂

      responder
  28. Alessandro A.

    Simplesmente sensacional!!!! Nada a acrescentar!

    responder
  29. Tiago dos Reis

    Patricia, você foi a nossa porta-voz nesse caso!
    Estava viajando e não pude acompanhar de perto o calor da discussão. Mas, depois, vi a lambança que esse pseudo-projeto fez, atacando o trabalho valoroso da blogosfera de viagem. Lamentável a generalização! Também me senti ofendido.
    Parabéns pela coragem de se posicionar. Não preciso nem dizer o quanto o Turo me ajudou nas minhas viagens, né?

    responder
  30. Cyntia Campos

    Excelente post. Se os autores do post lessem os blogs de viagem não teriam escrito esse equívoco. Abs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cyntia, realmente este é o ponto “x” da questão 😉

      responder
  31. Patricia Papp

    Concordo, assino embaixo e acho que esta é uma bandeira super relevante! Parabens por se posicionar!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Obrigada Patricia!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia 14 de dezembro, caçamba! Depois que passei dos 30, parece que os anos aceleraram seu ritmo de passagem 🤔

Este lugar da foto, foi um dos mais incríveis que conheci neste 2017.
.
#greece #voidokiliabeach #peloponeso #happiness😊
  • Hoje o mar não está prá peixe 🦈🐳🐋🐬🐟🐡
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #laspalmasdegrancanaria #españa
  • Kyoto e seus rituais budistas. Por uma vida mais zen ou ao menos uma semana de paz e amor prá todos nós 🙏
.
#kyoto🇯🇵 #budismo #zen #japan🇯🇵 #templo
  • Um domingo maravilhoso prá vocês 😍🤸💏 Foto by Ale Avelar
  • O encontro no @masp_oficial de dois grandes: Anita Malfatti e Pablo Picasso. .
#arte #masp #historiadaarte #picasso #anitamalfatti
  • Dia preguiçoso e lindo por aqui. Porque hoje na Espanha é feriado, dia da Constituição 💃
.
#españa #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #feriado

Follow Me!