Guias de Viagem e Arte

 
 
out 09 2008

Passeios por Atenas: o Templo de Zeus Olímpico

Continuamos utilizando o ingresso da Acrópole para visitar mais sítios arqueológicos, afinal não é tão caro assim o ingresso, já que por 12€ se garante muita diversão!!!
Templo de Zeus Olímpico - Atenas
Nosso passeio de hoje começa pelo Templo de Zeus Olímpico, na verdade aqui existia outro templo, bem mais humilde. Mas no ano de 515 a.C. Psístratos resolveu que ia construir outro, bem mais impressionante que o original. Acontece que ele tinha muita idéia e pouco dinheiro, e a construção foi abandonada. Depois veio o rei da Síria, Antioco IV e retomou a construção, que voltou a ser abandonada, quando faltavam os frontões e o teto, isto no ano de 163 a.C.

Em 131 da nossa era, chega Adriano (o imperador romano) e completa o templo, que também era conhecido como Olimpion, o maior templo da Antiguidade.

Se hoje você vê as 16 colunas que restaram e já fica de boca aberta, imagine quando eram 104 colunas coríntias!!! que tinham 17 metros de alto e com um diâmetro de base de 1,7 metros!!! Senhor, deus do amor!

Templo de Zeus Olímpico - Atenas

Passeie pelo complexo do templo, e tire lindas fotos tendo de fundo o Partenón, sim, daqui se tem uma bela vista da Acrópole. Dedique ao menos 30 minutos para esta visita, para poder respirar toda a magnitude deste lugar!

Templo de Zeus Olímpico - Atenas

Voltando à história, quando o Adriano terminou o templo, os atenienses em sua homenagem construíram a Porta de Adriano, que está ao lado do Templo de Zeus Olímpico. Dizem que esta puerta marca a Atenas de Adriano, porque de um lado, o que olha à Acrópole se lê: “Esta é Atenas, a cidade de Teseu”, e do outro lado, o que olha para a parte nova da cidade, se lê: “Esta é a cidade de Adriano e não de Teseu”. Caramba!!!

Porta de Adriano - Atenas

Leia também:
Passeios por Atenas: a Agora Grega

Imagens: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Cacá

    Patricia, acabei de contar sobre a minha viagem à Grécia lá no meu blog. :)Beijocas!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Cacá já tô passando lá nohttp://poucooumuito.blogspot.com/beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!