Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 10 2016

As pinturas de Altamira – arte realista em plena pré-história

Altamira – a descoberta

Imagina a seguinte situação: uma menina vai passear com o pai em umas cavernas na Cantábria (Espanha). De repente ela olha pra cima e ve umas pinturas enormes de animais, só que não eram quaisquer pinturas. Datavam de 22.000 anos antes de Cristo! UAU!
Cueva de Altamira - Pré História
Era 1879, o ano que o mundo conheceu Altamira. Na Caverna de Altamira, aqueles primeiros pintores utilizaram pinceis feitos com pelo de animais e três cores: o ocre, o vermelho e o preto. Destes elementos nasceram as imagens de bisões e cervos monumentais, já que um dos cervos tem 2,25 metros! Para que as figuras fossem mais realistas e parecessem ter volume, estes pintores aproveitaram as ondulações naturais da própria caverna.
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História
As primeiras manifestações artísticas de Altamira datam de 35.000 anos atrás, são traços e representações esquemáticas em vermelho.

Visitando Altamira – um dos berços da pintura pré-histórica

Para vê-las? Sabe o que acontece, as pinturas sobreviveram porque estavam fechadas praticamente a vácuo. Mas depois que foram abertas e o pessoal começou a visitar, foram se degradando. Por isso, resolveram fechar a Caverna. Para que as pessoas pudessem ter a experiência de visitar a caverna, sem entrar na original, construiram uma réplica perfeita. A Neocueva está posicionada da mesma forma que a original. Esta “Nova Caverna” está dentro do Museu de Altamira. Que fica em uma cidade linda e parada no tempo: Santillana del Mar.

Desde março de 2015 eles estão realizando uma experiência, na qual um grupo de pessoas tem a oportunidade de entrar na caverna original. Para ter a chance de viver esta experiência única você deve ter sorte, dinheiro não conta.

Deve chegar ao museu na sexta-feira antes da 10:30, ter mais de 16 anos e participar da seleção aleatória que acontece às 10:40 horas. Neste horário sorteam 5 pessoas que passarão 37 minutos numa das obras pré-históricas mais importantes do mundo e que é Patrimônio Mundial da Humanidade.

Todos podem visitar o museu e a neocueva, bem como se inscrever em atividades relacionadas com o período de Altamira. Na minha primeira vez por lá fui como pesquisadora de museus, e participei da atividade de pintura rupestre com as crianças menores, e com os maiores em duas atividades ao ar livre.

Na primeira caçávamos bisontes e cervos. Primeiro sem um propulsor e depois com este instrumento que possibilitava que os homens estivessem mais longe do objeto de caça, e portanto permitia caçar bisontes.

Na segunda, aprendi a fazer fogo. Mas quem diz que consegui colocar em prática o ensinamento. Madre mia é muuuito difícil minha gente. O legal que estas atividades estão dirigidas por arqueólogos experimentais. Que são aqueles que buscam viver por um tempo nas mesmas condições que nossos antepassados para provar e descobrir como poderiam realizar esta ou aquela tarefa.
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História

La Real Academia del Arte Rupestre
Henri Moore (escultor britânico)

Cuando visité por primera vez Altamira pensé: ha sido como volver al origen, que es el sitio más fértil. Creer que el arte ha avanzado mucho desde Altamira a Cézanne es una pretensión occidental, vana.
Miquel Barceló (artista espanhol)

Veja todos nossos posts de SANTILLANA DEL MAR

Busque e reserve seu hotel em SANTILLANA DEL MAR. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Imagens Caverna de Altamira:
http://museodealtamira.mcu.es/Prehistoria_y_Arte/la_cueva.html

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Hoje fiquei o dia inteiro no Louvre. A entrada sai por 15€, se quiser um audio-guia deve pagar 5€ quando compra a entrada. 
Peguei para testar como estava e fiquei brava. Quando estava super longe de onde tinha retirado, acabou a bateria. Fiquei com o dito cujo no pescoço por muito tempo sem serventia nenhuma. Ou seja, me entregaram um equipamento que não estava totalmente carregado.

Foi o museu onde o pessoal era menos amável e que menos ajudava. Uma pena ☹️ Claro que tem que ir, mas vá preparado. Eu posso te ajudar na tarefa 😉 sabe que eu escrevi um Guia do Louvre?
#louvremuseum #arte #paris #parislovers
  • Natal nas Galerias Lafayette ⭐️ #parislovers #paris #galerieslafayette #natal
  • Com quem foi sua viagem mais divertida? Aqui em Paris com a Ledinara, a cada passo, uma gargalhada é um zilhão de fotos 😂😂😂 #parislovers #paris #jardindetuileries #happymoments #amizade
  • Você já subiu o Arco do Triunfo? Gostou? Hoje tentamos subir novamente, mas estava fechado pela festa de 11 de novembro, quando os aliados assinaram com o império alemão o armistício em 1918. Só reabre no domingo.

#leCMN #ArcDeTriomphe #parislovers #paris
  • Se existe céu, deve ser algo assim ... Foto by @curitidoce 
#parisienne #SainteChapelle #leCMN #arte #paris
  • Começando bem o dia ☕️ Estou com a Leidinara do @curitidoce, adivinha qual é meu prato e qual é o dela? 😜

Estamos no @hotellamaisonfavart, fica bem perto da Ópera Garnier e das Galerias Lafayette.

#parislovers #hotel #parisienne #paris #breakfast

Follow Me!