Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 30 2016

Panteão | O que ver em Roma #2

Panteão - O que ver em Roma
Um dos edificios da Roma Antiga melhor conservado. Construído para ser um templo, com umas soluções arquitetônicas incríveis. Como necessitavam iluminação, há uma abertura na cúpula. Quando chove, chove dentro. Para que a água escoasse rápido, o chão tem uma certa caída para 22 oríficios que você facilmente encontrará durante a visita.
Panteão - O que ver em Roma
Panteão - O que ver em Roma

“A mais bela recordação da Antiguidade Romana é sem sombra de dúvidas, o Panteão. Este templo sofreu tão pouco, que aparenta estar igual que na época dos romanos” – Stendhal.

Panteão | Um pouco de história

Antes em seu lugar havia outro edificio, mas um incêndio fez com que fosse destruido. Foi totalmente reconstruído por Adriano, entre 118 e 125.
Só chegou até nossos tempos tão bem conservado porque foi transformado em uma igreja.

Panteão - O que ver em Roma

Gravura realizada por Giovanni Battista Piranesi em 1756. O Piranesi fez gravuras de vários atrativos italianos, já mostrei outras gravuras dele de Paestum.

Essa transformação em igreja ocorreu em 608, e foi o primeiro templo pagão convertido a local de culto cristão. Neste momento recebeu o nome de “Santa Maria ad Martyres”, porque foi dedicada aos mártires cristãos, aqueles que foram perseguidos pelos romanos.

Como é o Panteão

O edifício do templo tem planta circular e a maior cúpula em concreto em massa do mundo com 43,44 metros de diâmetro. Pesa 4535 toneladas! E isso de concreto em massa significa que não tem em seu interior uma armadura de aço.
Panteão - O que ver em Roma
Panteão - O que ver em Roma
Na fachada se veem 16 colunas de granito, mais 4 na lateral. Todas medem 14 metros de altura. No friso, a parte que está acima das colunas se lê: “M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIVM.FECIT”= “Marco Agrippa, filho de Lúcio, cônsul por terceira vez, o construiu”.

Mas Agripa tinha construído o primeiro templo que sofreu o incêndio em 80 d.C., o templo atual foi obra de Adriano.

O que significa o nome Panteão

A palavra grega significa “pan” = todo e “theon” = dos deuses”. Portanto seria o templo de todos os deuses.

Quem está enterrado no Panteão

Aqui está enterrado o pintor Rafael Sanzio. Que morreu cedo porque levava uma vida muito boêmia. Como era o queridinho de Roma, além de ser um gênio, foi enterrado a modo de homenagem no Panteão.

Também se encontram as tumbas dos primeiros reis da Itália Unificada: Victor Manuel II e seu filho Humberto I.

5 Curiosidades sobre o Panteão

1. Está relacionado com um dito popular: “quello che non hanno fatto i barbari lo ha fatto Barberini”, ou seja, o que não fizeram os bárbaros, fizeram os Barberini. Já que o Papa Urbano (da Família Barberini) levou as últimas placas de bronze da entrada do Panteão para o Vaticano. Sabe para quê? Para construir o baldaquino de Bernini, o lugar onde o papa reza a missa na Basílica de São Pedro.

2. Ah, mais uns anos antes, Constantino II já havia levado grande parte do revestimento de bronze do telhado para decorar Constantinopla, atualmente, Istambul. Isso foi em 663, ou seja, o lugar já era uma igreja.
Panteão - O que ver em Roma
3. Sabe de onde veio o granito das colunas acinzentadas? De uma pedreira do Monte Claudiano, em Egito! Da pedreira, o granito devia chegar até o Nilo que estava a 100 km, para chegar até o porto romano de Ostia. Onde o granito era colocado em outros barcos para subir o Tíber até Roma. Pensa que acabou? Que nada. De onde eram descarregadas, no Mausoleu de Augusto ainda tinham 700 metros para chegar ao Panteão.
Panteão - O que ver em Roma
4. Na frente do Panteão se encontra uma fonte, que originalmente foi desenhada em 1.575 por Giacomo della Porta e esculpida em mármore por Leonardo Sormani. Mas esta fonte foi modificada em 1.711 por ordem do Para Clemente XI por Filippo Barignoni, quando se acrescentou ao projeto um obelisco egípcio de Ramses II \o/

5. No dia 21 de junho (solstício de verão) mais ou menos ao meio-dia a luz do sol penetra de forma perpendicular o templo.

Vlog do “Il dolce far niente” com o Panteão

Horários do Panteão

De segunda a sábado das 9:00 às 19:30 horas.
Domingos das 9:00 às 18:00 horas.
Feriados entre semana das 9:00 às 13:00 horas.
Fecha no dia 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio.

A entrada é gratuita.

Série – O que ver em Roma:
Fontana di Trevi

Planeje sua viagem para ITÁLIA

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: VENEZANÁPOLES | CAPRI | POSITANO |  SORRENTO | AMALFI | ROMA | FLORENÇA | MILÃO | BÉRGAMOAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Prove abaixo …

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi