Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 02 2012

Roteiro pelo centro de Bruxelas

Roteiro pelo Centro de Bruxelas

Roteiro pelo centro de Bruxelas: saindo da Estação Central de Bruxelas (A), começamos a caminhada à direita em direção à Catedral Saints-Michel. Este pode ser um bom momento para visitar este edifício iniciado em 1226 e terminado tão somente em 1500! Depois pegamos a Rue de Montagne e por fim uma pequena rua cheinha de restaurantes, a Rue de Bouchers.
Roteiro pelo Centro de Bruxelas

Ande até encontrar do teu lado esquerdo uma entrada para as Galleries Hubert (B). Atravesse calmamente a galeria, tentando resistir a tentação das grandes marcas de chocolates belgas.

Galleries Hubert de Bruxelas
Roteiro pelo Centro de Bruxelas

Ao sair da galeria, atravesse a Grasmarkt e pegue a primeira rua à direita. Vai cruzar a Gabrielle Petit, e descer na Elkstraat (C), até encontrar com o Manneken Pis (D).
Roteiro pelo Centro de Bruxelas

Esta junto à uma esquina, e é bem pequeno (50 cm) . Seu nome significa – “o menino que urina”. Representa o espírito independente dos belgas, tanto que diferentes exércitos tentaram roubá-la. Há notícias da estátua desde 1388. Em 1619 foi roubada, e uma cópia foi colocada no mesmo lugar.

Em 1695, os moradores da cidade protegeram a estátua do ataque e bombardeio francês e ao final colocaram a seguinte frase aos seus pés “In petra exaltavit me, et nunc exaltavi caput meum super inimicos meos” (O Senhor me levantou sobre uma rocha, e agora elevo minha cabeça sobre meus inimigos) .

A atual é uma réplica, já que o Manneken foi roubado em 1960, mesmo após ter sido recuperado, decidiram colocar o original no Museu de la Ville de Bruxelles.
Manneken Pis

Depois das fotos com o “mascote” da cidade, subimos levados pelo aroma do chocolate, dos morangos e dos waflles, a Rue de L´Etuve. Ou melhor, a rua de Leonidas, Godiva e todos estes nomes carregados de emoções olfativas e gustativas 😉

Esta rua vai te levar a Grand Place (E), mas antes vai mudar de nome, para Rue Charles Bulls. Bem no arco de entrada à praça verá a escultura do herói Everard´t Serclaes. Há várias versões do que se deve tocar neste patriota que liberou a cidade do Conde de Flandres no século 14:
1.Tocar o braço para voltar à Bruxelas.
2.Acariciar a cabeça do cachorro e a cara do anjo para atrair dinheiro.
3.Acariciar o herói da cabeça aos pés para conseguir casar.
Roteiro pelo Centro de Bruxelas

Passados os trâmites 😉 por fim entramos na praça que para muitos é sinônimo de Bruxelas. Abrigou o mercado medieval mais importante da cidade. Desde 1998 é Patrimônio Mundial da Humanidade. Desfrute, e se precisar informação, aqui se encontra um escritório de turismo.
Roteiro pelo Centro de Bruxelas
Roteiro pelo Centro de Bruxelas
Manifesto Comunista - Grand Place

Saímos pela outra ponta da praça, pela Rue au Beurre. Viramos na segunda à direita e em seguida pegamos à primeira à esquerda. Passamos na frente do prédio da bolsa, e cruzamos o Boulevard Anspach. Algumas das esculturas que decoram o prédio da bolsa foram encomendadas a Rodin!
Roteiro pelo Centro de Bruxelas

Neste boulevard encontrarão todo tipo de comércio, inclusive um supermercado. Cruzando o boulevard, pegamos à direita a Rue Auguste Orstraat, que se transforma em Antoine Dansaertstraat. Nesta rua há várias lojas de criadores de moda local. Em seu número 16 vamos encontrar a primeira loja da famosa cadeia belga – Le Pain Quotidien (F). Inaugurada em 1990, hoje espalhada pelo mundo. O lugar perfeito para descansar e tomar um sopinha 🙂
Le Pain Quotidien - Bruxelas

Post relacionado:
Como sair e chegar ao aeroporto low cost belga – Charleroi

Leia todos nossos posts de Bruxelas, clicando aqui.

Busque e reserve seu hotel em Bruxelas, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada!

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2017, coloque o código: 2017AFL. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2011 e Dani Belgium

5 Comentários

  1. Alessandro A.

    Patrícia,

    Você não sabe como esse post venho em boa hora. Estou viajando a trabalho segunda para Bruxelas e estava justamente peqsquisando informações sobre a cidade. Agora não preciso de mais nada, basta imprimir seu post! 🙂
    Excelente, como sempre!

    Abraços!

    responder
  2. Mari Vidigal - Ideias na mala

    Oi Patricia,
    Tudo bem?
    Não sei se vc já conhece meu blog o ideiasnamala.com .Me visita quando tiver um tempinho…
    Adorei seu post de Bruxelas… fizemos um roteiro muito parecido:
    http://ideiasnamala.com/2011/10/08/bruxelas/

    Abraços,
    Mari Vidigal

    responder
  3. Bóia Paulistaa

    Oi, Pat. Tudo bem? 🙂
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos e até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    responder
  4. Vanessa

    Parabéns pelo blog!!
    Fiz com meu marido um roteiro beem parecido com esse no mês de abril, mas ainda andamos até o Parc de Bruxelles Warande e depois esticamos até o Mont des Arts, de onde se tem uma vista do alto da cidade e belos jardins. Vale uma visita!! bjss

    responder
    • Patricia de Camargo

      Vanessa, a vista é show mesmo! Ótima sugestão 🙂
      beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!