Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 21 2017

O que representa um quadro intitulado “Ecce Homo”?

O que representa um quadro intitulado “Ecce Homo”?

Os quadros titulados: “Ecce Homo”, mostram a cena em que Poncio Pilatos aparece com Jesus diante da multidão e pronuncia estas duas palavras, que significam: “Eis aqui o homem” ou “Este é o homem”. É o momento em que divulga o veredito final de condenação.
Ecce Homo

O “Ecce Homo” de Bosch

Bosch pintou esta cena, mais de uma vez. Neste quadro que se encontra em Frankfurt (acima) o mais interessante é a dinâmica estilo “desenho em quadrinhos”. O artista colocou frases que funcionam como os globos dos gibis. Bem ao lado de Poncio Pilatos, se lê a própria “Ecce Homo”. A frase vertical que parece que sai da multidão, diz: “Crucifige Eum” (“Crucifiquem-no”) e outra na lateral esquerda em diagonal: “Save nos Christe Redemptor” (“Salve-nos Cristo Redentor”). Neste canto esquerdo há umas figuras que foram apagadas, provavelmente eram os doadores do quadro. Aqueles que pagaram pela sua execução.

Existem símbolos que na Idade Média estavam diretamente relacionados com o mal:

  • Atrás de Poncio Pilatos (figura ao lado de Jesus com o grande turbante branco na cabeça) se vê na janela uma coruja.
  • Na lateral direita, no escudo que está recortado, um grande sapo.
  • Ao fundo, uma bandeira turca, este povo era considerado o inimigo de Deus, porque controlava os lugares sagrados dos cristãos.

Os quadros de Bosch evocam mensagens moralizantes, do que era certo ou errado. Um exemplo disso é a multidão, seu grito de “Crucifiquem-no” transfigura seus rostos. Quase já não são humanos. O animal que todos carregam, vem à tona, através da perversidade de mandar à cruz o filho de Deus.
Ecce Homo
O pintor mais ou menos na mesma época realizou outro Ecce Homo, mas este se encontra no Museu de Arte de Filadélfia (pintura acima).

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Bosch no TOP100Arte

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!