Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 04 2015

Que raios é uma cantata?

No século 17 inventaram uma forma musical que consistia em um solista que cantava acompanhado de instrumentos. No início, os textos cantados não tinham nada que ver com religião. Esta nova forma musical recebeu o nome de …

Cantata

Só que a coisa não ficou por aí. Com o tempo aumentaram para 2 ou 3 cantores, e começaram a cantar episódios ou textos bíblicos. Eram cantatas especialmente escritas para as igrejas. Para aumentar a espetacularidade do ato, lembre que estamos no barroco, que nada era simples, colocaram um coro. Os textos ficaram mais complexos, eram verdadeiras tramas com arias (onde o solista destacava), coro, partes só musicadas. Você deve estar pensando, converteram-se em óperas. Na-ni-não. Porque não utilizavam cenários e vestuários especiais, e tampouco incorporaram o balé ou a dança.

O “papa” da cantata religiosa foi Bach (1685-1750). A hiper ultra famosa canção de Bach –  “Jesus, alegria dos homens” forma parte da Cantata 147 , intitulada: “O Coração, a palavra, os atos, a vida”. Para conhecer todas as cantatas e seus significados, visite o site: Cantatas de Bach.

Por aqui fique com uma versão de uma soprano norueguesa de voz espetacular: Sissel Kyrkjebø. Muito legal, curtir o Baden Powell tocando “Jesus. Alegria dos homens”. Só que no video ele diz que é da cantata 141, mas é da 147!!! Ou se preferirem, cliquem aqui, e escutem um coro tradional interpretado a Bach.

video: http://www.youtube.com/user/huntermm1602

A:T:: Queria colocar o video do Baden, mas estava desativado o modo de inserção. Para vê-lo clique no nome do músico no texto.

viajando na arte
Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!