Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 02 2014

Qual é a melhor maneira de viajar pela Andaluzia

DSC09167
Quero viajar pela Andaluzia, ok! Mas e daí Patricia, qual é a melhor forma de circular pela região? Minha resposta à esta pregunta é sempre relativa, tal qual a vida, depende 😉

Do quê, seria a próxima questão. Das cidades que vai colocar no roteiro, e do que pretende ver e fazer. Quer ver como, me acompanhe!

1. Se você vai visitar Sevilha, Granada e Córdoba, não precisa alugar carro. Em muitas ocasiões o carro vai mais te atrapalhar do que ajudar. Por exemplo em Córdoba, a maior parte do centro histórico junto à Catedral/Mesquita é de trânsito restringido, e algumas micro ruelas podem assustar os menos experientes.

O melhor deslocamento é o trem ou o ônibus. De trem é só procurar no site da http://www.renfe.com/. Mas veja uns exemplos de tempo e valores, lembrando que para os trens mais rápidos, é importante a antecedência na compra do bilhete. A pesquisa abaixo foi realizada esta semana, para compra de um bilhete de apenas ida, no dia 2 de junho.
madrid-sevilla
madrid-cordoba
sevilla-cordoba
Sevilla-granada

Os ônibus não são tão confortáveis como alguns brasileiros. Por isso não espere que os bancos se reclinem muito, e outros serviços. Também não fornecem um comprovante de entrega da bagagem, e é sempre melhor perguntar ao motorista onde colocá-la, porque se o ônibus para em diversas localidades, ele te indicará o lado em que deve deixar a sua de acordo com seu destino final.

A Alsa é a companhia mais conhecida, existem outras mas normalmente para trajetos entre grandes urbes e cidades menores, como é o caso da Damas S.A. e dos Transportes Generales Comes. Da mesma forma que no caso dos trens, os bilhetes de ônibus correspondem a um bilhete para o dia 2 de junho; e como nos trens, muitas vezes sai mais barato se o passageiro adquire um bilhete de dia-e-volta. Nos ônibus nacionais poderá viajar até com 30 Kg de equipagem; e em alguns casos de viagens internacionais, o máximo permitido é de 25 Kg.
Sevilla-granada-alsa

2. Se você pretende visitar as Alpujarras ou a Serra Branca. Que são pequenos povoados cheios de encanto junto à Serra Nevada. Onde é legal ficar num hotel ou numa casa rural, o carro é fundamental, porque depender de ônibus pinga-pinga é complicado. Da mesma maneira se quer curtir o litoral de Cádiz, onde os horários dos ônibus são um verdadeiro pesadelo. Ou ainda se pretende visitar as dehesas, onde se criam os porcos negros e enormes que rendem o famoso jamón serrano; ou as fazendas de criação dos touros que vão para as corridas (touradas), também não duvide, vai precisar do carro sim ou sim, ou comprar excursões nada baratas desde Sevilha ou Granada.

Neste caso, una o útil ao agradável. Pegue um trem desde Madri, e alugue o carro em Sevilha, depois de ter passado por Córdoba e Granada.
DSC09202
3. Se você quer descer de carro desde Madri, uma ótima opção seria conhecer a Extremadura na ida, parando em Cáceres e Mérida; e voltando pela Almería, com uma passada no Cabo de Gata e se tiver tempo chegar até Valencia, antes de retornar à Madri.
DSC09519

Próximo post: Desvendando os tipos de bilhetes de trem vendidos pela RENFE

Veja todos nossos posts da Andaluzia

Busque e reserve seu hotel em:
Córdoba | Granada | Sevilha | Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Na blogosfera, veja as dicas da Fragata Surprise.

fotos: turomaquia_2013

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

29 Comentários

  1. Paula S

    Oi Patricia,
    Estou montando o roteiro para a Espanha. Irei em meados de outubro. Dá uma olhadinha por favor? Fique à vontade para criticar, ok? A parte das 7 noites na Andaluzia peguei no VNV. Só que lá o Ricardo fez no sentido inverso.A única coisa chata é que gostaria de conhecer Valência e não sei como encaixar a cidade. Já pensei até em fazer um bate e volta de Madri. O que que vc acha?
    Dia 01 – chegada à Madrid
    Dia 02 – Madri –
    Dia 03 – Madri –
    Dia 04 – Madri – Toledo – Madri
    Dia 05 – Madri
    Dia 06 – Madri – Granada (dormir em Granada)
    Dia 07 – Granada (Fazer Alhambra) – dormir em Granada
    Dia 08 – De Granada para Ronda
    Plano: Alugar carro em Granada – De Granada para Ronda (de carro) – Parar em Antequera para almoçar – Dormir em Ronda
    Dia 09- De Ronda à Cadiz pelos Pueblos Brancos (de carro) – total de 232 km
    Plano: Parar em Setenil de las Bodegas*; em Grazalema* (almoçar em Grazalema); em Ubrique* (para ver as ruínas romanas e tomar um café); e em Arcos de La Frontera*. De Arcos de La Frontera, partir para Cadiz (dormir em Cadiz).
    Dia 10 – De Cadiz à Sevilha – total de 214km
    Plano: Parar em Vejer de La Frontera ; Partir para Jerez (almoçar em Jerez ); De Jerez para Sevilha .
    Dias 11 e 12 – Dois dias inteiros em Sevilha
    Dia 13 – De Sevilha para Barcelona – Fazendo pitstop em Córdoba para ver a Mesquita – Plano: Pegar trem de Sevilha para Córdoba (45min) (09:45-10:26). Pegar trem de Córdoba para BCN (4h10min)(17h-21h10) – dormir em Barcelona
    Dia 14 – BCN
    Dia 15 – BCN
    Dia 16 – BCN
    Dia 17 – BCN
    Dia 18 – BCN para Madrid (trem de alta velocidade para Madrid – Renfe – trem de 15h às 17h45) – ônibus da estação Atocha para o aeroporto Barajas – avião de Madrid para Brasil(vôo 21:35).

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paula S amanhã respondo tuas perguntas sem falta 🙂

      responder
      • Paula S

        Oi Patrícia,
        Ficarei no aguardo de sas respostas, mas só para complementar meu comentário. Conversei com a bóia do VNV ontem e ela me falou, que quanto ao dia 09 do roteiro acima, que nâo é necessário parar em todas as cidades. Arcos, Grazalema e Setenil são as mais interessantes (assim, fora essas 3 cidades, provavelmente passarei em revista pelas outras, sem descer).
        Outra coisa: no dia 18 do meu roteiro, eu tinha pensado em ir de ônibus de Atocha para o aeroporto, mas como volto para o Brasil de Tam que fica no terminal 4, farei o trajeto com aquele trem da Renfe (li em um post seu sobre essa possibilidade). É mais seguro e sem risco de atrasos.
        Abs,

        responder
    • Patricia de Camargo

      Paula, colocar Valencia nesta viagem acho meio loucura. Eu tiraria um dia de Madrid ou Barcelona e dormiria em Córdoba, que tem muita coisa legal além da Catedral/Mesquita. Também deixaria ao menos algumas horas durante o dia para Cádiz que também é linda! Ñ esqueça que é melhor comprar com antecedência as entradas para La Alhambra. E realmente se teu aviao sai do T4 nem pensaria 2 vezes e pegaria o trem desde Atocha, você vai adorar 🙂

      responder
      • Paula S

        Oi Patricia,

        Obrigada!!!
        Valencia ficará para uma próxima. Na verdade, já contava com essa baixa…rs.
        Farei o que vc falou. Deixarei algumas horas para Cadiz. De lá, vou para Vejer e de lá para Sevilha. Se der para passar em Jerez, eu passo. Se não der, não deu. (:
        Agora tirar uma noite de BCN ou Madri para ficar em Córdoba. Sério, isso? Rs…
        Não sei qual escolher! Não conheço nenhuma das duas… Sabe escolha de Sofia? Rs. Me ajuda, aí, vai! Rs.

        responder
        • Patricia de Camargo

          Paula S, ainda vou publicar sobre Cádiz, Sevilha e Córdoba. Para BCN e Madri é mais fácil voltar porque são os clássicos portões de entrada. Madri dá mais jogo com Portugal ou para um montão de cidades que são Patrimônio da Humanidade como Avila, Segóvia, Cuenca etc. E Barcelona é otima para combinar com França. Sendo assim, acho que vc tem que avaliar o que vc curte mais. Gosta de cidade mais cosmopolita e com praia, Barcelona. Gosta de algo mais tradicional com cozinha boa e a bom preço, Madri. Tira 1 dia da que vc acha que pode gostar menos, ou que tem menos ansiedade em conhecer.

          responder
          • Paula S

            Oi Patricia,
            Obrigada pelo breve retorno. Vou pensar sobre o assunto. Vou ler sobre as cidades com mais calma antes de decidir. Ainda tenho tempo… Graças a Deus! Bj.

  2. Paula S

    Oi Patricia,
    Tudo bom? Conforme vc sugeriu, estou adaptando o roteiro para passar uma noite em Córdoba. Depois de tudo resolvido, te mostro para validação…rs. Então, vc tem algum hotel de Córdoba para indicar (somos 1 casal de 30 e poucos anos)?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paula S, até segunda-feira vou publicar sobre Córdoba, e também sobre os hotéis 🙂 Vc vai amar a cidade!

      responder
  3. Paula S

    Uhu! Que bom! Ficarei no aguardo.

    responder
  4. Jandira

    Oi Patrícia! Sou fã do teu blog. Já me ajudou muito em duas viagens à Europa. Este ano, na segunda quinzena de outubro, vou de novo a Lisboa. Mas desta vez também gostaria de conhecer a região da Andaluzia, como Sevilha, Cadiz,Córdoba, Granada, Málaga. Não sei se vai dar pra fazer todas, mas ao menos algumas. Minha dúvida principal é: qual o meio de transporte de Lisboa a Sevilha, por exemplo. E depois, entre estas cidades? Preciso fazer reserva antes ou consigo comprar lá? Acho que não é uma época muito disputada, né? Se puder me ajudar, agradeço muito! Abs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Jandira, que delícia te conhecer 🙂 Veja só, de Lisboa a Sevilha você pode ir de ônibus – alsa.es são quase 7 horas de trajeto. Se tiver tempo vale a pena descer ao Algarve e de lá ir para Sevilha.

      Entre as cidades espanholas andaluzas pode ir de ônibus ou trem, em relação a comprar por lá, é viável, só tome cuidado com o final de semana do dia 10, 11 e 12 (segunda), porque o dia 12 é feriado nacional. O trem costuma ser mais caro, mas é mais confortável.

      Um abraço!

      responder
      • Jandira

        Patrícia, não existe trem rápido que liga Lisboa a Sevilha ou Córdoba? A viagem de ônibus é muito longa… Não vou pegar o feriado, pois saio daqui do Brasil no dia 13/10. Valeu! Abraço!

        responder
        • Patricia de Camargo

          Jandira, ñ tem trem rápido para estes destinos de Portugal a Espanha, o mais rapidinho, e é só noturno é o que faz Lisboa – Madrid 🙁

          responder
  5. ruth

    Patricia,
    Sou fã do seu blog. Vc poderia me ajudar. Estou viajando para Espanha e vou fazer o seguinte roteiro:
    2 dias Madrid
    1 dia Cordoba
    1 dia Sevilha
    1 dia Granada
    2 dias Barcelona.

    Minha duvida é: como faço para ir de Sevilha para Granada?
    obrigada

    bjs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Ruth 🙂

      Dá para ir de trem (renfe.es) ou de ônibus (alsa.es), fico feli de contar com tua companhia por aqui 🙂

      beijos

      responder
  6. Edgard Bueno da Costa

    Patrícia,

    tudo bem?

    Viajo no próximo dia 3/10/2015 para Lisboa com conexão no dia 4/10 para Sevilha. A partir de então, terei exatamente 20 dias disponíveis, sendo que pretendo ficar umas 3 noites em Lisboa na volta. Nesse entretempo, pretendo fazer um giro sem correrias pela Andaluzia e fazer o caminho de volta pelo Algarve. O problema é que quanto mais simulo os deslocamentos, percursos e estadias, mais confuso fico…

    Poderia, por favor, me ajudar com uma sugestão legal de roteiro?

    Muito obrigado,

    Edgard Bueno da Costa

    responder
    • Patricia de Camargo

      Edgard, acho que ficaria legal:
      Lisboa
      Sevilha
      Córdoba
      Granada
      Málaga
      Huelva
      Algarve
      Lisboa

      responder
  7. Simone

    Parabéns pelo site! Sensacional!
    Por gentileza, gostaria de 2 opiniões:
    A) em ordem de preferência, como ficaria sua ordem de escolha entre as cidades de Toledo, Ávila e segóvia ?
    B) qual cidade vi escolheria entre Córdoba e granada?
    ABC os
    Simine

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Simone,
      a) se for tua primeira visita à Madri, e levando em consideração o tempo de deslocamento para um bate e volta, minha ordem de escolha seria (do mais para o menos): Toledo, Segóvia e Ávila.
      b) caramba, que complicado, para uma primeira visita ficaria com Granada.

      responder
  8. Angélica

    Olá Patrícia, vou viajar para Barcelona em 02 de abril e pretendo ficar em torno de duas semanas em Andaluzia, me interesso por História e Artes. Não dirijo e gostaria de saber quais são os melhores bairros para me hospedar em Sevilha e Granada e quais os lugares e cidades deveria conhecer. Queria também ir até o Marrocos, como vou sozinha gostaria de saber se há alguma excursão da Andaluzia para lá. Desde já, obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Angélica,
      em Sevilha seria legal ficar por esta região: http://www.booking.com/searchresults.xb.html?district=1218&aid=335768 se ficar em dúvida entre alguns hotéis, me escreve que te ajudo!

      Em Granada, ficaria perto da Catedral, da Plaza Isabel La Católica, da Plaza de Santo Domingo e junto à Calle Reyes Católicos. Evitaria o Albaicín e Sacromonte pelas enormes subidas e descidas!

      Certamente há excursões para Marrocos, mas infelizmente ñ posso te indicar nenhuma agência em particular 🙁

      responder
  9. Janete

    Olá, Patrícia! Gostaria que me ajudasse pois estou perdida com um roteiro que quero montar. Preciso incluir Cantoria, uma cidadezinha que fica a 140 km de Almeria. É um resgate de amor e quase uma promessa… Cantoria é a cidade natal de minha avó. Preciso fazer uma viagem enxuta, com a desvalorização do real em relação ao euro… dá pra imaginar. As datas estão por volta do dia 27 de abril saindo de São Paulo para Madri, voltando entre os dias 12 e 14 de maio (ainda não comprei a passagem). Pelo que vi não tem trem que ligue Madri a Almeria? Seria melhor comprar a passagem com destino a Almeria, voltando por Madri ou Barcelona? E para complicar um pouquinho tenho restrição alimentar: sou celíaca… Precisaria me hospedar em lugares onde eu mesma pudesse preparar minhas refeições. Qual o roteiro você sugere? Quais outras dicas de meio de transporte você poderia me dar? Muito obrigada. Estou adorando seu blog.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Janete,

      tem sim trem entre Madri e Almería, os bilhetes custam a partir de 16€, e a viagem dura 6 horas e pouquinho. É muito complicado montar roteiros por aqui por isso criei um serviço de guias personalizados, por aqui posso te ajudar com tuas dúvidas, me conta como é o roteiro que você tem na cabeça que eu dou os meus pitacos para te ajudar!!!

      Um abraço

      responder
  10. JÉSSICA

    Olá! Preciso de uma ajuda,rsrsrsr. Vijarei em outubro para Espanha, chegando por Madri. Teremos 18 dias de viagem, excluindo os dias da chegada e da partida, iremos conhecer Madri-Córdoba-Sevilla-Granada e Cádiz porém não comprei as passagens porque não sei qual é o melhor aeroporto para retornar( Madri, Sevilla, ou outro?) e se a escolha de Sevilla como base para Andaluzia é uma boa?

    Patricia, me dá um help?!
    Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Jéssica, eu faria assim: Madri – Granada (mínimo 2 dias, ou mais se quer explorar a Sierra Nevada dependendo da época) – Córdoba (mínimo 1 noite) – Sevilha (se quiserem explorar de carro os Pueblos Blancos e Ronda, a partir de Sevilha, ficaria no mínimo 5 noites, também dá a partir de Sevilha, conhecer El Rocío, que é alucinante, junto com o Parque de Doñana) – Cádiz (vale muito a pena a partir de Cádiz explorar a costa de carro, nem que seja ao menos 1 dia). Dependendo da cia. que voar, terá que retornar a Madri para pegar o voo ao Brasil, se quer fazer este trecho voando, o melhor é Sevilha. Este roteiro é para quem apenas vai alugar carro de forma pontual, um ou dois dias, caso saia de Madri de carro, me avisa, que te dou outras ideias.
      Um abraço

      responder
  11. juliana Alves

    Olá!!
    Queria uma ajuda. Eu estou planejando fazer Barcelona ( 5 dias) + Toledo (2 dias) + Andaluzia ( Principais cidades 7 dias). Vou sozinha e não sei dirigir. Não sei como comprar as passagens , por onde entrar e sair. Pode me dar dicas? Tambem não sei se 7 dias é bom para o básico da andaluzia e ainda queria ir um dia para marrocos ( passeio).
    Me ajuda?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Juliana, você não ficar nenhum dia em Madri? Os voos diretos do Brasil são para Madri ou Barcelona.Me responde o lance de Madri e vamos conversando por aqui 🙂

      responder
  12. Ilma Madureira

    Muito interessada em Andaluzia. Acompanhando.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trafalgar Square, "casa"de um grande museu londrino 😉
#museumweek #museum #london #londres #art #trafalgarsquare #beautifulday
  • Vou viajar com crianças, qual museu devo ir?  Sinceramente dá prá levar as crianças em qualquer museu. Na maioria dos casos,  o problema maior são os adultos que não estão acostumados a ir a museus de arte e se sentem perdidos neles.

Nesta foto, a família se diverte entre as esculturas de Henry Moore na Tate Britain .

#museum #museumweek #tatebritain #henrymoore #art #arte #london #londres #familytrip
  • Esta é a panorâmica diante de um dos museus de arte mais visitados do mundo em 2016. Sabe qual é? 
Prá conhecer toda a lista passa lá no www.turomaquia.com ou clica aqui no link da bio 👈 
#museumweek #museum #bridge #london #arquitetura #architect #harrypotter
  • Muitos anos atrás, o clima mudou drasticamente e a areia virou pedra. E esta pedra chegou até nossos dias, não é incrível?!😱
.
#beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #beach
  • Já tem post desta cidade incrível e gostosa demais para caminhar lá no www.turomaquia.com | Um lindo domingo prá todos nós 💓
.
#dusseldorf #germany🇩🇪 #gehrybuildings #arquitetura #beautifulday #architect
  • Londres? Não 😉 Tóquio, minha gente 😁 Nem tudo que parece, é!
.
#japan🇯🇵 #tokyo🇯🇵 #telefone #simplelife #vintage

Follow Me!