Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 24 2009

Roque Nublo – um domingo no alto de Gran Canaria

Depois de um sábado meio borocoxó, o Tom decidiu que tínhamos que nos empenhar mais no domingo. Algo mais ativo, que tirasse a preguiça do dia anterior. Para fugir do mar de nuvens e do céu meio cinzento com apenas pequenos pedaços de azul, a melhor alternativa era subir alguns metros. Para adentrar no interior da ilha, o viajante deve estar preparado para muitas curvas e estradas mais estreitas. Perfeitas para um dia slow, já que nestas estradas não tem como ir rápido.


Primeira parada com o Roque Nublo de fundo

Mais um pouquinho de carro: pedra do “fraile” e Roque Nublo

Nosso destino – um dos pontos mais altos da ilha, o Roque Nublo. Na verdade o Roque Nublo é uma rocha vulcânica que desde seus 80 metros olha à ilha a uma altura de 1.813 metros! O legal de sair de Las Palmas nesta direção é que a paisagem vai mudando de forma drástica e também o clima.

Depois de quase 1 hora de carro, chegamos ao primeiro ponto onde avistamos o Roque Nublo e outra pedra ao lado, com formato de frade! Mais um pouquinho de carro, na verdade alguns metros, até o lugar onde estacionamos para enfrentar uma caminhada de 20/30 minutos até a base do Roque Nublo.


Começo da caminhada com placa que explica o lugar e o roteiro

No caminho, com o Roque Nublo de fundo e rodeados de pinos canários

É uma delícia de caminhada, com pequenas dificuldades, mas que pode ser feita até por crianças. Só é mais durinha na parte final para quem quiser rodear o Roque Nublo. Sentamos na base do dito cujo e comemos um sanduíche de chourizo típico daqui, da cidade de Teror. O “bocadillo” compramos com um senhor que vende vários produtos locais e está no início da caminhada.


Aproximando-se do Roque Nublo

Primeira visão do Teide (ao fundo)

Roque Nublo, pássaro e Tom na imensidão …

O lanchinho: “bocadillo de chourizo de Teror”

Quando se contorna a base do Roque Nublo se tem de cara o Teide, o ponto mais alto da Espanha, que se encontra na Ilha de Tenerife, em frente à Gran Canaria. Uma visão incrível em um local relaxante. Nada melhor que ficar alí meia hora só curtindo a paisagem e carregando as pilhas para outra semana.


Relaxando com o Teide e a linda paisagem canária

Tem lugar melhor para relaxar!?

Voltamos pelo mesmo lugar. Estas casas coladas na estrada, de diferentes cores, tão típicas do interior de Gran Canaria. Tudo tão estreito e aconchegante, mas de repente aparece o mar, afinal estamos em uma ilha. Ele aparece imponente e de repente. Quando desaparece no túnel da grande autopista, vem triunfante na saída. Até parece que íamos cair direto no Atlântico.


Voltando prá casa, foto dentro do carro

Olha o que a gente encontrou no meio do caminho!

Passando pela cidade de San Mateo

Passando por Santa Brígida

E de repente … surge o mar …

E um dos vários túneis …

e outro vez o soberano mar …

Chegamos não faz muito tempo, amanhã conto mais sobre este lugar que estivemos. Mais detalhes e mais informação prática. Agora lhes deixo, com mais um post ao vivo e cheio de cores!

Leia também:
Um domingo por Vegueta
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem

Destaque post:
O que fazer em Gran Canaria
Roque Nublo
Trekking em Gran Canaria

Fotos: turomaquia_2009
Tags Technorati: , , , ,