Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 07 2018

Onde ver os campos de lavanda na Provence

Nem esperávamos ver os campos de lavanda. Como o verão demorou a dar as caras, a floração podia atrasar dias ou semanas. Mas que nada, vimos vários campos em diferentes momentos da viagem.

É certo que em alguns lugares, as lavandas ainda não estavam super roxas, mas sinceramente onde faltou cor, sobrou emoção e o aroma delicioso que ainda posso sentir só com fechar os olhos.

Quando ver os campos de lavanda na Provence

A primeira pergunta seria quando e não onde. Normalmente, a floração acontece de mediados de junho a agosto. Também varia dentro da Provence por região, como mostra o mapa do excelente site: Les Routes de Lavande.
Onde ver os campos de lavanda na Provence
Pelo mapa você pode ver que em alguns lugares a floração vai apenas até 15 de julho, enquanto em outros até 10 de agosto.

Onde ver os campos de lavanda – o site “Les Routes de la Lavande”

No site além da época da floração a cada ano, também existem itinerários para ver os campos. Um dos itinerários mais famosos se encontra no Plateau de Valensole, são 188 km, uma autêntica caça à lavanda perdida, que segundo o site se cumpriria em 2 horas e 54 minutos. É divertido, é como uma gincana, uma caça ao tesouro.
Onde ver os campos de lavanda na Provence

Onde ver os campos de lavanda – Plateau de Valensole

As primeiras lavandas que vimos estavam nas calçadas de Cassis. Olha só a minha alegria, neste momento nem imaginava o que vinha pela frente. campos intermináveis de cor roxa e rosa.
Onde ver os campos de lavanda na Provence
De Cassis fomos à Manosque para visitar a Fábrica da Occitane. De lá pegamos estradas secundárias para chegar a Moustiers Ste-Marie. Neste caminho vimos muitos campos. Apenas uma recomendação, escolha parar em lugares onde há espaços para carros. Muitas destas estradas sequer estão providas de acostamentos. Parar em qualquer lugar, nem que seja rapidinho, pode te render uma bela multa 🙁
Onde ver os campos de lavanda na Provence
Junto as lavandas ou lavandins, sim, porque descobri um mundo botânico nesta viagem, vimos uns campos cor de rosa enormente fotogênicos, que estou tentando descobrir o que eram, talvez espliegos. Se alguém souber, por favor me dê uma luz.
Onde ver os campos de lavanda na Provence
Encontrei um ótimo gráfico no site Cremitas Verdes, mas tenho que ser sincera, não posso afirmar ao 100% o que fotografamos, mas o que importa, foi muito emocionante 😉
Onde ver os campos de lavanda na Provence
Ponto de localização: coloque no GPS – Lavandes Angelvin (Route Manosque D6). Neste lugar, duas árvores solitárias fazem de fundo perfeito para as fotos. Na frente dos campos, um grande estacionamento e na temporada um posto de vendas de uma marca local, que vende sabonetes e óleos essenciais de lavanda.

Onde ver os campos de lavanda – de Moustiers Ste-Marie a Goult

Neste dia voltaram a aparacer campos enormes com as flores cor de rosa. Estávamos na D953, em direção a Goult. E nesta mesma estrada encontramos lado a lado, as lavandas com suas aparentes irmãs rosadas. Isto foi um pouco antes de chegar à cidade de Valensole, onde tomamos café da manhã. Também paramos diante de um campo de trigo ao lado das misteriosas flores cor de rosa.
Onde ver os campos de lavanda na Provence
Neste caminho vimos campos pontuados com flores vermelhas que pareciam saídos de uma tela de Van Gogh. Isto foi depois de passar por Valensole.
Onde ver os campos de lavanda na Provence
E bem próximo a Goult, numa propriedade vigilada por dois leões uns campos lindos. Estávamos na estrada de Goult a Bonnieux.
Onde ver os campos de lavanda na Provence
Pontos de localização: estrada D953 de Moustires-Sainte-Marie a Valensole (que é uma graça!). Depois a D6 até Manosque e a D900 até Goult. A propriedade com os leões fica na D36, demos com ela saindo de Goult em direção a Bonnieux (a terra do pão).

Onde ver os campos de lavanda – de Gordes a Isle Sur La Sorgue

No caminho do “Village de Bories” (que fica do lado de Gordes) a L’ isle-sur-la-Sorgue, outro campo lindo de morrer na D901.
Onde ver os campos de lavanda na Provence

Onde ver os campos de lavanda – Les Baux de Provence

Não eram campos, mas algumas lavandas que deixavam ainda mais deslumbrante a zona do Chateau. Esta cidade, que segundo a Natália, conta apenas com 18 habitantes foi uma das maiores surpresas da viagem!
Onde ver os campos de lavanda na Provence

Onde ver os campos de lavanda – Sault

A Natalia do Destino Provence, posta diariamente sobre a região, além de realizar ensaios fotográficos nos campos de lavanda. Veja a região de Sault, que eu não visitei, no instagram da Natália: https://www.instagram.com/destinoprovence/
Destino Provence

Onde ver os campos de lavanda – a decepção

Tinha uma grande expectativa com o cenário da Abadia Notre-Dame de Sénanque. Tinha visto tantas fotos legais, que a decepção foi grande.

As lavandas estavam bem caidinhas. Mas até aí tudo bem, a natureza não se rege pelos nossos desejos. Mas o pior foram as placas ofensivas e as cercas que rodeavam as lavandas. Achei bastante desagradável que um centro religioso tivesse este tipo de atitude, quando a maioria dos campos comerciais permitem que as pessoas transitem pelas flores.

Nas placas advertiam que se alguma pessoa saltasse a cerca, a polícia seria chamada. Mas esta foi a minha experiência, pode ser que você vá até lá e adore 😉

Planejando sua viagem para Paris e para a Provence

Planejamento ViagemVeja todos nossos posts: da PROVENCE e de PARIS

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: PARISCASSIS | MARSEILLE | MOUSTIERS SAINTE-MARIE | LUBERON| AVIGNON | NIMES | AIX-EN-PROVENCE | LES BAUX DE PROVENCE | SAINT-RÉMY-DE-PROVENCE . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Videos da Provence – Programa “da lavanda perdida”

Vídeos em breve!

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Beatriz

    Oi Tudo bem?
    Quais de julho vcs visitaram a região?
    Pretendo ir na segunda semana de julho… será que as lavandas ainda estarão bonitas?
    Eu nao encontrei esse informação no texto.
    Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Beatriz, fomos de 14 a 29 de JUNHO, ñ foi em julho. Em teoria, a flor fica mais roxa em julho. Mas isso depende muito do tempo, chuvas, seca, etc. Por volta de 10 de julho, costuma ser o pico da flor e a colheita por volta de 15 de julho.
      Qualquer dúvida, pergunte 😉

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem
  • Já estou produzindo o primeiro vídeo de Veneza para a continuidade da série “il dolce far niente”, o que você gostaria de ver nos vídeos de Veneza?

#laserenissima #venezalovers #veneza #italialovers #beautifulstreet
  • Dica Madri: tomar café da manhã ou um lanche no delicioso @mamaframboise Não deixe de provar o croissant de framboesa. O local mais tradicional é o da Calle Fernando VI, 23. 
Este endereço combina com uma visita às exposições da @mapfrefcultura ou ao Museu Arqueológico Nacional.

Qual é tua recomendação de confeitaria ou café em Madri?

#mamaframboise #madridlovers #foodporn #madri #madridfoodie
  • A maioria das cidades já oferece um cartão turístico para visitar seus atrativos. Muitos realmente não valem a pena, mas será que o Innsbruck Card vale o que custa? A resposta no post de hoje no www.turomaquia.com ou clique no link da bio. 
#myinnsbruck #innsbruckcard #innsbrucklovers #austrialovers #casascoloridas

Follow Me!