Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 05 2019

O que fazer em Herculano | Itália | Guia de visita Herculano

Pompéia x Herculano

Se Pompéia é maior, Herculano está melhor conservada. A cidade com o traçado definido no século IV a.C. foi soterrada pelo Vesúvio em 79 por uma coluna de cinzas entre 16 e 19 metros.

No começo da erupção, os ventos protegeram a cidade, o que não aconteceu com Pompéia. Ao anotecer daquele dia, uma coluna de cinzas aquecidas a 500 graus atingiu Herculano, matando seus habitantes e ao mesmo tempo conservando seu estilo de vida de uma forma impressionante.

A cidade esteve esquecida até 1711, quando o príncipe austríaco Elboeuf mandou construir um poço numa de suas propriedades e deu com restos de Herculano. Apesar de isso ter acontecido em 1711, as excavações apenas começaram em 1738 sob o comando do Rei Carlos de Borbón.

A cidade era pequena, praticamente um balneário junto ao mar. Contava com 20 hectares e uns 4.000 habitantes. Atualmente apenas se escavaram a céu aberto 4,5 hectares. As primeiras escavações se realizaram em galerias.

Por exemplo o teatro continua baixo terra, a uns 25 metros de profundidade. Visitas experimentais estão sendo realizadas alguns dias do ano, são guiadas e custam 15€.
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano

O que fazer em Herculano – A entrada

A entrada à cidade é de cinema. Cruzamos um túnel e diante de nós aparece a cidade balneário de Herculano. Vista desde cima parece quase de mentira. E desde ponto de vista da entrada é como se ela tivesse adormecido, esperando nossa visita.

Vale a pena investir num audio-guia.
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano

Herculano – o que não devo perder

O que fazer em Herculano

Fornici (1)

Logo na entrada verá os Fornici. Estes edifícios abrigavam os armazéns portuários e as pequenas embarcações. O mar estava bem mais perto da cidade antes da erupção.

Em 1.980 aqui se encontraram 300 esqueletos humanos. Acredita-se que estas pessoas tentaram se refugiar por aqui ao ver que era impossível chegar até a praia. Levavam consigo joias e moedas. Acabaram morrendo devido a elevada temperatura das nuvens de cinzas.

Em 1982, aqui desenterraram um barco romano de 9 metros de comprimento!
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano

Terme Suburbane (3)

Catalogado como o complexo termal melhor conservado da Antiguidade. Edificado no começo do século I d.C., ou seja, no mesmo século da erupção.

Casa del Rilievo di Telefo (7)

A segunda maior casa de Herculano com 1.800 metros quadrados e vista panorâmica ao mar. Tinha 3 andares. O mais louco de Herculano é que estruturas em madeira foram conservadas e dá para ver algumas construções em andares.

Esta casa é a das colunas vermelhas, lembra que já comentei que a antiguidade greco-romana não era branquinha como a gente imagina e sim multi-colorida!

Esta casa provavelmente fosse de Marcus Nonius Balbus, governador de Creta e parte da atual Líbia. Sua tumba se encontra perto da casa.

O nome da casa foi dado pelo relevo encontrado com o Mito de Telefo.
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano

Os arqueólogos conseguiram remontar o teto de madeira desta casa, com as quase 250 peças encontradas, algumas junto à praia. A madeira havia quedado incrustrada na areia úmida, que permitiu sua conservação e ainda esteve debaixo de uma capa de rocha sem ser atingida pelo ar!

Taberna di Priapo (9)

Tanto em Herculano como em Pompéia se veem muitas tabernas. Esta é uma das mais destacadas em Herculano. Nelas as pessoas do povo normalmente almoçavam, sim normalmente comiam esta refeição fora de suas casas, porque não tinham a estrutura para preparar refeições quentes em suas casas.

Grande Taberna (10)

Com um mostrador revestido de mármore, onde se encontravam os “dolia”, barris. Em seu interior há afrescos do “quarto estilo”.

Os afrescos romanos

Os afrescos romanos podem ser divididos em 4 estilos e é fácil identificá-los:

1o. estilo: imitava a estrutura da parede, era como uma extensão da própria parede. Também denominado incrustração. Neste estilo se utilizavam retângulos de mármore, mas como era algo caro, muitos pintores passaram a imitar este material.

2o. estilo: de perspectiva, com a reprodução de elementos arquitetônicos e o emprego da ilusão de ótica. Este estilo foi muito usado no mundo helenístico.

Neste estilo, busca-se enganar nosso olhar. Dar a impressão de que estamos olhando através de uma janela e não que estamos diante de uma parede.

3o. estilo: oriental, com cores intensas e elegantes, conhecido também como classicismo augusto. Em alguns casos, nos centros das paredes pintavam cenas bucólicas da zona rural.

4o. estilo ou fantástico: difundido depois de 62 d.C., após o terremoto que sofreu esta região. Era uma fusão dos 3 estilos anteriores.
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano

Taberna Vasaria(11)

Nesta taberna se encontraram grandes quantidades de ânforas de vinho, todas do mesmo tipo e com uma inscrição em grego e de cor preta. Pelo que, acredita-se que na verdade não era uma taberna, mas sim uma loja em que se vendiam ânforas.

Palestra(12)

Era a academia dos antigos, já que seu usava predominantemente para a prática esportiva. Foi construída na época de Augusto, portanto entre 27 a.C. e 14 d.C.

Casa del Gran Portale (14)

O primeiro destaque é o portal que se construiu depois do terremoto de 62 d.C. Também vale a pena ver os afrescos do quarto estilo. Para criar a ilusão de um espaço verde, em suas paredes vemos um jardim.

Pistrinum e Bottega di Sex. Patulcus Felix (15)

Nesta parte do complexo se veem as duas únicas pistrinas encontradas (padarias). Elas são menores do que as de Pompéia, porque nas casas se encontraram moinhos manuais, portanto em Herculano muitas pessoas moiam o trigo nas suas próprias casas.

Bottega del Pumbarius(17)

Aqui era a casa do encanador e artesão do metal. Foram encontrados tubos, candelabros de bronze e adornos de ouro, prata e bronze. O legal é ver que uma planta superior se conservou de forma parcial.

Casa del salone negro(18)

Não perca os afrescos refinados do quarto estilo e o chão de mosaicos.

Bottega ad Cucumas (19)

O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano Achei incrível o “cartaz-afresco” da entrada, que mostra quatro jarras de dsitintas cores com os preços, ou seja, um cardápio de uma taberna. Acima das jarras lê Sancus e se vê a figura de Semo Sancus, divindidade sobre a qual se jurava quando se realizavam negócios.

Bottega (20)

O louco deste edifício é que se conservou o sotão e o entrepiso superior que se subia por meio de uma escada, na qual se percebe uma viga carbonizada.

Sede degli Augusti (24)

Uma das formas de elevar o status social na época romana era converter-se em sacerdote augustal. É era aqui que se encontrava seu “colégio” em Herculano em meio da vida política, religiosa e comercial.

Termas: masculina e feminina(26 e 27)

Entre pela construção em si e pelos mosaicos.

Casa de Nettuno e Anfitrite (29)

A casa ganhou este nome pelo lindo mosaico mural que decora uma das estâncias. Mas há outro mosaico que vale a visita no lado norte, onde se vê um ninfo com conhas e espuma de lava. Sobre ele umas máscaras teatrais de mármore. NO atrio se encontraram fragmentos de duas placas de mármore pintadas em vermelho, numa delas se lê a assinatura do artista: “Alexandro, o Ateniense, o pintou”.
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano

Bottega (30)

Esta loja vendia gêneros alimentícios. Dá para ver parte de uma cozinha e algumas das estâncias do andar superior da casa. Observe a decoração em madeira da loja, com suas estantes, uma parte mais alta com parapeito para as ânforas de vinho.

Casa dell´Atrio a Mosaico (33)

Outra mansão com vistas panorâmicas e com paredes pintadas no “quarto estilo”.

Casa del Tramezzo di Legno (36)

Esta era uma casa de aluguel, que abrigava várias famílias no andar superior. Está praticamente estruturada com uma armação de madeira. Uma técnica que não se considerava muita sólida, fiável e que facilmente sofria incêndios. Em Pompéia não foi utilizada, mas foi provada em Herculano, que era considerada uma cidade vanguardista, que recebia bem as inovações procedentes da próxima Neapolis (a atual Nápoles).
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano

Casa dello Scheletro (42)

Admire algumas de suas paredes cobertas de afrescos.

Villa dei Papiri (44)

Aqui se encontrava o coração da moderna cidade de Herculano. Esta mansão abrigava uma coleção de arte e papiros espetacular. Tanto que seu nome provém da biblioteca, descoberta em 1785, que continha 1784 papiros carbonizados. É a única biblioteca da antiguidade que chegou até nossos dias \o/

Provavelmente esta foi a casa do cônsul Lucius Calpurnius Psio, sogro de Julio Cesar. Grande parte do que se encontrou você viu no Museu Arqueológico de Nápoles. Clique aqui para aceder ao Guia gratuito deste museu.

Este palácio de mais de 220 metros de largura e com mais de 80 estátuas, foi o modelo usado por Jean Paul Getty para criar seu próprio museu em Malibu.
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano

Os papiros de Herculano

Sobre a descoberta dos papiros achei interessante este artigo de Hermano Roberto Thiry-Cherques:

“Na manhã de 17 de outubro de 1752, os operários que escavavam a vila a nordeste do teatro, nas ruínas do que fora Herculano, deram com a entrada de um pequeno quarto.

Contornava toda a peça uma estante semicarbonizada, da altura de um homem, entulhada com o que aparentava ser carvão guardado para o inverno. No entanto, disposta bem no centro da peça, uma escrivaninha dupla deixava evidente que ali havia sido um gabinete de estudos.

Soube-se, depois, que o que repousava nas estantes não era carvão, mas exatos 1.784 rolos de papiro enegrecidos pelo tempo. Esses operários viam, pela primeira vez desde a grande erupção do Vesúvio, que, em 79, soterrou as cidades de Pompéia e de Herculano, a biblioteca de um estudioso: o depositário dos manuscritos de Filodemo de Gadara (110-35 a.c.).

Os papiros continham obras de Horácio, de Ovídio, de Plínio o Velho e, sobretudo, do próprio Filodemo, um poeta e filósofo epicureu, contemporâneo de Horácio e de Cícero. Lia-se com dificul- dade a parte exposta dos rolos. A prosa grega do século I é difícil por si mesma e a tinta era de um negro carregado, que pouco aparecia contra um fundo ligeiramente mais brilhante ou outras vezes cinza ou bronze escuro. Não era possível desenrolar os papiros.”

Para ler o texto na íntegra, clique em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/8007/6759
O que fazer em Herculano - Itália - Guia de visita Herculano

Guia de visita Herculano – Como ir de Nápoles a Herculano

É muito fácil chegar a Heculano de Nápoles ou de Sorrento, basta com pegar a Linha Circumvesuviana. O trem que vai de Nápoles a Sorrento e tem uma parada chamada – Ercolano Scavi.

Se você estiver num cruzeiro e parar no Porto de Nápoles pode pegar a Linha Circumvesuviana na Estação de Porta Nolana ao invés de ir até a estação central (Garibaldi).

Quando chegar a Herculano, deve caminhar uns 550 metros até o sítio arqueológico, no vlog abaixo eu mostro o caminho. Mas não se preocupe porque está bem sinalizado e é uma reta 😉
Como chegar a Herculano
De Nápoles a Herculano, a passagem de trem custa 2,20€ e você pode comprar o bilhete na estação no mesmo dia da viagem. O preço é o mesmo comprando antes ou na hora.

Se quiser visitar Herculano e Pompéia no mesmo dia, acorde cedo. Para ir de um sítio a outro pode voltar a pegar o trem, o bilhete entre os dois sítios arqueológicos custa 1,50€.

Para ver os horários do trem da Linha Circumvesuviana, clique aqui.

Mecenas do post: Danuzia Porto

Guia de visita Herculano – vlog com todos os detalhes da visita

Guia de visita Herculano – Informações práticas

Horário:
Del 1/04 a 31/10: das 8:30 às 19:30 horas (ultima entrada às 18:00 horas)
De 1/11 a 31/03: das 8:30 às 17:00 horas (ultima entrada às 15:30 horas)
Dias que não abre: 1 de janeiro e 25 de dezembro.

Entrada: 11€

Site: http://ercolano.beniculturali.it

Planeje sua viagem para ITÁLIA

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: NÁPOLES | CAPRI | POSITANO | SALERNO | SORRENTO | AMALFI | ROMA | FLORENÇA | MILÃO | BÉRGAMOAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nas entranhas da obra da espanhola Cristina Iglesias. Para ver mais Inhotim, é só ir no @arte_365 
#inhotim #museumlovers #cristinaiglesias #artecontemporanea #minasgerais
  • Se existe um museu ao ar livre mais fotogênico que o Inhotim, eu desconheço 😉 💁🏽‍♀️ A entrada ao museu custa R$44,00, o complexo abre de terça a domingo. Hoje, quarta-feira, a entrada é gratuita. ⚠️ Sem fazer uma maratona artística é impossível visitar tudo apenas num dia. Para tanto, são necessários 2 dias. 🏃🏽‍♂️ Se você não quer caminhar muito ou quer maximizar o tempo da visita, pague para usar o sistema de carrinhos do complexo, que te levam e trazem por todos os caminhos.

#inhotim #museumlovers #minasgerais #brumadinho #arte
  • Isso aqui é um pouquinho de Inhotim ió ió 😉

#inhotim #minasgerais #brumadinho #arte #jardins
  • Uma beleza chamada ... Belo Horizonte 💕💕💕 #belohorizonte #pracadaliberdade #minasgerais #palmeras🌴
  • Felicidade em forma de cheesecake da @confeitariacuritibana no tour mais doce de Curitiba - @curitidoce 
Vai para Curitiba? Não pensa duas vezes, participe de um dos tours. Além das degustações, risadas e histórias de vida inspiradoras, como da Raabe da @anneschuartz ou da @ninaromano_patisserie ❤️❤️❤️ #curitidoce #curitibalovers #foodporn #vidadoce #curitiba
  • Metrô Saldanha Lisboa. Numa época em que os professores não são valorizados, ou seja, uma época triste, nefasta 😪

#metrolisboa #lisboalovers #educacao #lisboa #metrosaldanha

Follow Me!