Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 10 2016

As pinturas de Altamira – arte realista em plena pré-história

Altamira – a descoberta

Imagina a seguinte situação: uma menina vai passear com o pai em umas cavernas na Cantábria (Espanha). De repente ela olha pra cima e ve umas pinturas enormes de animais, só que não eram quaisquer pinturas. Datavam de 22.000 anos antes de Cristo! UAU!
Cueva de Altamira - Pré História
Era 1879, o ano que o mundo conheceu Altamira. Na Caverna de Altamira, aqueles primeiros pintores utilizaram pinceis feitos com pelo de animais e três cores: o ocre, o vermelho e o preto. Destes elementos nasceram as imagens de bisões e cervos monumentais, já que um dos cervos tem 2,25 metros! Para que as figuras fossem mais realistas e parecessem ter volume, estes pintores aproveitaram as ondulações naturais da própria caverna.
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História
As primeiras manifestações artísticas de Altamira datam de 35.000 anos atrás, são traços e representações esquemáticas em vermelho.

Visitando Altamira – um dos berços da pintura pré-histórica

Para vê-las? Sabe o que acontece, as pinturas sobreviveram porque estavam fechadas praticamente a vácuo. Mas depois que foram abertas e o pessoal começou a visitar, foram se degradando. Por isso, resolveram fechar a Caverna. Para que as pessoas pudessem ter a experiência de visitar a caverna, sem entrar na original, construiram uma réplica perfeita. A Neocueva está posicionada da mesma forma que a original. Esta “Nova Caverna” está dentro do Museu de Altamira. Que fica em uma cidade linda e parada no tempo: Santillana del Mar.

Desde março de 2015 eles estão realizando uma experiência, na qual um grupo de pessoas tem a oportunidade de entrar na caverna original. Para ter a chance de viver esta experiência única você deve ter sorte, dinheiro não conta.

Deve chegar ao museu na sexta-feira antes da 10:30, ter mais de 16 anos e participar da seleção aleatória que acontece às 10:40 horas. Neste horário sorteam 5 pessoas que passarão 37 minutos numa das obras pré-históricas mais importantes do mundo e que é Patrimônio Mundial da Humanidade.

Todos podem visitar o museu e a neocueva, bem como se inscrever em atividades relacionadas com o período de Altamira. Na minha primeira vez por lá fui como pesquisadora de museus, e participei da atividade de pintura rupestre com as crianças menores, e com os maiores em duas atividades ao ar livre.

Na primeira caçávamos bisontes e cervos. Primeiro sem um propulsor e depois com este instrumento que possibilitava que os homens estivessem mais longe do objeto de caça, e portanto permitia caçar bisontes.

Na segunda, aprendi a fazer fogo. Mas quem diz que consegui colocar em prática o ensinamento. Madre mia é muuuito difícil minha gente. O legal que estas atividades estão dirigidas por arqueólogos experimentais. Que são aqueles que buscam viver por um tempo nas mesmas condições que nossos antepassados para provar e descobrir como poderiam realizar esta ou aquela tarefa.
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História

La Real Academia del Arte Rupestre
Henri Moore (escultor britânico)

Cuando visité por primera vez Altamira pensé: ha sido como volver al origen, que es el sitio más fértil. Creer que el arte ha avanzado mucho desde Altamira a Cézanne es una pretensión occidental, vana.
Miquel Barceló (artista espanhol)

Veja todos nossos posts de SANTILLANA DEL MAR

Busque e reserve seu hotel em SANTILLANA DEL MAR. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Imagens Caverna de Altamira:
http://museodealtamira.mcu.es/Prehistoria_y_Arte/la_cueva.html

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!