Guias de Viagem e Arte

 
 
out 31 2017

Patinir – o pai da paisagem

Quem foi Patinir?

Planejamento ViagemQuem já ouviu falar de Joachim Patinir? Ele nasceu em por volta de 1480, no que seria atualmente o sudeste da Bélgica. Atualmente, é quase desconhecido do grande público, mas em seu tempo foi famoso. A história do seu êxito é inversamente proporcional ao que conhecemos de sua trajetória e vida pessoal.

É verdade que não se sabe ao certo onde nasceu, mas foi em Amberes que se filiou a um grêmio e onde alcançou sua fama. Naqueles tempos, Amberes era o lugar de abrigo de 50.000 almas. Um dos principais centros comerciais da Europa e também um dos principais mercados de arte. Exportava obras de arte para cidades como Espanha, França, Itália, Inglaterra, Escandinávia e Alemanha.

Patinir era conhecido por todos como pintor de paisagens e hoje como o pai deste gênero pictórico. Até então, este não era considerado um gênero. Era algo que se pintava no fundo das telas e sem muita importância. Mas com a chegada dos ideiais humanistas de apreciar o mundo, sua natureza, seus detalhes, estes fundos começaram a ganhar protagonismo. Nas telas de Patinir, a paisagem ganha em importância. Mas não apenas nas suas telas, outros pintores também começaram a explorar mais as paisagens. Então, por que Patinir é conhecido como o pai da dita cuja?

Porque foi um especialista. E pelo fato de viver em Amberes, sua pintura foi mais influente que as dos demais pintores.

Análise de obra de Patinir: “Paisagem com São Jerônimo”

Ele desenvolveu uma série de regras para colocar as formas e as cores nos seus quadros, ou seja, uma fórmula de composição. Quer saber como era? Enquanto observa este quadro, escute as regras e veja sua aplicação nesta pintura – “Paisagem com São Jerônimo”* (1516/1517), que mede 74 x 91 cm e se encontra no Museu do Prado, em Madrid/Espanha.
Patinir

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagem: Museu do Prado
Icons made by Freepik from http://www.flaticon.com

* Em português, vi as duas grafias – Jerônimo e Gerônimo.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!