Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 09 2014

Restaurante libanês em Curitiba | Armazém California

Onde comer em Curitiba - Armazem California
Pense num lugar improvável em Curitiba para uma surpresa gastronômica. Pois é, graças ao Curitiblogando eu estive lá, na Saldanha Marinho pertinho da Praça Tiradentes. Uma supresa com sotaque libanês 😉

O nome do restaurante não podia ser mais variopinto e até incoerente com a cozinha que oferece, estamos falando do Armazém California. Mas é de uma delicadeza sem tamanho, uma homenagem de Kahlil Omairi ao pai, Maged Kahlil Omairi. Este homem de 72 anos se mantém à frente do negócio, junto à caixa registradora. Ele chegou em Curitiba em 1965 vindo do norte do Líbano, e logo de entrada arrendou uma panificadora, que se chamava California, dai veio a saga do nome que ele levou para seu segundo negócio. Como a panificadora não ia prá frente, ele resolveu em 1967 abrir um armazém de secos e molhados, que funcionou por 39 anos, quer mais sucesso que esse?!
Onde comer em Curitiba - Armazem California
O Armazém California é um lugar aconchegante que recebe desde famílias inteiras à um pessoal mais alternativo, com cara de artista 😉 Eu nem ia almoçar naquele dia, mais foi só entrar, ver os pratos nas mesas dos demais clientes, e conversar com o Kahlil para mudar totalmente de opinião e partir para um baita menu degustação.

Começamos com os clássicos árabes, esfiha, kibe, beringela, hummus, e uma coalhada para chamar de divina. Desta primeira rodada perfeita com uma esfiha de carne com cravo e canela, sem dúvida nenhuma a medalha de ouro foi para a coalhada.
Onde comer em Curitiba - Armazem California
Onde comer em Curitiba - Armazem California
Armazem California
Na segunda parte do menu, tudo começou com um arroz marroquino digno de chef estrelado. Com cordeiro, que derretia na boca, pimenta e amendôas tostadas, e com certeza outros temperos que eu na minha vã ignorância culinária não posso nomear. Minha gente não dá prá sair de lá sem prová-lo! Muitos outros pratos vieram depois do arroz marroquino, mas como viciada em arroz, tenho que dizer que não pude sucumbir a terminar minha refeição com aquela maravilha.
Onde comer em Curitiba - Armazem California
A refeição foi harmonizada com cervejas artesanais; mas a carta de vinhos é enorme, e outra das coisas improvavéis do California. E na saída ainda dá prá levar uns doces árabes para casa, ou uma das inúmeras especies que estão à venda no empório. E como o negócio vai de vento em pompa, tanto que já ajudou a revitalizar uma rua que antes era conhecida como Cracolândia, em breve o empório vai ganhar uma loja própria na frente do atual local que Khalil abriu em 2006.
Onde comer em Curitiba - Armazem California
Onde comer em Curitiba - Armazem California
Onde comer em Curitiba - Armazem California
End.: Rua Saldanha Marinho, 68 – Centro – Curitiba/Paraná

Horário
De segunda a sexta-feira das 09:00 às 21:00 horas.
No sábado das 09:00 às 18:00 horas.

Veja nossos 53 posts de Curitiba, clicando aqui. Procure e reserve seu hotel em Curitiba, clicando aqui.

Eu visitei o Armazém California dentro da programação da IV Edição do Curitiblogando. Mas não houve cortesia no almoço, ou seja, cada blogueiro pagou pelo menu desgutação. Conheça os demais blogueiros 🙂
Blogueiros da Rede Curitiba: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Leidinara Batista (Férias Now), Jr Caimi (Tip Trip Viagens).

Blogueiros convidados: Elaine Castro (Viagem Massa), Patricia Tayão (Viajar Hei), Patrícia Camargo (Turomaquia), Jonathan Pádua (Eu Vou De Mochila), Luciano Gusmão (Viagem Sem Frescura), Poliana Cardozo (Comendo Chucrute e Salsicha), Laira Curado (Olhar de Viajante), Glacy Moraes Machado (Brasil Naturista), Nívia Guirra (Viagens Invisíveis) e Fábio Pastorello (Viagens Cinematográficas).

Curitiblogando

Siga a gente no Instagram, clicando

imagens: turomaquia_2014

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Jr Caimi

    Esse armazém eu adoro faz um tempinho, que bom que gostou…

    responder
  2. Patricia Longo Tayão.

    Patricia, cada viagem que faço a Curitiba descubro como come-se bem na cidade; o Armazén Califórnia foi uma grata surpresa, comida árabe de excelente qualidade, muito bem preparada e apresentada. Para quem é fã de comida árabe como eu, foi uma refeição perfeita. Falei pro maridão que sou capaz de pegar um avião no Rio somente para apresentá-lo às delícias do Armazém California.
    Abraços!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece
  • Fim de tarde na Agora Antiga, o centro administrativo de Atenas. O edifício ao fundo é um dos templos melhor conservados da Grécia - Templo de Hefesto. É do século V a. C. 😱😵
.
#greece #agora #turogrego #templodehefesto #greekart
  • Museu lindo demais. Ontem não conseguimos ver tudo e voltamos hoje. Neste espaço recriaram a estrutura do Partenon, com suas 17 colunas laterais e 8 na frente e atrás. Assim fica fácil entender onde estava cada relevo. Nota 1000! Além do que é bem barato - 5€.
.
#turogrego #greece #partenon #acropolismuseum #greekart #atenas  #museum

Follow Me!