Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 06 2012

Oscar Niemeyer é brasileiro

Avilés - Oscar Niemeyer

Era verão. Mas naquelas paragens do norte, o verão é um ser misterioso. Dias de sol? Até houveram, mas a temperatura não era aquela que costumamos chamar de “veraniega”. Com o céu meio acinzentado saímos de Oviedo em direção a Avilés.

Há alguns anos não teríamos tomado esta decisão. Íamos em busca da obra de um dos big5 da arquitetura. Estávamos em pleno safari urbano. Não éramos os únicos. Até Brad Pitt viajou para esta cidada asturiana para ver o que este arquiteto brasileiro estava aprontando.

Hoje o mundo, e isto é literal, chora a morte deste homem. Ele que conseguiu que nosso país fosse levado mais a sério, numa época que “Brasil” estava tão somente relacionado com bundas torneadas e muita festa.

Mudar uma imagem tão forte e apelativa não é para fracos. Ele não foi o único, mas seu nome como de poucos é internacional. Homem de palavras fortes, tal qual seus projetos. Que aliás não precisam sequer ser assinados. Qualquer pessoa é capaz de identificar um Niemeyer. Quantos artistas conseguem deixar esta marca. Apenas os gênios, que de vez em quando nascem para tornar o mundo mais suportável ou mais “vivível”.

Posts relacionados:
Museu Oscar Niemeyer – Curitiba
Niemeyer – curvas e muita bossa
O grande arquiteto brasileiro – Oscar Niemeyer

fotos e video: turomaquia_2011

3 Comentários

  1. Helo

    show!

    responder
  2. Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

    adorei! Bela homenagem!

    responder
  3. Carmen

    Excelente arquiteto!!! Seu trabalho é magnífico. Na Espanha, são conhecidos alguns de seus projetos, mas não todos, pela extensão do seu trabalho. Avilés tem um de seus projetos mais recentes, mas eu acho que o melhor de seu trabalho está em seu país: o Brasil. É muita sorte!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!