Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 08 2014

Rafael Sanzio e os anjos mais famosos de toda história da arte

viajando na arteO queridinho do Papa e dos romanos morreu cedo. Levava uma vida boêmia e aos 37 anos teve uma morte prematura. Segundo o grande biógrafo de artistas da época Vasari, Rafael Sanzio ficou doente depois de uma noite de sexo excessivo com sua amante Fornarina (abaixo em dois momentos, o primeiro de 1516, e o outro de 1519).
Rafael e sua amante
Ele agonizou durante 15 dias, e teve tempo para fazer seu testamento e garantir uma boa vida à amante, que na verdade se chamava Margherita Luti. Como era filha de um padeiro, ganhou o apelido de Fornarina. Ele estava comprometido com a sobrinha do Cardeal Médici, parece que o noivado foi meio forçado pelo cardeal e ele enrolou e enrolou e acabou “sem tempo” para o casamento. De qualquer maneira, a futura esposa foi enterrada ao seu lado. Os dois estão no Panteão, isso mesmo, em Roma. O cara era tão simpático que o Papa permitiu que lhe enterassem naquele local.

Independente desta história de novela mexicana, era muito talentoso. Foi capaz de equilibrar idealismo e realidade em suas obras. Este equilíbrio fez com que suas pinturas fossem tomadas como modelos por diferentes gerações de artistas. São famosas suas madonas (Virgem) e seus anjos. Entre estes últimos os mais famosos são uns dois anjinhos que olham meio entendiados para a Virgem que carrega o Menino Jesus. É a “Madona Sistina”.
Rafael Sanzio

Madona Sistina

Olha como ele utiliza somente o essencial na sua obra, nada de enfeites. Uma beleza clássica, que não envelhece, que não sai de moda! E por outro lado, os personagens estão envoltos em nuvens, como que cercados por uma aura de mistério.

Para ver esta obra ao vivo e a cores, vá até Dresden (Alemanha), e visite a Gemäldegalerie Alte Meister Old Masters Picture Gallery. É uma obra enorme, mede 2,65 x 1,96 m, foi realizada entre 1513 e 1514.

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

3 Comentários

  1. Virginia Lucia

    Muito interessante a história, Patrícia. Quero um dia ver esses anjinhos “carinhas de sapeca” de perto. Boa dica.

    responder
  2. ricardo

    bom dia tenho uma quadro dos anjinhos de rafael sanzio gostaria de saber o valor dele ,trata se de um quadro de 165 de larg = 85 alt a tela e oleo .ganhei de um jogador famoso que fiz uma mudanca da casa dele .tenho interesse em vendelo so que se trata de uma obra rara .

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ricardo, infelizmente não posso ajudá-lo 🙁

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Eu com meu anjo favorito de Montserrat, só prá te avisar que tem post no blog com o passo a passo para ir a este lugar mágico a 50 km de BARCELONA 🏞
.
#montserrat #angel #anjo #arte #barcelona
  • Desaparecida estou. Porque uma doencinha chata veio na bagagem da última viagem. E a idiota insiste em me manter fora de jogo 🤕🤒
#barcelona #estadioolimpico #espanha
  • Com meu amigo do coração. No melhor estilo "par de vasos" #amo #u2thejoshuatree2017 #estadioolimpico #barcelona #espanha #beautifulday #u2
  • O singelo e absurdamente emocionante Palau de la Música Catalana. Para aquela lista: visitar antes de morrer. 
Visitei em 2002 antes das reformas e foi fantástico retornar!

Visita guiada = 18€ com direito a escutar ao órgão. Daquelas coisas que não tem preço 😊
#palaudelamusicacatalana #barcelona #modernismo #teatro #arte #domènechimontaner
  • Parte de um dos tetos do Museu-Teatro Dalí. "Simplinho", né!? 😉
.
#museum #dali #art #surrealismo #arte #museodalifigueres #figueres #espanha🇪🇸
  • A espetacularidade de um museu chamado ... Dalí .
#dali #museum #figueres #surrealismo #art #espanha #museoteatrodali

Follow Me!