Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 14 2011

O Parque da Redenção, uma desculpa prá dizer te amo

Dia dos Pais no Brasil. Na Espanha este dia é comemorado em março. Dia 19, no dia de São José. Hoje, estou bemmmm longe do meu pai. Mas se até o Google Brasil celebrou este dia com um desenho diferente, o Turomaquia não podia fazer menos.

Mas como comemorar um dia destes num blog de viagens? Pois é, há uns meses atrás meu pai voltou a uma cidade que ele adora: Apucarana, no norte do Paraná, bem pertinho de Londrina. Ele não nasceu por lá, mas foi na cidade que ele conheceu minha mãe, que nasceu sua filha favorita 😉 e que ele passou parte da sua juventude.
DSC01671
DSC01682 DSC01688
DSC01339 DSC01372

Além da cidade ser a grande produtora de bonés do país, e formar parte de toda a zona de agricultura do estado, também tem seus pontos turísticos. Um deles bastante curioso, o Parque da Redenção.
Parque da Redenção - Apucarana

Um espaço de 60.000 m2 com muito verde, onde você de repente encontra figuras de 3 metros?! E não é uma ou duas, são 96 esculturas! Mostram passagens da vida de Cristo. O escultor é o cearense Gilberto Gomes Moura.
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana

O redenção e outros pontos da cidade fazem parte de um caminho que atrai muito turismo religioso. Mas não precisa ser católico para passear e se emocionar com os grupos escultóricos.

como chegar
Ônibus urbano aos domingos. Horários da linha – saída do Terminal Urbano: 8h30, 9h30, 11h30, 12h30, 14h30, 16h30 e 17h30; retorno: 9h, 10h, 12h, 13h, 15h, 17h e 18h horas.

Quando ir
O parque abre diariamente das 8 às 21 horas

fotos: Edison Camargo

8 Comentários

  1. virginia camargo

    achei sensacional………..filha predileta,vc acertou em cheio obrigadao e parabens…………….sim pelo seu carinho…………..vica

    ticinha muito legal acertou em cheio fiquei muito emocionado beijos nos ti
    amamos muito.

    responder
  2. Lu Malheiros

    Que lindo! E parabéns para seu pai! 🙂

    responder
  3. Marcie

    Lindo, amiga. Emocionante. Parabéns ao seu pai pela filha maravilhosa que tem ( e de quem eu gosto tanto!).

    responder
  4. Flora

    Pat,
    Muito linda a homenagem a seu pai. Bjs

    responder
  5. Lucix

    Pati, bela homenagem ao Edison e a Apucarana!
    Estive em Apucarana há pouco tempo, mas nem posso dizer que conheço a cidade, pois cheguei às 17h dei uma palestra à noite e fui embora às 6h do dia seguinte…kakaka.
    Bjs

    responder
  6. Cleci

    Olá
    Acompanho seu blog tem tempo, mas só hoje vi o ícone Apucarana, tb sou de lá mas não conheço esse parque. Quando abri a aba pensei que fosse falar sobre as cerejeiras, mas o Redenção tb me surpreendeu.
    nasci em 1954 e em 1958 meus país e eu viemos para São Paulo, que era o grande sonho de minha mãe. Atualmente ela ainda mora em SP e eu moro na Serra Gaucha, na cidade de Morro Reuter e Agora estou escrevendo de Arganda del Rey, perto de Madri.

    Abraços
    Cleci Maria Avanzi

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Cleci, muito feliz com teu comentário, você está de passeio por Espanha?
      Beijos

      responder
  7. EDISON B DE CAMARGO

    Toda semana eu visito a pagina,uma maneira de estar perto de voce.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!