Guias de Viagem e Arte

 
 
set 09 2009

O lado mais aventureiro dos Lençois Maranhenses: Santo Amaro

Naquele 30 de julho de 2009, acordei com a serotonina nas alturas. Ia visitar um daqueles lugares que por alguma razão não sae da tua memória mesmo antes de conhecê-lo. São estes lugares que te deixam aquela estranha sensação de tenho que ir! Em algumas horas, estaria frente a frente com um deles. Nada mais, nada menos que o Parque dos Lençois Maranhenses.É verdade que o parque é imenso, são 155.000 hectares, mais ou menos a área da cidade de São Paulo. Um lugar de natureza em estado puro! Meu primeiro contato com esta imensidão seria através de Santo Amaro. Que não é a porta de entrada mais utilizada pelos viajantes, mesmo representando 40% da área do parque, com dunas e lagoas gigantescas. Mas por que será então que poucos chegam a conhecê-la? É uma questão de infra-estrutura meu caro Watson.

Chegar em Santo Amaro não é tarefa das mais prosaicas. Primeiro acordar às 5 da madruga, para ir à rodoviária e pegar o ônibus da Cisne Branco. Até aí tudo mais ou menos bem. Depois de duas horas e de várias pequenas paradas, o ônibus te deixará num lugar chamado Sangue, isso mesmo, que nada mais é do que uma casa no meio da estrada. Neste instante começará a verdadeira aventura do dia, porque te espera uma toyota destas antigas, adaptada para levar passageiros. Todos acomodados, voltaremos à estrada, dois quilômetros e entraremos em uma quebrada, com uma placa indicando: 36 Km até Santo Amaro, e você pensará: “Estamos pertinho!” Ledo engano, a partir daquela palca serão duas horas e meia de viagem, balançando muito, passando por rios e por areia e mais areia. Encara?

O nosso motorista era excelente, não atolamos nenhuma vez! A verdade foi que eu e o Tom adoramos este “rally”, que teve um final surpreendente. De repente demos de cara com o Rio Alegre, e ao fundo um montão de palmeiras e algumas casas. Chegamos em Santo Amaro. O motorista te deixa em frente à tua pousada, e caso ainda não tenha reservado ele espera você dar uma olhada para decidir em qual delas vai ficar, não que existam muitas opções, mas é toda uma gentileza.

Nós já tinhamos nossa reserva e depois de cinco horas e meia chegamos à Pousada Água Doce. Depois de tanto andar de carro, queríamos caminhar e combinamos com o José (da própria pousada) uma caminhada para a Lagoa da Gaivota. Saímos às 15:15 da pousada, e pouco a pouco fomos deixando para trás o povoado de 11.000 habitantes e entrando naquela maravilha da natureza. Santo Amaro tem muitas ruas de areia fofa, é bem complicado caminhar por elas, até porque estão super quentes, e era difícil acreditar no que dizia o guia, que nas dunas do parque poderíamos andar descalços, será?! Esta resposta e muito mais no próximo post …

Informação prática:
Como chegar
A melhor maneira é comprar o bilhete com a Cisne Branco. São dois horários: 06:00 e 14:00 horas. Quando chega em Sangue, a Toyota já estará te esperando para o segundo capítulo da viagem.

Em São Luís buscamos outra maneira de ir, mas algumas agências inclusive nos desencorajaram, dizendo que era muito complicado. Uma mentira, é uma aventura, mas comprando com a Cisne Branco não tivemos nenhum problema.

O bilhete com tudo incluído, ônibus + toyota sai por R$ 28,00.

Tente comprar teu bilhete com certa antecipação, porque o ônibus não vai somente a Santo Amaro, passa por diferentes cidades. E a toyota tem uma capacidade bem limitada! Por isso não adianta ter lugar no ônibus e depois ficar a ver navios na hora de pegar a toyota. Eles só vendem até Santo Amaro, caso exista lugar na toyota. O ruim é ter que ir na rodoviária, não encontramos em São Luís nenhuma agência que vendesse os bilhetes de ônibus.

fotos y video: turomaquia_2009
mapa Santo Amaro: http://santoamarodomaranhao.blogspot.com

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

29 Comentários

  1. SÍLVIA OLIVEIRA

    Uhu! Chegando atrasada e colocando a leitura em dia! Meniiiina, vi a indicação do Riq no Estadão. (Fiquei sabendo ali pelo seu twitter!)… Genial! Daqui para o The New York Times é um pulinho! 🙂 PARABÉNS!!!! Bjs!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Menina foi bem legal, hoje depois do feriado (aqui também foi feraido ontem), olhando os jornais brasileiros, dou de cara com o Turomaquia na coluna do Ricardo, foi muito emocionante!Aguardamos contatos da terra do Obama heheheheheBeijos

    responder
  3. Tita

    Oi Patricia,Descobri sua série sobre os Lencois la no VnV e to aqui me deliciando com seus posts. Embora nao seja a melhor época, vou pra la agora em fevereiro. Tenho pouquissimo tempo, o que vc me recomendaria: ficar em Barreirinhas ou Santo Amaro? Desde ja agradeço sua ajuda!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Tita, com pouquíssimo tempo recomendo Barreirinhas, e pegar uma lancha até Atins. Cansa, mas dá para fazer 2 passeios no mesmo dia em Barreirinhas. Quantos dias você teria?Beijos

    responder
  5. Anonymous

    Oi Patricia! Obrigada pela resposta. Tenho 3 dias e meio, chego num domingo de madrugada em Sao Luis e volto na 5a à tarde. Sera que vale a ida a Atins?

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Tita, vale a ida. Se não der para passar a noite faça o passeio de lancha. O passeio normal vai até Caburé, mais 10 minutos chega-se em Atins. Não deixe de comer os camarões do Seu Antonio ou da Luiza!Beijos

    responder
  7. Tita

    Obrigada Patricia! Vou seguir suas dicas! espero que volte a chover na regiao, pois pelo que li, esta uma seca braba. beijos

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Oxalá Tita, porque quanto mais água é mais bonito! Depois passa por aqui para contar como foi!Boa viagem!

    responder
  9. JULIO CORRÊA

    Patrícia,
    irei para Lençois em junho. Uma pergunta: Dá pra ir a Santo Amaro a partir de Barreirinhas?
    abraço

    responder
    • Patricia de Camargo

      Tem que pegar um táxi até Sangue, é barato. Antes ver os horários que saem as toyotas de lá para Santo Amaro. Desde São Luis, está coordenado e incluido o ônibus e a toyota. Mas é possível ir desde Barreirinhas. A outra maneira é a caminhada de 2 a 3 dias com um guia local.
      Um abraço e depois me conta como foi tua aventura maranhense

      responder
  10. JULIO CORRÊA

    Obrigaduuuuu, Patrícia.
    Com certeza, mandarei notícias. Pretendo ir de São Luiz a Natal no estilo roots. Me aguarde!
    abraço

    responder
  11. Ana

    Oi, Patrícia

    td bem?
    Na sua opinião, qual o tempo mínimo para conhecer os Lençois?
    Penso em ‘pegar’ um feriado prolongado – 4 dias, saindo numa 4ª à noite, por exemplo, e voltando num domingo à noite -, vc acha indicado? É possível aproveitar?

    obrigada pela atenção!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Ana, tem muita coisa para fazer nos Lençois, leve em consideração que vc deve chegar em São Luis, e depois viajar até o Parque Nacional. Dá para fazer bastante coisa em 3 dias, fixando base em Barreirinhas – o passeio de dia inteiro de barco, e pagando uma boa gorjeta o motorista te levaria até Atins para provar o famoso churrasco de camarão.
      Segundo dia: contratar um transfer e passeio de dia inteiro a Santo Amaro (passeio + caro)
      Terceiro dia: de manhã Lagoa Bonita e de tarde Lagoa Azul
      Depois me conta como ficou teu roteiro!
      Atenciosamente,
      Patricia – Turomaquia

      responder
      • Ana

        Obrigada, Patricia.
        Vou me planejar e depois te conto…rs

        abs

        responder
  12. Ariane

    Oi, Patricia
    td bem?
    Estou pensando seriamente em unir Lençois e Jeri nas minhas férias, mas estou com algumas dúvidas. Não será agora, provavelmene em setembro. No entanto, já li muitas coisas sobre esses destinos e já estou me confundindo…rsrsr
    Entretanto, minhas principais dúvidas são:
    – Lencois é um destino para ir sozinha? (penso em correr o risco de fazer um passeio sozinha com o guia….estranho, né? rsrsrsrsr)
    – Sabe me dizer que o tempo de percurso entre Barreirinhas e Sto Amaro, Barreirinhas e Atins? E a frequencia dos traslados?
    – Os passeios em geral duram meio período?

    Bem, obg por enquanto.
    Inté…

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Ariane!
      1) se vc vai entrar nos Lençois Profundos, como por exemplo – Atins ou Santo Amaro, e encara bem bichinhos como sapos, morcegos, insetos, este é o “maior perigo” do lugar. O pessoal do interior maranhense é super amável. Quanto a este receio pode ficar tranquila. Dificilmente fará um passeio sozinha. Por exemplo, se ficar no Buna, eles sempre juntam as pessoas que eles acreditam ter afinidade e montam um passeio à medida.
      2) Entre barreirinhas e Santo Amaro é uma barbaridade de tempo, dá uma olhada neste post: http://turomaquia.com/o-lado-mais-aventureiro-dos-lencois-maranhenses-santo-amaro/ São 2 horas até sangue de ônibus comum e mais duas horas e meia de 4×4 até Santo Amaro. Dá para chegar e conhecer as lagoas mais próximas neste mesmo dia. Entre Barreirinahs e Atisn fomos de barco, pegamos o passeio de dia todo que vai até Caburé (dormimos por lá, o que ñ te aconselho sozinha, porque ñ tem nada para fazer) e de lá pegamos um barquinho de pescador até Atins, é perto, acho que foi uns 15/20 minutos. A maioria dos traslados vocè trata com o pessoal lá mesmo, mas sempre tem alguém que pode te levar, ñ se preocupe.
      3) Há passeios de dia todo, como que vai pelo Rio Preguiças, mas os demais costumam ser de meio dia.

      O lugar é fantástico, e vale a pena, qualquer coisa, é só perguntar!
      beijos

      responder
      • Ariane

        Super obrigada, Patrícia.

        bj

        responder
  13. Maria

    Olá Pessoal! Acabei de chegar dos Lençois esta semana, e li não lembro se foi aqui ou no VNV , elogios da Pousada Lagoa Azul do Sr Antoninho. Pois digo o contrario! Se puder evitem-na. Ele tem uma toyota e oferece os passeios, como a cidade é pequena e às vezes poucos turistas ( pelo menos foi assim comigo ), as pousadas fazem contatos umas com as outras pra que os hospedes compartilhem os passeios pra ficar mais em conta. Ele ao contrário, ” blinda ” seus hospedes que acabam pagando os passeios sozinhos e portanto bem caros. Outra, pagamos o passeio da Lagoa Espigão e Betania 200,00 ( apenas as que tinha agua ), e ele só levou na Espigão, nos deu o calote na outra.
    Fica aí o alerta!

    responder
  14. Leonardo

    Patricia bom dia, primeiramente parabens pelo blog! Gostaria de saber se achas que alugar um carro logo no aeroporto seria util, visto que tenho apenas 3 dias! Pretendo me estabelecer em Barreirinhas! Obrigado!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Leonardo, vc vai ganhar tempo, mas depois em Barreirinhas ñ vai usar o carro para nada. Também cotaria transfers com empresas.

      responder
  15. hugo

    Patricia pretendo conhecer sto amaro no carnaval, pode me dar uma dica das melhores lagoas de la, dos restaurantes e pousadas, se tem festa nesse periodo? Tambem se posso ir de carro comum ate sangue e deixar o carro la guardado e depois pegar a toyota? E outra eh melhor ir p sto amaro ou barreirinhas? Onde eh melhor ficar hospedado? Abraco Paty!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Hugo, o melhor seria ligar para o local que você vai se hospedar em Santo Amaro e perguntar a aque horas poderia pegar a Toyota em Sangue, proque estes horários mudam ao longo do ano. Em Sangue não há nada, apenas uma espécie de lanchonete, e portanto não sei da segurança de deixar o carro por lá. Santo Amaro é mais agreste e tem umas dunas enormes. Barreirinhas tem a melhor infra-estrutura, e oferece conforto. Enquanto Santo Amaro é roots! Para ver todos nossos posts dos Lençois, clique em: http://turomaquia.com/lencois-maranhenses-indice/
      Um abraço e depois me conta como foi!

      responder
  16. Erica

    Boa tarde Patricia,
    Vc foi andando até a Lagoa Gaivota, era perto da sua pousada? Sabe qto tempo da pousada Rancho das Dunas?
    vc foi na lagoa Andorinhas e na America?
    e na Betania e Espigao?

    Tem indicação de guia com carro(se precisar)?

    Vou ficar 2 dias e queria saber as prioridades.
    obrigada,
    ERica

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Erica,
      nós ficamos apenas uma noite em Santo Amaro, e como queríamos caminhar só nos deu tempo de ir até a Lagoa Gaivota, e foi uma caminhada fácil, nós ficamos nesta pousada: http://turomaquia.com/hotel-santo-amaro-pousada-agua-doce/

      Para ir nas demais lagoas necessitávamos mais uma noite e não tínhamos 🙁 não imaginávamos que seria tão complicado chegar até Santo Amaro!

      O José da nossa pousada foi nosso guia: http://turomaquia.com/o-melhor-de-santo-amaro-o-passeio-com-o-jose/

      Como você vai ter dois dias inteiros, com carro, provavelmente consiga chegar a todas as lagos 🙂 Na volta se tiver um tempinho me conta como foi!

      responder
  17. Erica

    Oi Patricia,
    Gostaria de saber a ordem de preferencia das lagoas em Santo Amaro. Só vou ter 2 dias.
    Gaivota
    Betania e Espigao
    Emendadas
    America
    Prata

    Quais sao as melhores?
    obrigada,
    ERica

    responder
    • Patricia de Camargo

      Erica, como as lagoas dependem das chuvas, o melhor é perguntar para os locais quais estão mais cheias durante sua visita 🙂

      responder
  18. Antonio Carlos da Silva

    Oi, Patricia.
    Terei 07 dias, como dividir estes dias passando primeiramente por Santo Amaro ou melhor fazer base em Barreirinhas e dali fazer os roteiros. Abraços.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Antonio Carlos,
      Eu dormiria 1 noite em Santo Amaro, 3 noites em Barreirinhas, 2 noites em Atins e o dia restante para o traslado de volta a São Luis 🙂

      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Lanzarote é linda até detrás de uma janela 👏
.
#lanzarote #cesarmanrique #arquitetura #architect #canaryisland #art #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Praia de uma das ilhas mais singulares das Canarias - Lanzarote 🏝🏝🏝
.
#lanzarote #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #famarabeach🏄 #island #beach
  • Trafalgar Square, "casa"de um grande museu londrino 😉
#museumweek #museum #london #londres #art #trafalgarsquare #beautifulday
  • Vou viajar com crianças, qual museu devo ir?  Sinceramente dá prá levar as crianças em qualquer museu. Na maioria dos casos,  o problema maior são os adultos que não estão acostumados a ir a museus de arte e se sentem perdidos neles.

Nesta foto, a família se diverte entre as esculturas de Henry Moore na Tate Britain .

#museum #museumweek #tatebritain #henrymoore #art #arte #london #londres #familytrip
  • Esta é a panorâmica diante de um dos museus de arte mais visitados do mundo em 2016. Sabe qual é? 
Prá conhecer toda a lista passa lá no www.turomaquia.com ou clica aqui no link da bio 👈 
#museumweek #museum #bridge #london #arquitetura #architect #harrypotter
  • Muitos anos atrás, o clima mudou drasticamente e a areia virou pedra. E esta pedra chegou até nossos dias, não é incrível?!😱
.
#beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #beach

Follow Me!