Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 10 2016

As pinturas de Altamira – arte realista em plena pré-história

Altamira – a descoberta

Imagina a seguinte situação: uma menina vai passear com o pai em umas cavernas na Cantábria (Espanha). De repente ela olha pra cima e ve umas pinturas enormes de animais, só que não eram quaisquer pinturas. Datavam de 22.000 anos antes de Cristo! UAU!
Cueva de Altamira - Pré História
Era 1879, o ano que o mundo conheceu Altamira. Na Caverna de Altamira, aqueles primeiros pintores utilizaram pinceis feitos com pelo de animais e três cores: o ocre, o vermelho e o preto. Destes elementos nasceram as imagens de bisões e cervos monumentais, já que um dos cervos tem 2,25 metros! Para que as figuras fossem mais realistas e parecessem ter volume, estes pintores aproveitaram as ondulações naturais da própria caverna.
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História
As primeiras manifestações artísticas de Altamira datam de 35.000 anos atrás, são traços e representações esquemáticas em vermelho.

Visitando Altamira – um dos berços da pintura pré-histórica

Para vê-las? Sabe o que acontece, as pinturas sobreviveram porque estavam fechadas praticamente a vácuo. Mas depois que foram abertas e o pessoal começou a visitar, foram se degradando. Por isso, resolveram fechar a Caverna. Para que as pessoas pudessem ter a experiência de visitar a caverna, sem entrar na original, construiram uma réplica perfeita. A Neocueva está posicionada da mesma forma que a original. Esta “Nova Caverna” está dentro do Museu de Altamira. Que fica em uma cidade linda e parada no tempo: Santillana del Mar.

Desde março de 2015 eles estão realizando uma experiência, na qual um grupo de pessoas tem a oportunidade de entrar na caverna original. Para ter a chance de viver esta experiência única você deve ter sorte, dinheiro não conta.

Deve chegar ao museu na sexta-feira antes da 10:30, ter mais de 16 anos e participar da seleção aleatória que acontece às 10:40 horas. Neste horário sorteam 5 pessoas que passarão 37 minutos numa das obras pré-históricas mais importantes do mundo e que é Patrimônio Mundial da Humanidade.

Todos podem visitar o museu e a neocueva, bem como se inscrever em atividades relacionadas com o período de Altamira. Na minha primeira vez por lá fui como pesquisadora de museus, e participei da atividade de pintura rupestre com as crianças menores, e com os maiores em duas atividades ao ar livre.

Na primeira caçávamos bisontes e cervos. Primeiro sem um propulsor e depois com este instrumento que possibilitava que os homens estivessem mais longe do objeto de caça, e portanto permitia caçar bisontes.

Na segunda, aprendi a fazer fogo. Mas quem diz que consegui colocar em prática o ensinamento. Madre mia é muuuito difícil minha gente. O legal que estas atividades estão dirigidas por arqueólogos experimentais. Que são aqueles que buscam viver por um tempo nas mesmas condições que nossos antepassados para provar e descobrir como poderiam realizar esta ou aquela tarefa.
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História

La Real Academia del Arte Rupestre
Henri Moore (escultor britânico)

Cuando visité por primera vez Altamira pensé: ha sido como volver al origen, que es el sitio más fértil. Creer que el arte ha avanzado mucho desde Altamira a Cézanne es una pretensión occidental, vana.
Miquel Barceló (artista espanhol)

Veja todos nossos posts de SANTILLANA DEL MAR

Busque e reserve seu hotel em SANTILLANA DEL MAR. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Imagens Caverna de Altamira:
http://museodealtamira.mcu.es/Prehistoria_y_Arte/la_cueva.html

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Entramos? Misturas impossíveis que o Porto faz prá você.

Uma semana incrível para vocês. Eu já coloquei um incenso prá queimar. Prá ver se os nós se desfazem esta semana. 
Depois de uma noite louca entre pesadelos de época kkkkkk tô necessitada de um cheiro bom 😉

#porto #portugal🇵🇹 #mix #bares #beautifulcity
  • Gran Canaria também sofre com a onda de calor. Ontem subimos a San Mateo e o termômetro marcava 38 graus 😨 Nesta cidade acontece sábado o dia todo e no domingo até às 14 horas um mercado agrícola genial 👁‍🗨
.
#sanmateo #canaryislands #grancanaria #market #verão #happiness😊 #happymoments❤
  • Lanzarote é linda até detrás de uma janela 👏
.
#lanzarote #cesarmanrique #arquitetura #architect #canaryisland #art #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Praia de uma das ilhas mais singulares das Canarias - Lanzarote 🏝🏝🏝
.
#lanzarote #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #famarabeach🏄 #island #beach
  • Trafalgar Square, "casa"de um grande museu londrino 😉
#museumweek #museum #london #londres #art #trafalgarsquare #beautifulday
  • Vou viajar com crianças, qual museu devo ir?  Sinceramente dá prá levar as crianças em qualquer museu. Na maioria dos casos,  o problema maior são os adultos que não estão acostumados a ir a museus de arte e se sentem perdidos neles.

Nesta foto, a família se diverte entre as esculturas de Henry Moore na Tate Britain .

#museum #museumweek #tatebritain #henrymoore #art #arte #london #londres #familytrip

Follow Me!