Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 18 2016

Oplontis: vila romana soterrada pelo Vesúvio

Pompéia e Herculano são super famosas. As cidades soterradas pelas cinzas da erupção do Vesúvio no ano 79 d.C. Mas outros locais próximos ao vulcão também sofreram e despareceram por anos. Até serem redescobertos entre os séculos 18 e 19. Um destes locais próximos à Pompéia – Oplontis.

A mancha mostra a região afetada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C.

A vila foi por muito tempo um mistério. A Tábula Peutingeriana, que era um mapa com os itinerários existentes entre as diversas calçadas romanas indicavam sua existência. Até que no século 18, Francesco La Vega descobriu sua exata localização. Mas algumas estruturas, apenas foram encontradas em 1970!
Oplontis
Oplontis também é Patrimônio Mundial da Humanidade. Dentro de sua estrutura apenas se pode visitar a Vila Poppea Sabina. Leva o nome daquela que se acredita foi sua dona ou mais célebre moradora, a segunda esposa de Nero.
Oplontis
A história de vida desta mulher é escabrosa. Primeiro foi casada com Rufrio Crispino. Depois com o General Oto, quem lhe ofereceu como amante a Nero, para que exercesse influência sobre ele. E que influência teve!

Ela lhe convenceu a matar sua mãe, depois a se divorciar e matar sua primeira esposa, Claudia. Com o caminho livre, casou-se com Nero e se converteu em imperatriz romana. Mas acabou de forma trágica como suas vítimas. Nero estava meio bêbado e deu um pontapé em sua barriga. Ela estava grávida, sofreu um aborto e acabou falecendo. Nero chorou e chorou. Dizem que até se apaixonou por um travesti que era a cara de Poppea!

O estado de conservação das pinturas da vila é impressionante, assim como da estrutura da imponente casa. Sua piscina mede 60 x 15 metros!!!
Oplontis
Oplontis
Oplontis
Para visitar a vila, vá até o sudoeste italiano. Se quiser conhecer todos os sítios arqueológicos do lugar, compre o bilhete de acesso à Pompéia, Herculano, Oplontis, Stabia e Boscoreale valido por 3 dias, por 22€.

mapa Oplontis: http://www.pompeiisites.org/allegati/Oplontis_120515053531.pdf

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. Paula Brum

    Pronto, pirei e preciso conhecer. Pat, assim você acaba com meu intuito de deixar a Italia longe de meus roteiros, pois quase não estou conseguindo viajar e sempre quero voltar e voltar. hahahaaa!!! BjO!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paulinha, desculpa 😉 Mas tenho a mesma dificuldade com a Itália e com a Grécia!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nas entranhas da obra da espanhola Cristina Iglesias. Para ver mais Inhotim, é só ir no @arte_365 
#inhotim #museumlovers #cristinaiglesias #artecontemporanea #minasgerais
  • Se existe um museu ao ar livre mais fotogênico que o Inhotim, eu desconheço 😉 💁🏽‍♀️ A entrada ao museu custa R$44,00, o complexo abre de terça a domingo. Hoje, quarta-feira, a entrada é gratuita. ⚠️ Sem fazer uma maratona artística é impossível visitar tudo apenas num dia. Para tanto, são necessários 2 dias. 🏃🏽‍♂️ Se você não quer caminhar muito ou quer maximizar o tempo da visita, pague para usar o sistema de carrinhos do complexo, que te levam e trazem por todos os caminhos.

#inhotim #museumlovers #minasgerais #brumadinho #arte
  • Isso aqui é um pouquinho de Inhotim ió ió 😉

#inhotim #minasgerais #brumadinho #arte #jardins
  • Uma beleza chamada ... Belo Horizonte 💕💕💕 #belohorizonte #pracadaliberdade #minasgerais #palmeras🌴
  • Felicidade em forma de cheesecake da @confeitariacuritibana no tour mais doce de Curitiba - @curitidoce 
Vai para Curitiba? Não pensa duas vezes, participe de um dos tours. Além das degustações, risadas e histórias de vida inspiradoras, como da Raabe da @anneschuartz ou da @ninaromano_patisserie ❤️❤️❤️ #curitidoce #curitibalovers #foodporn #vidadoce #curitiba
  • Metrô Saldanha Lisboa. Numa época em que os professores não são valorizados, ou seja, uma época triste, nefasta 😪

#metrolisboa #lisboalovers #educacao #lisboa #metrosaldanha

Follow Me!