jan 02 2014

Roteiro de carro pelo norte da Espanha – visitando lagos a mais de 1.000 metros de altura

Check-out no hotel e fomos de carro até o Mirador del Naranjo a 1,5 km de distància, onde deixamos o carro para subir caminhando ao Mirador Camarmeña.

Depois de encher os pulmões de ar da montanha pegamos novamente a estrada. Apenas 36 km nos separavam de nossa próxima base, Cangas de Onís.Como nossa bagagem estava todinha no porta-mala, resolvemos ir direto para os Lagos de Covadonga, ao invés de deixar as coisas no hotel. Até porque pela hora, nem poderíamos aceder ao quarto.
Lagos Covadonga - Parking

Estacionamos o carro num dos grandes parkings dos lagos, até dá para subir mais (até a Basílica), mas quanto mais se sobe é mais complicado estacionar, e mais caro. Do estacionamento de Muñigo até o Santuário de Covadonga se caminha 1,5 km, numa vereda toda asfaltada, sinalizada e com bancos para descansar. Também se pode subir de ônibus até o santuário, ou diretamente aos Lagos desde Muñigo. Do estacionamento é só pegar a ponte de madeira para encontrar o caminho para pedestres.

A história do lugar
Em 711 os muçulmanos invadem a Península Ibérica, e apenas em 722 encontram o primeiro ponto de resistência em Astúrias, liderado por Pelayo. Para tentar dar exemplo mandam uma grande tropa para aniquilar com os homens de Pelayo. Inesperadamente, os mouros são derrotados na Batalha de Covadonga, e se diz que os castelhanos contaram com a ajuda da Virgem que apareceu no campo de guerra. Daí a construção do santuário. Historicamente, esta batalha marca o início da reconquista.

Ao chegar no Santuário decidimos comer algo. Escolhemos a Cafeteria-Restaurante do Gran Hotel Pelayo. Preços justos, comida boa e vistas. Pratos combinados entre 9 e 10 euros. Lanches por 3€, com café + sanduíche.

Visitamos a Basílica e a Santa Cueva (local de aparição da virgem) e pegamos o ônibus até os Lagos. Dá para ir caminhando mas o tempo não estava lá essas coisas e decidimos guardar forças para passear entre os lagos.
Roteiro de Carro pelo Norte da Espanha - da garganta del Cares aos Lagos de Covadonga Roteiro de Carro pelo Norte da Espanha - da garganta del Cares aos Lagos de Covadonga

O conjunto da montanha de Covadonga marca a origem do Parque Nacional dos Picos de Europa, ou seja, onde tudo começou!
Lagos Covadonga

Os lagos de origem glaciar se encontram a 1.114 metros de altura. Nós não tivemos muita sorte porque como estamos em alta montanha a neblina forte nos acompanhou durante quase todo o dia. Mas mesmo assim gostamos muito. Por outro lado, com tanta neblina acabamos optando pelo trekking longo ao redor dos lagos e estivemos praticamente sozinhos quase todo o tempo.

Este passeio é para todas as idades. Há caminhos curtos e que a criançada adora. Principalmente o que passa pelas antigas Minas de Buferrera.

Para fazer o caminho longo é necessário estar mais atento aos sinais, além das placas verdes, estão as duas faixas de cor, uma amarela e a outra branca, bem como os “mojones”, pequenos amontoados de pedras em forma de pirâmide que ajudam a descobrir por onde seguir durante o trekking.

Retornamos ao santuário de ônibus, e de lá outra vez para o estacionamento caminhando. Mas para descer todo santo ajuda, né?! 😉

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.