Guias de Viagem e Arte

 
 
out 09 2008

Passeios por Atenas: o Templo de Zeus Olímpico

Continuamos utilizando o ingresso da Acrópole para visitar mais sítios arqueológicos, afinal não é tão caro assim o ingresso, já que por 12€ se garante muita diversão!!!
Templo de Zeus Olímpico - Atenas
Nosso passeio de hoje começa pelo Templo de Zeus Olímpico, na verdade aqui existia outro templo, bem mais humilde. Mas no ano de 515 a.C. Psístratos resolveu que ia construir outro, bem mais impressionante que o original. Acontece que ele tinha muita idéia e pouco dinheiro, e a construção foi abandonada. Depois veio o rei da Síria, Antioco IV e retomou a construção, que voltou a ser abandonada, quando faltavam os frontões e o teto, isto no ano de 163 a.C.

Em 131 da nossa era, chega Adriano (o imperador romano) e completa o templo, que também era conhecido como Olimpion, o maior templo da Antiguidade.

Se hoje você vê as 16 colunas que restaram e já fica de boca aberta, imagine quando eram 104 colunas coríntias!!! que tinham 17 metros de alto e com um diâmetro de base de 1,7 metros!!! Senhor, deus do amor!

Templo de Zeus Olímpico - Atenas

Passeie pelo complexo do templo, e tire lindas fotos tendo de fundo o Partenón, sim, daqui se tem uma bela vista da Acrópole. Dedique ao menos 30 minutos para esta visita, para poder respirar toda a magnitude deste lugar!

Templo de Zeus Olímpico - Atenas

Voltando à história, quando o Adriano terminou o templo, os atenienses em sua homenagem construíram a Porta de Adriano, que está ao lado do Templo de Zeus Olímpico. Dizem que esta puerta marca a Atenas de Adriano, porque de um lado, o que olha à Acrópole se lê: “Esta é Atenas, a cidade de Teseu”, e do outro lado, o que olha para a parte nova da cidade, se lê: “Esta é a cidade de Adriano e não de Teseu”. Caramba!!!

Porta de Adriano - Atenas

Leia também:
Passeios por Atenas: a Agora Grega

Imagens: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Cacá

    Patricia, acabei de contar sobre a minha viagem à Grécia lá no meu blog. :)Beijocas!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Cacá já tô passando lá nohttp://poucooumuito.blogspot.com/beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!