Guias de Viagem e Arte

 
 
out 03 2016

Rubens – muito mais do que o pintor das mulheres voluptuosas

O pintor flamenco mais famoso foi sem dúvida: Peter Paul Rubens. Em vida alcançou fama e fortuna. Chegou a ser tão influente, que trabalhou como diplomata para as cortes européias e realizou amplos trabalhos artísticos para vários reis.
Autorretrato Rubens
Produziu mais ou menos 3.000 obras, como? Para a época viveu bastante, até os 63 anos de idade (1577-1640), e seu ateliê era enorme. Nele trabalhavam pintores especializados, por exemplo, em pintar mãos, frutas, cavalos, ou até mais especializados, em pintar a crina do cavalo. Desta forma, conseguia produzir mais e mais rápido! O mestre começava e terminava as pinturas, o “recheio” era coisa de seus empregados–discípulos.

A maioria das pessoas identifica os quadros de Rubens por suas mulheres voluptuosas. Na época este “volume” era sinal de riqueza e status social. Não importa que para nossos padrões atuais estas mulheres estejam um pouco gordinhas, as mulheres de Rubens fazem o jogo do esconde-mostra e exalam sensualidade.
As Tres Graças

Entendendo o barroco

Outras duas características do pintor são: o uso da cor e do movimento. Ele usa cores vivas. As cores eram cálidas mas em tons mais apagados. Aqui o vermelho é vermelho-sangue! Influência dos pintores italianos, principalmente dos venezianos.
Rubens, Pedro Pablo, Lucha de San Jorge y el dragón, 1607
Hoje muita gente passa os olhos pelos quadros de Rubens e pensa: está visto, nada de mais. Porque claro existe o cinema, estamos acostumados com efeitos especiais. Agora tente imaginar no século 17 que uma pessoa visse uma obra como esta da mitologia grega de Hero e Leandro, o que pensaria? Imagine a capacidade inventiva de um artista para desenhar este tremendo movimento? Aqui se soma a dificuldade técnica de plasmar este movimento na tela, como se usa a perspectiva? Ou seja como se passa ao espectador a ilusão do volume, criando posições quase impossíveis de serem transpassadas à tela!???
Hero and Leander -rubens-dresden
Hero and Leander - detalhe - Rubens
Conhece a história deste quadro? Hero era uma sacerdotisa que vivia em Europa. Leandro seu amor vivia na Ásia. Separando suas cidades, havia um estreito, que todas as noites Leandro cruzava para ver sua amada. Numa noite de mar rebelde, ele se desequilibrou e caiu. Seu corpo sem vida foi arrastado até Hero. Triste, a sacersotisa se matou, atirando-se de uma torre. No canto direito da pintura se vê Hero desesperada, e ao centro, Leandro já desfalecido. As mulheres são como as ondas que levam Leandro até os braços de Hero.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens:http://www.wga.hu/index1.html