Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 04 2015

Que raios é uma cantata?

No século 17 inventaram uma forma musical que consistia em um solista que cantava acompanhado de instrumentos. No início, os textos cantados não tinham nada que ver com religião. Esta nova forma musical recebeu o nome de …

Cantata

Só que a coisa não ficou por aí. Com o tempo aumentaram para 2 ou 3 cantores, e começaram a cantar episódios ou textos bíblicos. Eram cantatas especialmente escritas para as igrejas. Para aumentar a espetacularidade do ato, lembre que estamos no barroco, que nada era simples, colocaram um coro. Os textos ficaram mais complexos, eram verdadeiras tramas com arias (onde o solista destacava), coro, partes só musicadas. Você deve estar pensando, converteram-se em óperas. Na-ni-não. Porque não utilizavam cenários e vestuários especiais, e tampouco incorporaram o balé ou a dança.

O “papa” da cantata religiosa foi Bach (1685-1750). A hiper ultra famosa canção de Bach –  “Jesus, alegria dos homens” forma parte da Cantata 147 , intitulada: “O Coração, a palavra, os atos, a vida”. Para conhecer todas as cantatas e seus significados, visite o site: Cantatas de Bach.

Por aqui fique com uma versão de uma soprano norueguesa de voz espetacular: Sissel Kyrkjebø. Muito legal, curtir o Baden Powell tocando “Jesus. Alegria dos homens”. Só que no video ele diz que é da cantata 141, mas é da 147!!! Ou se preferirem, cliquem aqui, e escutem um coro tradional interpretado a Bach.

video: http://www.youtube.com/user/huntermm1602

A:T:: Queria colocar o video do Baden, mas estava desativado o modo de inserção. Para vê-lo clique no nome do músico no texto.

viajando na arte
Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: