Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 08 2014

Rafael Sanzio e os anjos mais famosos de toda história da arte

viajando na arteO queridinho do Papa e dos romanos morreu cedo. Levava uma vida boêmia e aos 37 anos teve uma morte prematura. Segundo o grande biógrafo de artistas da época Vasari, Rafael Sanzio ficou doente depois de uma noite de sexo excessivo com sua amante Fornarina (abaixo em dois momentos, o primeiro de 1516, e o outro de 1519).
Rafael Sanzio e os anjos mais famosos de toda história da arte
Ele agonizou durante 15 dias, e teve tempo para fazer seu testamento e garantir uma boa vida à amante, que na verdade se chamava Margherita Luti. Como era filha de um padeiro, ganhou o apelido de Fornarina. Ele estava comprometido com a sobrinha do Cardeal Médici, parece que o noivado foi meio forçado pelo cardeal e ele enrolou e enrolou e acabou “sem tempo” para o casamento. De qualquer maneira, a futura esposa foi enterrada ao seu lado. Os dois estão no Panteão, isso mesmo, em Roma. O cara era tão simpático que o Papa permitiu que lhe enterassem naquele local.

Independente desta história de novela mexicana, era muito talentoso. Foi capaz de equilibrar idealismo e realidade em suas obras. Este equilíbrio fez com que suas pinturas fossem tomadas como modelos por diferentes gerações de artistas. São famosas suas madonas (Virgem) e seus anjos. Entre estes últimos os mais famosos são uns dois anjinhos que olham meio entendiados para a Virgem que carrega o Menino Jesus. É a “Madona Sistina”.
Rafael Sanzio e os anjos mais famosos de toda história da arte

Rafael Sanzio e os anjos mais famosos de toda história da arte

Olha como ele utiliza somente o essencial na sua obra, nada de enfeites. Uma beleza clássica, que não envelhece, que não sai de moda! E por outro lado, os personagens estão envoltos em nuvens, como que cercados por uma aura de mistério.

Para ver esta obra ao vivo e a cores, vá até Dresden (Alemanha), e visite a Gemäldegalerie Alte Meister Old Masters Picture Gallery. É uma obra enorme, mede 2,65 x 1,96 m, foi realizada entre 1513 e 1514.

Meus livros de ARTE

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

4 Comentários

  1. Virginia Lucia

    Muito interessante a história, Patrícia. Quero um dia ver esses anjinhos “carinhas de sapeca” de perto. Boa dica.

    responder
  2. ricardo

    bom dia tenho uma quadro dos anjinhos de rafael sanzio gostaria de saber o valor dele ,trata se de um quadro de 165 de larg = 85 alt a tela e oleo .ganhei de um jogador famoso que fiz uma mudanca da casa dele .tenho interesse em vendelo so que se trata de uma obra rara .

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ricardo, infelizmente não posso ajudá-lo 🙁

      responder
  3. Hugo Cambera

    Dizese de que ten no Brasil un outro cuadro de Rafael o da Fornarina . Según entendí do relato de un senhor tinta sido roubada a primera que ele fez y pasado uns anos retrato e la novamente. Alguein sabe si esa historia pode ser real ? Cumplimento a voces

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!