Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 22 2011

Roteiro Alagoas – Primeira Parte

logo-malu

Saímos de Curitiba num vôo cedo para Maceió. Chegamos por volta de meio dia. Ficamos no Hotel Ponta Verde, que fica na praia de mesmo nome, na avenida beira mar. Para fazermos todos os passeios que eu tinha pensado, convenci meu pai a alugar um carro, pois assim conseguiríamos fazer muito mais coisas naquela louca semana alagoana!

Image00001

Já no segundo dia fomos até Piaçabuçu, a cidade mais ao sul de Alagoas onde pegamos um barco, aliás, alugamos um barco só para nós (éramos 4). Fomos até a foz do rio São Francisco, afinal gostamos de passeios um pouco mais exclusivos. Se pegássemos o outro barco aquele lugar continuaria lindo, mas lotado de gente. O passeio foi fantástico, De um lado do rio Alagoas, do outro Sergipe. Claro que tomamos um banho delicioso neste rio, que nasce lá em Minas Gerais, na Serra da Canastra. Nasce como um pequeno córrego (tive o prazer de conhecê-lo) e passa por 5 estados brasileiros até desaguar no mar. Aqui é o único lugar em que se pode ver dunas no estado alagoano.

Image00003
Image00004
Image00005

Depois desse passeio fomos para uma cidade histórica chamada Penedo. Encontramos casas e igrejas antigas, bem conservadas. Na mesma sequência das fotos: a Casa da Aposentadoria, a Igreja de Nossa Senhora das Correntes e a Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos. Paço Imperial, onde em 1859 esteve nosso D. Pedro II.

Image00006 Image00007 Image00009 Image00008

No terceiro dia fomos para algumas das praias: a Praia do Gunga, a Barra de São Miguel (onde a Tereza Collor tem casa) e a Praia do Francês. E pela cidade de Marechal Deodoro, onde nasceu o primeiro presidente da República do Brasil. Na praia do Gunga pode-se escolher se quer tomar banho de mar ou de lagoa, além é claro das várias opções de passeio. Nós fizemos o passeio de barco, que vai até os corais de arrecifes e bancos de areia, com direito à banho. E o passeio de buggy até as falésias.

Image00002
Image00010
Image00011
Image00012

De lá seguimos para a Barra de São Miguel que fica em frente a Praia do Gunga (elas são separadas pela lagoa) onde almoçamos. Depois à Praia do Francês (super famosa), mas não gostamos muito, então mesmo já sendo quase final do dia fomos até a cidade de Marechal Deodoro, uma cidade simplesmente encantadora. Lá visitamos a casa onde o presidente nasceu e a  Igreja de Santa Maria Madalena e Convento de São Francisco, ambas construções de 1684.

Image00014
Image00017
  Clique aqui para ler a segunda parte do roteiro.

Veja todos nossos posts do BRASIL

Busque e reserve seu hotel em Maceió, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

texto e fotos: Malu Poli