Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 05 2016

Roteiro Porto |Do café da manhã à foz do Douro

Roteiro Porto – Parte da manhã

Vamos para mais um Roteiro PORTO. Comece seu dia provando as torradas mais gordinhas que você vai comer na vida, no delicioso, bonito e muito barato Café Progresso ou no tradicional “Deu La Deu” em uma das entradas do Mercado do Bolhão.
Roteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau
Do Café Progresso você pode descer para conhecer uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Lello, quem sabe subir a Torre dos Clérigos para ver a cidade desde cima. Mas isso tudo se você acordou meio cedo, senão do café parta direto para o Palácio da Bolsa e participe de um dos tours da manhã.

Para almoçar, o Cantinho do Avillez. O Chef Jose Avillez tem vários espacos em Lisboa, mas este é o primeiro que abre no Porto. Inclusive em Lisboa se encontra seu restaurante com 2 estrelas Michelin, o Belcanto. Aliás o primeiro em Lisboa a conseguir as 2 estrelas.
Cantinho do Avillez - Porto
O lugar é uma graça, com uma decoração que remete a uma casa de comida das antigas, mas não se engane, cada detalhe está sumamente pensado, das xícaras de porcelana ao pratos pendurados na parede. Mas se quero destacar algo que me impactou além da comida, foi o atendimento nota 1000. Staff amável, tanto na hora que servem o menu do almoço como no jantar, onde o ticket médio é bem mais caro.

Segundo o próprio chef, o cardápio é português com influências de suas viagens pelo mundo, e seus pratos mais comentados são: peixinhos da horta com molho tártaro; as vieiras marinadas com abacate; os fígados de galinha salteados com compota de cebola e Porto; lascas de bacalhau, migas soltas, ovo BT e azeitonas explosivas; o risotto de cogumelos Portobello com toucinho fumado, parmesão e manjericão; o Hamburguer de Barrosa DOP com cebolada, foie gras e batatas fritas.
Cantinho do Avillez - Porto
Cantinho do Avillez - Porto
Cantinho do Avillez - Porto
Cantinho do Avillez - Porto
Cantinho do Avillez - Porto
Cantinho do Avillez - Porto
Fui duas vezes. No jantar a la carte, pedi vieiras salteadas com ovas de truta, risoto de espargos, açafrão e limão. E o Tom, lascas de bacalhau, migas soltas, ovos BT e azeitonas explosivas, os dois pratos eram divinos. De sobremesa dividimos: bolo de chocolate à CANTINHO com gelado de morango, que era fantástico.

No dia que almocei sozinha, conversei com uns clientes. Eles me comentaram que a sobremesa de avelã era de outro mundo.

No jantar gasto médio com couvert (que é uma delícia) + prato principal + bebidas alcoolicas + sobremesa dividida = 27€/pessoa.

Na hora do almoço oferecem um menu ótimo com couvert + prato principal + bebida (água, vinho, cerveja ou refrigerante) + café por 12,50€. Uma pechincha.
Site: http://cantinhodoavillez.pt/carta-porto/

Roteiro Porto – Parte da tarde

Depois deste manjar dos deuses, volte para aquela área da bolsa, mas desça um pouco mais para visitar uma igreja que vai te deixar de boca aberta, a Igreja de São Francisco.

De lá toque para a foz do Douro. Se estiver cansado pegue o bonde histórico marrom que passa junto à Igreja de São Francisco. O passeio é incrível, e o bilhete pode ser comprado diretamente com o motorista. Desça na parada final. Para a ver a foz do Douro e se o dia estiver bonito, um espetacular por do sol!
Roteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau
Este bonde é conhecido como Eléctrico 1. Parte a cada meia-hora do ponto em frente a Igreja de São Francisco, na Rua Infante Dom Henrique. Da parada final uma pequena caminhada ao lado do Jardim do Passeio Alegre (cheio de palmeiras enfileiradas) te levará ao lugar em que o Rio Douro se encontra com o Oceano Atlântico. O bilhete custa no bonde 2,50 euros cada trajeto.

Se tiver disposição, e quiser conhecer mais da margem do Douro. Caminhe até lá e volte com o eléctrico, foi o que eu e o Tom fizemos. Foi muito gostoso, 4,4 km planos, passamos por pontes e vimos um Porto pouco conhecido pela maioria dos turistas.

No caminho, um restaurante nos chamou atenção, praticamente pendia sobre o rio, o Casa d´Oro Ristorante e Pizzeria. Que abre de segunda a quinta-feira das 12:30 às 14:30 e das 20:00 às 23:00 horas. E na sextas, sábados e domingos das 12:30 à meia-noite. Já anotei prá próxima 😉

Roteiro PortoRoteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau
Roteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau
Roteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau
Roteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau
Assistimos o por do sol na foz, e pegamos o último eléctrico que naquele dia voltava para a ribeira. De outubro a março, o eléctrico 1 funciona de segunda a sexta-feira das 9:15 às 17:15. De sábado, domingo e feriados das 9:45 às 17:15 horas. De abril a setembro, todos os dias das 9:30 às 20:20 horas.

Por via das dúvidas, quando chegamos perguntamos ao motorista quando saía o último naquele dia.
Roteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau
Roteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau
Roteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau

Na volta, você ainda terá tempo de descer pela Ribeira, cruzar a ponte Dom Luis por baixo e comer uns bolinhos de bacalhau na Taberninha do Manell.
Roteiro Porto | Do café da manha ao bolinho de bacalhau

Veja todos nossos posts do Porto

Busque e reserve seu hotel no Porto, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

3 Comentários

  1. Carmen

    Gostei muito da dica. É um bom lugar para jantar em Oporto (vou anotar)

    responder
  2. Natalie

    Oi, Pat. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Nat 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!