Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 18 2011

O que fazer em Arequipa – Peru




Arequipa é mais “velha” que a maioria das cidades brasileiras. Isso sem contar sua vida inca, anterior à chegada dos espanhóis ao continente. Como cidade castelhana foi fundada no dia 15 de agosto de 1540. Seu centro histórico, exemplo de uma mistura genial da arquitetura española + local, fez com que obtivesse o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

Só este fato já é uma razão de peso para colocá-la no teu roteiro peruano. Mas tem outra bem forte, que diz respeito à própria saúde do viajante. É um excelente destino entre Lima e Cuzco, ou entre Lima e Puno. Por quê? Está a 2.325 metros de alitude, isso permite que teu corpo vá se acostumando pouco a pouco a altura. Porque vou dizer uma coisa, eu tive o tal do mal de altura e não é para nada agradável!

Para desvendar a “Cidade Branca”, comece sua visita pelo Mirante Carmen Alto. Está a 6 km do centro histórico. De lá nos mandamos para outro mirante, o de Yanahuara. Ao lado a Igreja de San Juan de Yanahuara, de 1750. Fique ligado na fachada da igreja, e encontrará alguns símbolos que não são cristãos e sim incas! Daí a arquitetura fusão: española + local.
Arequipa - Peru
Arequipa - Peru

Próxima parada: Convento de Santa Catalina. No meio da visita, entre no café e descanse um pouco. Terminando a visita, caminhe até a Igreja da Companhia de Jesus. Sua construção começou em 1590, a fachada é de 1698. Uma loucura a talha realizada na pedra. Que aliás saiu da Pedreira do Vulcão Misti, um dos 3 que rodeiam a cidade. A pedra é porosa, e me lembrou um pouco nossa pedra-sabão. Os claustros da Companhia de Jesus, onde viviam os jesuítas, foram transformados em uma espécie de shopping. Vale a visita, o edificio está ao lado da igreja.

Veja nosso post sobre o hotel que escolhemos e aqueles que escolheríamos para uma próxima viagem, clicando aqui.

Arequipa - Peru
Arequipa - Peru Arequipa - Peru
Arequipa - Peru
Arequipa - Peru
Arequipa - Peru Arequipa - Peru
Como você já deve estar um pouco cansado, pegue um táxi que por uns 4 nuevos soles te vai deixar no Restaurante Sol de Mayo. Depois, é só pegar outro para voltar ao centro histórico. Após o almoço, você tem um encontro com a menina mais famosa do Peru – Juanita. Um múmia com mais de 500 anos. É só ir até o Museu Santuários Andinos. Como o museu é uma geladeira, após a visita nada melhor que caminhar e pegar um solzinho. Vá em direção à fonte da Plaza de Armas. Preste atenção na escultura. Uns dizem que é um soldado, que avisava de qualquer coisa estranha que passava na cidade. Outros dizem que na verdade era a figura de um anjo. Que o pobre perdeu suas asas com os terremotos que castigaram a cidade! É o turututú!
Arequipa - Peru

Passou pela praça, viu a catedral de estilo neoclássico (século 19),  ao lado procure “Pasaje de la catedral”. Uma rua de pedestres cheinha de cafés, lojinhas, pizzarias e bares. Perfeita para degustar um cafezinho. Se tiver um pinguinho de fome, coma algo, para chegar a próxima parada sem fome. Assim, quem sabe pode resistir um pouco mais as tentações da Chocolateria La Ibérica. Ou a um típico “queso helado”, que vai encontrar praticamente a cada esquina da cidade.
Arequipa - Peru
Com tantas delicias provadas, talvez este seja o momento de ir ao hotel, tomar um banhinho antes do jantar. O Restaurante Chicha tem gente que ama, e outros acham que deixa a desejar. Outra possibilidade é o Zingaro. Depois, cama. Porque ou você vai acordar cedo para pegar o ônibus para Puno. Ou vai madrugar para fazer uma imersão no Valle del Colca.

Veja todos nossos posts do PERU

Para ver mais hotéis em Arequipa, clique aqui.

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um cupom de desconto \o/ Clique aqui e escolha o cupom de desconto que melhor se adapte à sua viagem!

Posts relacionados:
Mirante Carmen Alto – Arequipa
Visitando Juanita e Sarita em Arequipa
Chocolates made in Peru – La Ibérica
Convento de Santa Catalina – uma grande cidade dentro de outra
Restaurante Sol de Mayo – Onde comer em Arequipa

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga a gente no Google+
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia
Veja nosso dia dia nas Canárias e as viagens em tempo real no Snapchat – Turomaquia. .

fotos: turomaquia_2011

27 Comentários

  1. jusseli maria rocha

    estive por um único dia,26/01/2012, em Arequipa. Lendo teu relato, reforcei a certeza de que devo voltar, desta vez parapassar mais tempo e fora de excursão. Abraço. Jusseli

    responder
    • Patricia de Camargo

      Jusseli, e eu quero voltar e fazer a parte norte do Peru 🙂
      Beijos

      responder
  2. Izilda Pirani

    Vou em novembro com uma amiga. Obrigada pelas dicas, achei ótimo.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Izilda, vocês vão adorar o Peru, eu me surpreendi muito. A viagem foi muito melhor do que eu esperava!

      responder
  3. Irma

    Pessoal…sou casada com um peruano de Arequipa e ja morei la, e a cidade e MARAVILHOSA!!! Eu recomendo!

    responder
  4. Neide

    Ola estou programando a viagem para setembro e crtamente ap’os ler as informacoes da Patricia e a Irma a cidade de Arequipa esta inserida no projeto de viagem.

    responder
  5. Tania

    Patricia, é possivel fazer esse roteiro sozinha, sem agencia de viagens, voce fez sozinha. E o roteiro ideal a que que voce se refere da pra fazer em 15 dias e sozinha. obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Tania, eu contratei os serviços locais em cada cidade através da Setours. E não se preocupe, dá para fazer sozinha, sem excursão. Tomando os cuidados que vc tomaria em qualquer lugar do mundo. Para mim, apenas me advertiram sobre sair sozinha a noite em Lima, e sobre os táxis que tomaria para retornar ao hotel. Para evitar a necessidade de pegar táxi em Lima, tente ficar em Miraflores, e contará com muitos restaurantes, bares e lojas por perto!

      O roteiro ideal em 15 dias é corrido, o ideal seriam 20 dias.

      Um abraço!

      responder
  6. Sandra

    Patricia, vc saberia me dizer se é perigoso ir de carro de Cusco até Arequipa ? Eu e o meu marido faremos a Trilha de Salkantay e depois alugaremos um carro para ir até Arequipa.
    Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Sandra, realmente ´sei, mas posso perguntar para uma amiga peruana, quando vcs vão?

      responder
  7. steph

    adorei seu blog de viagem!
    a maneira que vc organizou está ótima!
    e o jeito que vc conta o roteiro também faz parecer mais simples^^.
    estarei indo pra lá em setembro =D

    responder
    • Patricia de Camargo

      Steph, brigaduuuu 🙂 Vc vai adorar o Peru! Depois passa aqui e me conta como foi.
      Beijos

      responder
  8. Lívia

    Patricia, adorei seu blog! Tudo muito explicado e as fotos encantadoras.
    Mudei meu roteiro por sua causa rs. Agora vou para Arequipa.
    Pensei em fazer de ônibus Lima-Arequipa. Chegando por volta das 8:00 em Arequipa.
    Você acha que deveria passar mais que um dia em Arequipa, ou saindo por volta das 21h posso fazer tudo que você fez?
    Outra dúvida, voce fechou os serviços locais com a Setours no Brasil ou lá mesmo?
    Pretendia fazer um serviço local só para Cusco e Machu Picchu. Lima e Arequipa não vi necessidade. O que acha?
    Ansiosa pela minha viagem! Beijos!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lívia, vc estará morta, mas se vc dorme bem em ônibus, teria como fazer tudo que eu fiz num dia só. Pegue um táxi e combine o preço para o mirante. Eu contratei a Setours pelo site, mas acabei de ver que o site não está mais funcionando 🙁 Mas em Cusco vc pode contratar lá mesmo os tours, e em Machu Picchu vale a pena contratar um guia lá na entrada 🙂 Eu estive sozinha em grande parte da viagem e fiquei impressionada com a infra-estrutura peruana. Em Lima só cuida com os táxis que pegar se estiver viajando sozinha!

      Depois me conta como foi 🙂

      responder
  9. Ruthe Souza Lima

    Oi Patrícia, adorei seu Blog – parabéns!! Gostaria de fazer a viagem de Arequipa a Cuzco de avião. Vc me indicaria a Cia. Aérea?
    E de Arequipa a Nazca, de ônibus, quantas horas de viagem? e qual a Viação?
    Muito obrigada. Um abração. Ruthe

    responder
  10. Vanessa

    Patricia, seus posts sempre inspiradores! Terei apenas 2 dias inteiros mais uma manha em Arequipa, e quero fazer o passeio de 1 dia ao Colca…super corrido, ne? Mas espero que de pra aproveitar bastante a cidade branca!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Vanessa, lembro que algumas agências ofereciam o passeio de 1 dia pelo Vale, na volta passa por aqui para me contar como foi!
      beijos

      responder
  11. Cristiane

    Olá Patrícia, tudo bem? Muito legal seu post. Vou para Arequipa agora em abril/2015 e queremos visitar o Canion Del Colca e também subir o vulcão El Misti. Você por acaso poderia indicar alguma agência confiável? Se deixarmos para escolher na hora é muito arriscado ou não? Minha ideia é pechinchar e muito! Rs
    Beijos e obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cristiane, para pechinchar tem que comprar na hora. Na maioria dos passeios contratei a Setours que é uma operadora nacional. Eu sou péssima na arte de pechinchar hahahahaha
      beijos

      responder
  12. Karla Maria Corrêa

    Patrícia, eu de novo te fazendo perguntas… Estou cotando tours (privados e em grupo) e eles oferecem tour até em Arequipa. Pelo que li no seu post, não precisa, mas o que acha? Já em Cusco, vale à pena por causa das distâncias o city tour? Vale Sagrado farei tour privado. Outra pergunta: Você disse que não subiu Huayna Picchu por que não se atreveu por estar sozinha, mas pelo que estou lendo a montanha é mais difícil… Como vou ficar um dia só, ainda estou com dúvida em qual subo. Pode me ajudar? Vou chegar bem cedo, fazer um tour privado, subir uma das duas, descansar e ir na Porta do Sol. Muito obrigada, Karla

    responder
  13. Karla Maria Corrêa

    Patrícia, eu de novo te fazendo perguntas… Estou cotando tours (privados e em grupo) e eles oferecem tour até em Arequipa. Pelo que li no seu post, não precisa, mas o que acha? Já em Cusco, vale à pena por causa das distâncias o city tour? Vale Sagrado farei tour privado. Outra pergunta: Você disse que não subiu Huayna Picchu por que não se atreveu por estar sozinha, mas pelo que estou lendo a montanha é mais difícil… Como vou ficar um dia só, ainda estou com dúvida em qual subo. Pode me ajudar? Vou chegar bem cedo, fazer um tour privado, subir uma das duas, descansar e ir na Porta do Sol. Muito obrigada, Karla

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Karla, eu tenho problemas com descidas, e no caso de Huayna Picchu, a descida é mais íngrime, e simplesmente posso travar. Não tive problemas com Montanha MP, mas estou acostumada a trekkings na ilha onde moro. Mas me falaram para evitá-la se estivesse chovendo por causa do perigo de resbalar.

      Dizem que a vista de Huayna é linda de morrer! A Porta do Sol é imperdível!!!

      Em Arequipa eu tive um tour que me levou no mirante que fica longe da cidade; e depois no Convento eu paguei uma guia do lugar para me acompanhar, mas veja bem antes de começar quanto ela te cobrará no final!

      Pode perguntar quanto quiser 🙂

      responder
    • karla maria correa

      Obrigada Patrícia! Vou pensar se contrato um tour ou se pego um táxi para o mirante. Quanto à trilha, vou pensar mais um pouco antes de resolver. O tour em Arequipa proposto custa 20 dolares, talvez fa;ca sozinha como explicou e pego um táxi para ir ao mirante. Você só se sentiu mal quando estava chegando em Juliaca, em Arequipa foi tranquilo, não foi. Muitissimo obrigada, Karla

      responder
      • Patricia de Camargo

        Oi Karla, eu comecei a passar mal no ônibus que vai de Arequipa a Puno. Em Arequipa foi tranquilo, é que Puno está a mais altitude que Cusco \o/

        Beijos e depois me conta como foi 🙂

        responder
  14. Marcelo

    Cheguei ontem de Arequipa, que cidade espetacular!! Estive também em Ica e Nazca, que recomendo também. Estive em Lima também, claro, onde fiz um “bike tour” que vale muito fazer. Há um ano estive em Cuzco, de lá a Machu Picchu… Peru é um país sensacional, onde o turista é muito bem recebido e onde me sinto muito seguro.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Marcelo, brigaduuuu por seu depoimento! Também voltei apaixonada pelo PERU!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!