Guias de Viagem e Arte

 
 
out 31 2017

Patinir – o pai da paisagem

Quem foi Patinir?

Planejamento ViagemQuem já ouviu falar de Joachim Patinir? Ele nasceu em por volta de 1480, no que seria atualmente o sudeste da Bélgica. Atualmente, é quase desconhecido do grande público, mas em seu tempo foi famoso. A história do seu êxito é inversamente proporcional ao que conhecemos de sua trajetória e vida pessoal.

É verdade que não se sabe ao certo onde nasceu, mas foi em Amberes que se filiou a um grêmio e onde alcançou sua fama. Naqueles tempos, Amberes era o lugar de abrigo de 50.000 almas. Um dos principais centros comerciais da Europa e também um dos principais mercados de arte. Exportava obras de arte para cidades como Espanha, França, Itália, Inglaterra, Escandinávia e Alemanha.

Patinir era conhecido por todos como pintor de paisagens e hoje como o pai deste gênero pictórico. Até então, este não era considerado um gênero. Era algo que se pintava no fundo das telas e sem muita importância. Mas com a chegada dos ideiais humanistas de apreciar o mundo, sua natureza, seus detalhes, estes fundos começaram a ganhar protagonismo. Nas telas de Patinir, a paisagem ganha em importância. Mas não apenas nas suas telas, outros pintores também começaram a explorar mais as paisagens. Então, por que Patinir é conhecido como o pai da dita cuja?

Porque foi um especialista. E pelo fato de viver em Amberes, sua pintura foi mais influente que as dos demais pintores.

Análise de obra de Patinir: “Paisagem com São Jerônimo”

Ele desenvolveu uma série de regras para colocar as formas e as cores nos seus quadros, ou seja, uma fórmula de composição. Quer saber como era? Enquanto observa este quadro, escute as regras e veja sua aplicação nesta pintura – “Paisagem com São Jerônimo”* (1516/1517), que mede 74 x 91 cm e se encontra no Museu do Prado, em Madrid/Espanha.
Patinir

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagem: Museu do Prado
Icons made by Freepik from http://www.flaticon.com

* Em português, vi as duas grafias – Jerônimo e Gerônimo.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday
  • O primeiro café da manhã de hoje foi nesse lugar linduuuu e histórico #cafedamanha #madrid #beautifulplaces #españa #cafecomercialmadrid
  • Gente do céu, que lugar 🤤 Por fim conseguiu ir ao @salmonguru do grande bartender argentino, Diego Cabrera. E ainda tive sorte de sentar na "barra" e ser atendida por um artista, o Denis. Este foi meu drink com whisky e um montão de outras coisas como picante. No copo detrás, limonada de gengibre e de menta. A de gengibre potencializa o picante, a de menta, suaviza 😘 .
#madrid #diegocabrera #drinks #perfectday #españa
  • Algumas belezuras da Mama Framboise. Visita obrigatória na capital 😉 e agora também vão começar a servir almoços estilo bistrô em algumas de suas lojas.
.
#mamaframboise #madri #foodporn #gastronomia
  • Continua dando praia em Las Palmas de Gran Canaria 🏖️
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #grancanaria #españa

Follow Me!