Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 01 2016

Descubra os jardins dos pintores: De Monet a Emil Nolde

Uma ideia brilhante, transformar algumas exposições em documentários, de isso trata o projeto – “Exhibition on screen”. A ideia é genial porque consegue impedir que as exposições temporárias que envolvem anos de negociações e criação, e que portanto reunem os maiores especialistas de cada tema e produzem uma quantidade de material que praticamente não chega aos espectadores da mostra, possa ser de uma forma bastante didática condensada em 1 hora e meia de cine-arte.

Perder toda esta energia, criatividade e trabalho envolvido é quase um crime, por isso esta iniciativa é de tirar o chapéu. No último mês de maio, assisti a última entrega deste ciclo do projeto que arrancou com Goya, passou por Renoir e terminou das mãos de Monet, mas já houveram documentários de Van Gogh, Matisse, entre outros.

O documentário que assisti – “Pintando o Jardim Moderno” – tem como linha condutora a figura do jardim como espaço de evasão e sua apropriação pela classe burguesa já que até então era apenas um privilégio dos reis e nobres. Começa com Monet que permeia todo o filme, mas passa por outros artistas e seus jardins, encontrei alguns deles no YouTube prá vocês, na verdade são recortes diferentes daqueles que aparecem no documentário editado:




Outra parte disponível narra a saga de reunir um tríptico das ninféias pintado por Monet, que acabou com os herdeiros, mas na década de 1950 foi desmembrado e cada uma das 3 partes foi vendida para um museu americano distinto. Na exposição organizada pela Royal Academy of Arts de Londres pela primeira vez na Europa (já haviam juntado as partes nos Estados Unidos para alguma e outra expo) esta obra foi exposta como foi pensada pelo artista, imagina que emoção!

Se você curte Monet ou o Impressionismo, não deixe de assistir nossa Web Série “Viajando no Impressionismo”. O episódio da semana passada falou de 5 obras essenciais para entender a vida e a obra de Claude Monet, e neste domingo sairá a segunda parte.

Se você estiver interessando nos documentários das exposições temporárias, é só entrar no site: http://www.seventh-art.com/product-category/exhibition-on-screen-2/ Eles vendem os DVD´s, é mais barato do que comprar pela Amazon, os preços variam entre 4,99 e 14,99 libras.
Impressionismo

Veja todos nossos posts de arte, clicando aqui.

1 Comentário

  1. ILMA MADUREIRA

    Salve Patrícia.
    Adorei o primeiro e o último vídeo Claude Monet’ s Agapanthus Triptych. Como eu já disse anteriormente (mas saiu com outro e-mail) nunca fui muito fa de Monet. Mas com suas explicaçoes….. estou gostando muito dele e outros. Confesso que as obras que gostei mais foram as do último vídeo.
    Abraços de viajanter

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de 15 anos sem usar jaqueta jeans, não resisti à coleção da Zara com 3 artistas espanhóis. Mostrei mais no Stories 👕
.
#zara #jeans #arte #decompras #shopping
  • Paz, paz e paz dentro do complexo de Chion-in, cujas escadarias foram utilizadas no filme com o Tom Cruise - "O Último Samurai". E que é uma das estrelas do vídeo que vou publicar hoje no YouTube - Patricia de Camargo 👈
.
#kyoto🇯🇵 #chionintemple #youtuber #vlogjapao #vlogkioto #budismo
  • Descubra no TOP100Arte, o primeiro artista a defender-se contra a pirataria e adotar um copyright 🖼🖼🖼 link na bio👈
.
#art #arte #durer #renascimento #Top100Arte #youtuber
  • Picasso, juro que hoje tava precisando te encontrar. Tô necessitada deste tipo de arte que remove as entranhas!
.
#picasso #moma #arte #cubismo #art #necessidade #artlover #newyork
  • O Pavilhão do Templo Dourado é um lugar super sagrado para o Budismo, já que guarda relíquias do Buda. É um dos símbolos do Japão junto com o Monte Fuji 🗻 .
#kinkakujitemple #kyoto🇯🇵 #vlogjapao #pavilhaodourado #japan🇯🇵 #budismo #buda
  • A poderosa Eiffel e o arco mais lindo de PARIS desde uma das janelas do museu de arte mais visitado do mundo. Para ver meu guia desse museu, clique no link da bio 😉
.
#Louvre #Paris #museum #museumguide #janela #arte #art

Follow Me!