Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 06 2012

Roteiro pelos Lençois Maranhenses – Hora do Leitor – Rosana Freitas

Rosana-Freitas
Patricia, como me inspirei muito nos seus relatos para programar minha viagem aos Lençóis e fiquei em Atins graças ao que descobri aqui, resolvi deixar meu roteiro como fonte de consulta.

Estive nos Lençóis Maranhenses de 13/06 a 21/06 e pude constatar que as principais lagoas como a Bonita, Azul e Gaivota estão realmente secas, mas ainda tem lagoas com água na altura dos joelhos. Com exceção da Lagoa do Peixe que está bem cheia.

Depois da visão de uma natureza de dunas perfeitas é reconfortante ficar submerso numa lagoa onde só se tem o trabalho de cruzar as pernas e ficar contemplando o contraste das cores da lagoa, da areia e do céu!

No 1º dia segui direto do aeroporto para Barreirinhas através de carro da Cooperativa (98-3258-9239) que cobra R$40,00 por pessoa e faz este trajeto em vários horários todos os dias.

No 2º dia fiz o passeio de boia cross em Cardosa pela manhã (interessante) e à tarde fui à Lagoa do Peixe onde ficamos até o pôr do sol nas dunas.
Lençois Maranhenses

No 3º dia fiz o passeio pelo rio Preguiças, passando por Vassouras, Mandacaru e Caburé. De lá fui para a Pousada Rancho do Buna (98-3349-5005) em Atins, onde fiquei 2 dias. Atins é completamente diferente de Barreirinhas. Se você quer sossego, contato com a natureza, praia particular, fique em Atins.
Lençois Maranhenses

No 4º dia, a pousada organizou um passeio para a Lagoa Verde e depois o almoço no Restaurante Canto dos Lençóis (do seu Antonio) para comermos o famoso churrasco de camarão.
Lençois Maranhenses

No 5º dia fomos à Lagoa do Mário (peça ao guia Manoel do Restaurante do seu Antonio 98-8881-3138/9146-7742 para te levar) e depois voltei de lancha para Barreirinhas.
Lençois Maranhenses

No 6º dia eu fui para Santo Amaro de ônibus da Cisne Branco até a parada de Sangue e foi aí que percebi que a minha viagem deveria ter começado por São Luis. Peguei o ônibus da Cisne Branco em Barreirinhas às 6:00h (R$5,00) até Sangue, chegando lá às 7:00h, já sabendo que a Cisne Branco não vende mais a passagem até Santo Amaro, achei que pudesse ter alguma Toyota esperando passageiros neste horário. Aí fui informada pelo dono do bar na parada em Sangue que a Toyota que fica lá só vem buscar os passageiros que compraram a passagem de van que vem de São Luís e que já tinha saído de lá por volta de 6:30h. Eu confiei em ir de ônibus até Sangue porque o próprio gerente da Pousada onde eu estava hospedada em Barreirinhas me falou que não tinha lógica que a Toyota não ficasse lá esperando quem viesse de Barreirinhas de ônibus, por isso minha indignação. Olha que eu já tinha lido em algum blog que as pousadas teriam os telefones do cara do 4×4 (98-8745-9614) e que a dica era para combinar direto com ele e pedir para esperar a gente em Sangue e avisar que vinha de Barreirinhas. Mas até que tive sorte e peguei carona quase às 8:00h.

Chegando em Santo Amaro fui logo dar um “mergulho” no rio Alegre e tive a sorte de contar com a companhia do Guia Carlos Brito (98-8734-0615) que conhece a região como a palma da mão e tem muita história para nos enriquecer, além de ser perito no passeio que fiquei com vontade de fazer da próxima vez: a travessia de Santo Amaro a Atins ou a Barreirinhas.

Em Santo Amaro senti muita dificuldade para fazer os passeios, porque não há uma estrutura de turismo. Precisei procurar outros turistas, em outras pousadas no corpo a corpo, e vi outros turistas vindo a minha pousada para conseguir fechar um passeio numa Toyota. Fiquei hospedada na Pousada Cajueiro, e gostei muito. Não tem almoço como na Pousada Água Doce, mas a localização é agradável e o quarto era novo e limpo.
Lençois Maranhenses

Fiz o passeio das lagoas próximas à Gaivota( que está seca) até o pôr do sol nas dunas e no 7º dia fiz o passeio para Betânia e Espigão onde vimos mais dunas e rios. Não deixe de experimentar os camarões de Santo Amaro (enormes)!!!
Lençois Maranhenses
Lençois Maranhenses
Lençois Maranhenses

No 8º dia fui para São Luis e me hospedei na Pousada Portas da Amazônia no centro histórico durante 2 dias.

Para ver nosso índice com todos os posts do Maranhão, clique aqui.

texto e fotos: Rosana Freitas_2012

9 Comentários

  1. Lillian Brandão

    Olá,

    Também estivemos nos Lençóis Maranhenses em Junho/2012 (23/06 a 27/06) e colhemos muitas dicas aqui! Aproveito para agradecer a Patrícia também! 😉
    É uma pena que as lagoas estavam bem secas. Não fomos a Santo Amaro pois achamos que tínhamos pouco tempo por lá e ficamos com receio de perder mais tempo por causa desse transporte pouco prático.
    Quero voltar com mais tempo e com as lagoas mais cheias! 🙂

    Abraços,
    Lillian.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Lilian 🙂 E também quero voltar!

      responder
  2. virginia camargo

    Sabe com todos esses relatos da vontade de ir para o Maranhao.Parabens lindas fotos.

    responder
  3. nayara

    eu queria saber se a lagoa verde estar cheia????

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nayara, a terceira foto que aparece neste post é da Lagoa Verde.
      Um abraço!

      responder
  4. Marta Barreo

    Olá Rosana e Patrícia, tudo bem? Estou programando as minhas férias em Lençois e as dicas de vocês têm sido muito úteis!
    Única dúvida é: vou sozinha para os Lençois. Sei que deve ser tranquilo ficar sozinha em Barreirinhas, mas e com relação a Atins e Caburé? Santo Amaro eu já desisti de ir devido à logística complicada… Não consegui saber se a Rosana viajou sozinha ou acompanhada… Podem me ajudar? Obrigada desde já pela ajuda!
    Abraços, Marta

    responder
    • Patricia de Camargo

      Marta, eu ñ te recomendo dormir uma noite sozinha em caburé porque lá ñ tem nada pra fazer. Em Atins é bem tranquilo ficando na Pousada do Buna, porque eles agitam e juntam o pessoal, sem contar que oferecem uns jantares beeem gostosos! Depois me conta como foi tua experiència, please!!!

      responder
  5. Yamila

    Oi Marta!!! Gostaria de saber como foi sua experiencia. Eu tambem viajarei sosinha. Ficarei 3 dias em San Luis e logo comencarei a fazer a ruta das emocoes.
    Qual e tua recomendacao pra mim??
    meu email e lapicolina@gmail.com

    AGRADECERIA MUITO!

    OBRIGADA!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Yamila, aqui quem fala é a Patricia. Li teu comentário no Facebook, olha só estando sozinha, o mais prático é dormir em Barreirinhas.
      Depois me conta como foi!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday
  • O primeiro café da manhã de hoje foi nesse lugar linduuuu e histórico #cafedamanha #madrid #beautifulplaces #españa #cafecomercialmadrid
  • Gente do céu, que lugar 🤤 Por fim conseguiu ir ao @salmonguru do grande bartender argentino, Diego Cabrera. E ainda tive sorte de sentar na "barra" e ser atendida por um artista, o Denis. Este foi meu drink com whisky e um montão de outras coisas como picante. No copo detrás, limonada de gengibre e de menta. A de gengibre potencializa o picante, a de menta, suaviza 😘 .
#madrid #diegocabrera #drinks #perfectday #españa
  • Algumas belezuras da Mama Framboise. Visita obrigatória na capital 😉 e agora também vão começar a servir almoços estilo bistrô em algumas de suas lojas.
.
#mamaframboise #madri #foodporn #gastronomia
  • Continua dando praia em Las Palmas de Gran Canaria 🏖️
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #grancanaria #españa

Follow Me!