Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 02 2012

Roteiro Peru – Turomaquia

Depois de tantos posts sobre o Peru, resolvi mostrar de forma clara como foi meu roteiro pelo país. Para ajudar aos viajantes que estão naquela fase deliciosa de programar sua saga peruana.
Mapa Roteiro Peru

Dia 1Voo Curitiba – Sampa: Avianca; e depois Lan Peru de Sampa a Lima. Saída às 19:35, com chegada às 22:50 horas. Nesta noite, depois de deixar as coisas no hotel, fui com meus amigos curtir um pouco a noite limenha, no Huaringas bar.

Dia 2Lima: visita ao Museu Larco, e um pequeno lanche por lá mesmo. Fui com meus amigos de táxi. As corridas são baratas em Lima, mas não esqueça de combinar o valor antes de sentar no táxi. A maioria dos carros não tem taxímetro. De tarde, city-tour pelo centro da cidade. Pedi para me deixarem no Parque del Amor, e de lá caminhei para admirar um por-do-sol inesquecível no Larcomar. Jantar na casa de amigos em Miraflores.
Por do sol em Lima - Larcomar

Dia 3Voei de Lima a Arequipa. Do aeroporto para um tour pela periferia e pelo centro da cidade. Destaque para o Convento de Santa Catalina. Almocei no Restaurante Sol de Mayo, e de tarde visitei as múmias mais famosas do Peru!

Dia 4Viajei de ônibus de Arequipa a Puno. É barato e bom! Quase chegando a Juliaca, comecei a sentir os efeitos do mal de altura.

Dia 5 – Dia inteiro de excursão no Lago Titicaca, primeiro visitamos a comunidade dos Uros e depois a Ilha de Taquile. Onde alcançamos os 4.000 metros de altitude!
Entre Puno e Cusco

Dia 6 – Incrível, uma viagem de trem de 10 horas entre Puno e Cusco. Nem vi o tempo passar, poderia ficar mais 24 horas no trem sem pestanejar. Da estação ao hotel, e ainda teve jantar-lanche com um grupo de amigos 🙂
Entre Puno e Cusco

Dia 7Cusco: Tour do Vale Sagrado, sai de manhã e cheguei a noite. Guia fantástica e passeio inesquecível, não dá para deixar Cusco sem conhecer o vale!
Vale Sagrado Inca Vale Sagrado Inca

Dia 8 – Chegou a hora de ir a Machu Picchu. Fui de Vistadome de manhã e de lá direto para o ônibus que sobe o pessoal até a cidadela. Participei de uma visita guiada de 3 horas, depois fiz o trekking até a Puerta del Sol, e subi a Montanha Machupicchu ou Montanha Velha. Desci de ônibus, dei vexame por causa da minha tosse e cheguei acabada no hotel, mas faria tudo novamente.
Machu Picchu

Dia 9 – Subi novamente a Machu Picchu. Desta vez fiz o trekking até a Ponte Inka, e andei por todo o recinto. Visitei o Sanctuary Lodge, o hotel ao lado da cidadela. Por lá tomei o chá da tarde, incluido no bilhete de volta a Cusco, no trem da Orient Express – Hiram Bingham. Apaixonante!

Dia 10 – De manhã, livre, leve e solta andei pela cidade. Fiz umas pequenas compras e almocei no Chicha. De tarde, city-tour, que não fica só na cidade, chega a momunentos que estão na periferia.

Dia 11 – De manhã avião de Cusco a Lima. Na capital peguei um táxi até a cidade para passar o tempo com meus amigos. Combinei com o senhor do táxi, que passou para me pegar às 20:00 horas, e me levar (again!) ao aeroporto. Meu avião saiu às 00:50 e cheguei em Sampa às 07:40 horas.

Veja todos nossos posts do PERU

Busque e reserve seu hotel no Peru, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2017, coloque o código: 2017AFL. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

fotos: turomaquia_2011
mapa: Google Maps

30 Comentários

  1. Erika Marques - Outros Ares

    Bom dia Paty,

    Vi as chamadas do seu novo layout, mas não encontrava tempo para visitar!!! Hoje foi o dia, vim no faro deste Roteiro pelo Peru, que está completíssimo e empolgante!!

    Parabéns pelo novo layout! A logo ficou linda e mais atraente!!!

    Beijosss

    Érika

    responder
    • Patricia de Camargo

      brigaduuu Erika 🙂

      responder
    • José Carlos

      Boa tarde

      A partir de pesquisar os melhores de trem pelo Mundo, vi a publicação de vcs sobre o trem que liga Puno a Cusco. Fiquei encantado. Ai vi um roteiro interessante. Pergunta quantas noites em Cusco precisa para visitar aquela região.MP também pernoite?
      Att
      José Carlos
      Santos/SP

      responder
      • Patricia de Camargo

        Olá José Carlos,
        Este trem de Puno a Cusco é incrível! Para Cusco sem contar MP deixe no mínimo 2 noites, mas eu tentaria 3. E sempre recomendo pernoitar em MP, sair de Ollantaytambo no final da tarde, dormir em MP, e levantar cedinho antes da chegada do pessoal do bate-e-volta para ter uma experiência mais exclusiva!
        Um abraço e depois me conta como foi!

        responder
  2. Samanta

    Ola Patrícia! Em primeiro lugar: parabéns pelo blog! Sensacional!!! Gostaria de pedir uma ajuda. Estou planejando uma viagem ao Peru para janeiro de 2013 e pretendo seguir seu roteiro. Minha dúvida é simples: qual cia aérea utilizou para voar de Lima à Arequipa? Existe cia low cost que faça o percurso entre essas duas cidades?
    Ah, Peru em janeiro é uma boa? Uma última pergunta, um tanto indiscreta: poderia me dizer quanto gastou ( aprox.) em sua viagem?

    Aguardo seu retorno. Desde já, muito obrigada e parabéns mais uma vez!

    Samanta

    responder
    • Patricia de Camargo

      Samanta, amanhã vou te responder com calma 🙂

      responder
    • Patricia de Camargo

      Samanta, desculpa a demora, semana complicada 🙁
      Sobre os voos: neste trecho usei a Star Peru, neste post falo das outras cias.: http://turomaquia.com/essa-vai-de-avioes-avianca-lan-peru-e-star-peru/
      Não há uma cia. low cost. Outra possibilidade, é ir de ônibus até o meio do caminho, visitar as Linhas de Nazca, e depois ir de ônibus até Arequipa.

      No começo do ano, há risco de muita chuva em Machu Picchu, e fique atenta que na maioria das vezes os trens saem do Valle Sgrado porque é época de manutenção da linha. Nesse acso, te aconselho a dormir no Valle, para ir a Machu Picchu. Eu peguei chuvinha em Cusco e Machu PIcchu, mas como é clima meio de selva, chove pra dedeu e depois abre um solzão demolidor, leve uma boa capa de chuva.

      Eu passei mal com o mal de altura + resfriado, o que me deixou meio zonza, porque sempre gosto de colocar o preço de tudo por aqui. Lembro que o mais caro foram os bilhetes aéreos desde o BR + voos internos Peru. Os trens foram um super e lindo investimento 🙂 A comida e os táxis são super baratos!

      Um abraço!

      responder
  3. jose freitas

    olá, quais são os sintomas do””mal das alturas””???
    obrigado!!
    zefreitas

    responder
    • Patricia de Camargo

      José,
      os sintomas são: uma pressão na nuca; dor de cabeça muito forte como se fosse explodir tua cabeça; dificuldade em dormir devido a forte dor e também em respirar. Esgotamento físico, e também pode sentir nauseas e gerar vômitos.
      Um abraço!

      responder
  4. Tatiane Lima

    Olá Patricia!

    Vou em janeiro com uma amiga fazer Lima / Arequipa / Puno / Cusco / Machu Picchu, amei todas as suas dicas, mas não encontrei nado relacionado a temperatura, pode nos ajudar? O que devemos levar?
    bjus

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Tatiane,
      Em janeiro, em Machu Picchu é como na época que fui em março. Durante o dia até pode fazer calor, mas a noite fica beeem mais fresco. Também é a época de chuvas, mas não desanime com isso. Principalmente em alta montanha o clima muda em minutos, se chegar em MP e estiver a maior neblina e chuva, espere. Eu tive esta recepção e depois de tarde o maior solzão. Em MP é super importante levar uma boa capa de chuva, e também levei uma mega pochete para poder fazer o trekking sem carregar nada nas mãos. Por lá, a melhor roupa é esportiva.

      Em Lima pegará temperaturas mais altas, entre uns 20 e 30 graus. Em Arequipa e Puno também poderá ver grandes mudanças de temperaturas, e erm razão das atividdes que fará por lá, o melhor continua sendo levar roupa mais esportiva. No dia que passeie pelo Lago Titicaca, on dia começou frio e quando chegamos a Taquile fazia o maior calor.

      Um abraço!

      responder
  5. Fábio

    Olá Patricia,
    Td bem? Estou me planejando para ir em Agosto com minha esposa, a princípio estava pensando em ficar algo em torno de 6 dias conhecendo Lima e Cusco c/visita a machu picchu. Sbae me dizer se este tempo é suficiente ou se ficará muito corrido? Se tiver como me informar também os principais pontos que devo visitar para otimizar meu tempo e a forma de chegada até estes pontos seria bem legal. Se possível me retorne no email assim dá pra conversarmos melhor sem poluir muito sem post.
    Muito Obrigado,
    Fábio

    responder
  6. Letícia

    Olá Patrícia, Parabéns pelo blog que ajuda a pessoas que compraram um bilhete barato na TAM RJxLimaXRJ e agora não sabem o que fazer por lá. Gostaria de uma ajuda: chegaremos a Lima no dia 14/06 à noite e sairemos de lá no domingo, 23/06. Qual roteiro você sugere? Inicialmente, seria Lima, Vale Sagrado e Machu Picchu (fazemos questão de ir 2 dias a MP). Só que lendo sobre Arequipa e Titicaca, ficamos com vontade de encaixar esses passeios nesses dias. Só que quero comprar as passagens de avião CuscoxLimaxCusco, bem como as passagens de trem logo e não sabemos o que fazer. Pode nos ajudar?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oii Letícia, quase dava para fazer o mesmo roteiro da minha viagem, fica faltando 1 dia 🙁
      O que implica tirar Arequipa, e deixá-la para uma outra viagem, e fazer também o Cañon del Colca. O que vc pode fazer é voar diretamente de Lima a Juliaca, a 100 km de Puno, passar 1 dia na cidade e ir de lá para Cusco. Há duas opções, as duas de dia todo, de ônibus ou de trem. Eu fiz este trajeto de trem e amei – http://turomaquia.com/andean-explorer-uma-das-grandes-experiencias-peruanas-%E2%80%93-trem-de-puno-a-cusco/

      O resto dá para colocar o número de dias do meu roteiro. Para ver tudo que escrevi sobre o Peru, veja este índice: http://turomaquia.com/tudo-sobre-o-peru/

      Para encaixar as duas teriam que sacrificar Lima, e ficar pouco em Cusco, que oferece muuitos passeios:

      14 – Lima
      15 – Lima – Arequipa
      16 – Arequipa – Puno (de ônibus)
      17 – Puno
      18 – Puno – Cusco
      19 – Cusco
      20 – MP
      21 – MP
      22 – Cusco – Lima (último voo, que é pela tarde. Meio arriscado sair no mesmo dia do voo de volta, porque estamos em altas altitudes, e qualquer coisa pode impedir o voo!)
      23 – Lima

      Brigaduuu pelos elogios 🙂

      responder
  7. Letícia

    Patrícia, obrigada pelas dicas e só mais umas perguntinhas…rs
    – No dia 15, iria para Juliaca, e não para Arequipa, certo?
    – Teríamos que descansar em Juliaca por conta do mal da altitude?
    Obrigada, mais uma vez!

    responder
  8. Eliliana

    Patricia! Otimas dicas de roteiro, muito obrigada!
    Já estou com as passagens compradas pra agosto e pretendo fazer:
    RJ x Cusco x Lima x Huaraz x Lima x RJ
    O trecho Huaraz que será terrestre ainda nao foi definido, você sabe algo sobre lá?
    Tem algum guia para indicar para fazer o Vale Sagrado? Fez naquele tour em grupo que as agencias oferecem mesmo?
    Muito obrigada!

    responder
  9. Nicoly

    Oi Patricia, parabéns pelo blog! Vou em setembro de 2014 e estou aproveitando todas as suas dicas. Como faço para ir de Arequipa para Cañón del Colca? Preciso de 3 dias no Vale Sagrado? Desde já agradeço sua atenção. Abs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nicoly, Em Arequipa várias agências vendem este trekking/tour para o Cañon del Colca, nem se preocupe, há pacotes de 1 e 3 dias.

      O tour clássico do valle Sagrado é passeio de 1 dia inteiro, mas para conhecer outros lugares legais do vale, deixe mais um dia na programação, isso sem contar Machu Picchu.

      Depois me conta como foi!

      responder
  10. Tânia Sá

    Patricia, suas experiências são valiosas para quem quer ir ao Peru.
    Vou para lá em junho/2014 por Lima via aérea.
    Meu roteiro seria:
    1 dia em Lima
    1 dia em Puno (Lago Titicaca).(Melhor ir de trem ou avião? Quais?)
    2 dias em Cuzco. (Melhor ir de trem ou avião? Quais?)
    1 Machu Picchu (Melhor ir de trem ou avião? Quais?)
    2 dias em Cuzco.
    1 dia em Lima => voo Brasília.
    É melhor comprar as passagens online par MP ou no Hotel em Cuzco vc consegue?

    responder
  11. Thyl

    Oi Patrícia,
    daria para fazer esse roteiro com criança? Já li relatos em Machu Picchu com criança, mas não sei quanto às viagens de ônibus e o tour pelo Lago Titicaca.
    Obrigada.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Thyl, dá sim, mas o que vcs devem tomar mais cuidado é com o mal de altura. Puno está a mais altitude que Cusco! Eu comecei a me sentir mal no ônibus de Arequipa para Puno. Fora isso, ñ tem problema ñ, achei o passeio de barco bem seguro.

      responder
  12. Josimary

    Oi Patrícia,
    Estou planejando a viagem para o Peru em quase 15 dias (26 de setembro à 4 de Outubro).
    Gostei muito do seu roteiro e estou pensando em segui-lo, porém com mais tempo de folga acho que poderia curtir mais os arredores de Cusco né?
    Gostaria de saber quanto você gastou no total nesse roteiro.
    E se você comprou as entradas para Machu Pichu antecipadamente pelo site http://www.machupicchu.gob.pe/ ?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Josimary,
      as entradas de Machu PIchu comprei com a Setours, mas conheço muita gente que comprou diretamente pelo site, sem problema.

      Durante esta viagem tive o mal de altura e acabei ñ anotando todos meus gastos, por isso ñ posso te responder esta questão, perdão!

      responder
  13. Josimary

    * Corrigindo a data da viagem:
    26 de setembro à 11 de Outubro

    responder
  14. Bruna Schoch Ramos

    Oi Patricia,
    Tudo bom? Estou indo para o Peru do dia 26/06 a 05/07. Pensei em ficar a maior parte to tempo em Cuzco. Mas lendo sobre sua viagem, fiquei morrendo de vontade de conhecer outros lugares. Será que mudo meu roteiro? Unico porém é que já comprei as passagens…
    26/06: RJ-Lima-Cuzco – chego as 12:45
    27/06: Cuzco – City Tour > Iglesia de la Catedral, Koricancha (Templo del Sol ), Sacsayhuaman, Quenqo, Puca Pucara i Tambomachay.
    28/06: Cuzco – Tour Vale Sul > TIPON / PIKILLACTA / Portada de Rumiqolqa.
    29/06: Cuzco – Chincero / Moray / Distrito de Maras / SALINERAS.
    30/06: Cuzco – Tour Vale Sagrado terminando em Ollantaytambo, onde seguiremos de trem para Aguas Calientes.
    01/07: Vamos acordar bem cedo para subir até Machu Picchu. Podemos fazer isso a pé ou é melhor pegar o onibus? Vamos tentar fazer o caminho do Sol e a trilha de Huayna Picchu. No final do dia vamos pegar o trem para voltar para Cuzco. Melhor pegar o trem até Ollantaytambo e depois um onibus para Cuzco? Ou pegar o trem direto de Aguas Calientes para Cuzco?
    02/07: Cuzco > Ainda não sei o que vamos fazer…
    03/07: Cuzco-Lima > vamos chegar as 15:30
    04/07: Lima
    05/07: Lima-RJ > nosso voo sai de Lima 21hrs. podemos aproveitar bem o dia.

    Obrigada pelas dicas!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Bruna 🙂

      Vamos lá …
      a) a subida até MP desde Aguas Calientes é bem ingreme, assim se vocês ñ estão acostumados, evitem. E de qualquer forma perguntem antes como estao as condições para subir a pé, caso tenha chovido (por exemplo!). Eu sinceramente subiria no primeiro ônibus, vocês chegaram antes da grande massa que vem passar o dia de trem. Mas para pegar este ônibus é necessário estar uns 15 minutos antes da saída, porque normalmente sobe bem cheinho!

      b) Melhor voltar de MP direto para Cusco.

      c) como vc já comprou as passagens seria meio complicado mudar o roteiro 🙁

      d) manere no dia da chegada a Cusco por causa do mal de altura!

      Beijos

      responder
  15. Alexandre

    Oi Patrícia, está bem legal este blog. Estou indo agora dia 21/07 e voltar 03/08. Indo de Cusco para MP, vc me aconselha dormir uma noite em MP e uma noite em Ollantaytambo ou é melhor 2 noites em MP. Outra pergunta em Arequipa vale a pena 2 noites ou 1 já é suficiente? Valeu!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Alexandre, se você dormir na noite anterior em Aguas Calientes antes de subir a MP, pode acordar cedinho e pegar o monumento bem vazio, e vale a pena. Daí pode retornar neste mesmo dia no último trem a Cusco ou até Ollantaytambo.

      Se você quiser conhecer alguma parte do Valle del Colca que é lindo, vale a pena dormir 2 noites em Arequipa.

      Só nao viaje sem seguro de viagem, se te interessar a gente tem um desconto de 15% para os leitores: http://turomaquia.com/seguro-de-viagem-com-desconto-no-turomaquia/

      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Lanzarote é linda até detrás de uma janela 👏
.
#lanzarote #cesarmanrique #arquitetura #architect #canaryisland #art #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Praia de uma das ilhas mais singulares das Canarias - Lanzarote 🏝🏝🏝
.
#lanzarote #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #famarabeach🏄 #island #beach
  • Trafalgar Square, "casa"de um grande museu londrino 😉
#museumweek #museum #london #londres #art #trafalgarsquare #beautifulday
  • Vou viajar com crianças, qual museu devo ir?  Sinceramente dá prá levar as crianças em qualquer museu. Na maioria dos casos,  o problema maior são os adultos que não estão acostumados a ir a museus de arte e se sentem perdidos neles.

Nesta foto, a família se diverte entre as esculturas de Henry Moore na Tate Britain .

#museum #museumweek #tatebritain #henrymoore #art #arte #london #londres #familytrip
  • Esta é a panorâmica diante de um dos museus de arte mais visitados do mundo em 2016. Sabe qual é? 
Prá conhecer toda a lista passa lá no www.turomaquia.com ou clica aqui no link da bio 👈 
#museumweek #museum #bridge #london #arquitetura #architect #harrypotter
  • Muitos anos atrás, o clima mudou drasticamente e a areia virou pedra. E esta pedra chegou até nossos dias, não é incrível?!😱
.
#beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #beach

Follow Me!