Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 04 2015

Que raios é uma cantata?

No século 17 inventaram uma forma musical que consistia em um solista que cantava acompanhado de instrumentos. No início, os textos cantados não tinham nada que ver com religião. Esta nova forma musical recebeu o nome de …

Cantata

Só que a coisa não ficou por aí. Com o tempo aumentaram para 2 ou 3 cantores, e começaram a cantar episódios ou textos bíblicos. Eram cantatas especialmente escritas para as igrejas. Para aumentar a espetacularidade do ato, lembre que estamos no barroco, que nada era simples, colocaram um coro. Os textos ficaram mais complexos, eram verdadeiras tramas com arias (onde o solista destacava), coro, partes só musicadas. Você deve estar pensando, converteram-se em óperas. Na-ni-não. Porque não utilizavam cenários e vestuários especiais, e tampouco incorporaram o balé ou a dança.

O “papa” da cantata religiosa foi Bach (1685-1750). A hiper ultra famosa canção de Bach –  “Jesus, alegria dos homens” forma parte da Cantata 147 , intitulada: “O Coração, a palavra, os atos, a vida”. Para conhecer todas as cantatas e seus significados, visite o site: Cantatas de Bach.

Por aqui fique com uma versão de uma soprano norueguesa de voz espetacular: Sissel Kyrkjebø. Muito legal, curtir o Baden Powell tocando “Jesus. Alegria dos homens”. Só que no video ele diz que é da cantata 141, mas é da 147!!! Ou se preferirem, cliquem aqui, e escutem um coro tradional interpretado a Bach.

video: http://www.youtube.com/user/huntermm1602

A:T:: Queria colocar o video do Baden, mas estava desativado o modo de inserção. Para vê-lo clique no nome do músico no texto.

viajando na arte
Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers
  • Esta belezura da foto já ganhou em 2014 o título de melhor madeleine de Paris. A madeleine é um bolinho com um toque de limão. 
Eu vim na Blé Sucré e comprei o pacotinho com 4 mais um expresso e paguei 5,50€. Comi na pracinha na frente da loja porque todas as mesas estavam ocupadas e posso te confirmar que é MARAVILHOSA 😍

Te dedico @curitidoce saudades de ti!

#blesucre #madeleine #parisfood #parislovers #foodporn

Follow Me!