Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 18 2016

Oplontis: vila romana soterrada pelo Vesúvio

Pompéia e Herculano são super famosas. As cidades soterradas pelas cinzas da erupção do Vesúvio no ano 79 d.C. Mas outros locais próximos ao vulcão também sofreram e despareceram por anos. Até serem redescobertos entre os séculos 18 e 19. Um destes locais próximos à Pompéia – Oplontis.

A mancha mostra a região afetada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C.

A vila foi por muito tempo um mistério. A Tábula Peutingeriana, que era um mapa com os itinerários existentes entre as diversas calçadas romanas indicavam sua existência. Até que no século 18, Francesco La Vega descobriu sua exata localização. Mas algumas estruturas, apenas foram encontradas em 1970!
Oplontis
Oplontis também é Patrimônio Mundial da Humanidade. Dentro de sua estrutura apenas se pode visitar a Vila Poppea Sabina. Leva o nome daquela que se acredita foi sua dona ou mais célebre moradora, a segunda esposa de Nero.
Oplontis
A história de vida desta mulher é escabrosa. Primeiro foi casada com Rufrio Crispino. Depois com o General Oto, quem lhe ofereceu como amante a Nero, para que exercesse influência sobre ele. E que influência teve!

Ela lhe convenceu a matar sua mãe, depois a se divorciar e matar sua primeira esposa, Claudia. Com o caminho livre, casou-se com Nero e se converteu em imperatriz romana. Mas acabou de forma trágica como suas vítimas. Nero estava meio bêbado e deu um pontapé em sua barriga. Ela estava grávida, sofreu um aborto e acabou falecendo. Nero chorou e chorou. Dizem que até se apaixonou por um travesti que era a cara de Poppea!

O estado de conservação das pinturas da vila é impressionante, assim como da estrutura da imponente casa. Sua piscina mede 60 x 15 metros!!!
Oplontis
Oplontis
Oplontis
Para visitar a vila, vá até o sudoeste italiano. Se quiser conhecer todos os sítios arqueológicos do lugar, compre o bilhete de acesso à Pompéia, Herculano, Oplontis, Stabia e Boscoreale valido por 3 dias, por 22€.

mapa Oplontis: http://www.pompeiisites.org/allegati/Oplontis_120515053531.pdf

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. Paula Brum

    Pronto, pirei e preciso conhecer. Pat, assim você acaba com meu intuito de deixar a Italia longe de meus roteiros, pois quase não estou conseguindo viajar e sempre quero voltar e voltar. hahahaaa!!! BjO!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paulinha, desculpa 😉 Mas tenho a mesma dificuldade com a Itália e com a Grécia!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!