Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 06 2012

Oscar Niemeyer é brasileiro

Oscar Niemeyer

Era verão. Mas naquelas paragens do norte, o verão é um ser misterioso. Dias de sol? Até houveram, mas a temperatura não era aquela que costumamos chamar de “veraniega”. Com o céu meio acinzentado saímos de Oviedo em direção a Avilés.

Há alguns anos não teríamos tomado esta decisão. Íamos em busca da obra de um dos big5 da arquitetura. Estávamos em pleno safari urbano. Não éramos os únicos. Até Brad Pitt viajou para esta cidada asturiana para ver o que este arquiteto brasileiro estava aprontando.

Hoje o mundo, e isto é literal, chora a morte deste homem. Ele que conseguiu que nosso país fosse levado mais a sério, numa época que “Brasil” estava tão somente relacionado com bundas torneadas e muita festa.

Mudar uma imagem tão forte e apelativa não é para fracos. Ele não foi o único, mas seu nome como de poucos é internacional. Homem de palavras fortes, tal qual seus projetos. Que aliás não precisam sequer ser assinados. Qualquer pessoa é capaz de identificar um Niemeyer. Quantos artistas conseguem deixar esta marca. Apenas os gênios, que de vez em quando nascem para tornar o mundo mais suportável ou mais “vivível”.

Posts relacionados:
Museu Oscar Niemeyer – Curitiba
Niemeyer – curvas e muita bossa
O grande arquiteto brasileiro – Oscar Niemeyer

fotos e video: turomaquia_2011

3 Comentários

  1. Helo

    show!

    responder
  2. Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

    adorei! Bela homenagem!

    responder
  3. Carmen

    Excelente arquiteto!!! Seu trabalho é magnífico. Na Espanha, são conhecidos alguns de seus projetos, mas não todos, pela extensão do seu trabalho. Avilés tem um de seus projetos mais recentes, mas eu acho que o melhor de seu trabalho está em seu país: o Brasil. É muita sorte!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!