Guias de Viagem e Arte

 
 
set 09 2009

O lado mais aventureiro dos Lençois Maranhenses: Santo Amaro

Naquele 30 de julho de 2009, acordei com a serotonina nas alturas. Ia visitar um daqueles lugares que por alguma razão não sae da tua memória mesmo antes de conhecê-lo. São estes lugares que te deixam aquela estranha sensação de tenho que ir! Em algumas horas, estaria frente a frente com um deles. Nada mais, nada menos que o Parque dos Lençois Maranhenses.É verdade que o parque é imenso, são 155.000 hectares, mais ou menos a área da cidade de São Paulo. Um lugar de natureza em estado puro! Meu primeiro contato com esta imensidão seria através de Santo Amaro. Que não é a porta de entrada mais utilizada pelos viajantes, mesmo representando 40% da área do parque, com dunas e lagoas gigantescas. Mas por que será então que poucos chegam a conhecê-la? É uma questão de infra-estrutura meu caro Watson.

Chegar em Santo Amaro não é tarefa das mais prosaicas. Primeiro acordar às 5 da madruga, para ir à rodoviária e pegar o ônibus da Cisne Branco. Até aí tudo mais ou menos bem. Depois de duas horas e de várias pequenas paradas, o ônibus te deixará num lugar chamado Sangue, isso mesmo, que nada mais é do que uma casa no meio da estrada. Neste instante começará a verdadeira aventura do dia, porque te espera uma toyota destas antigas, adaptada para levar passageiros. Todos acomodados, voltaremos à estrada, dois quilômetros e entraremos em uma quebrada, com uma placa indicando: 36 Km até Santo Amaro, e você pensará: “Estamos pertinho!” Ledo engano, a partir daquela palca serão duas horas e meia de viagem, balançando muito, passando por rios e por areia e mais areia. Encara?

O nosso motorista era excelente, não atolamos nenhuma vez! A verdade foi que eu e o Tom adoramos este “rally”, que teve um final surpreendente. De repente demos de cara com o Rio Alegre, e ao fundo um montão de palmeiras e algumas casas. Chegamos em Santo Amaro. O motorista te deixa em frente à tua pousada, e caso ainda não tenha reservado ele espera você dar uma olhada para decidir em qual delas vai ficar, não que existam muitas opções, mas é toda uma gentileza.

Nós já tinhamos nossa reserva e depois de cinco horas e meia chegamos à Pousada Água Doce. Depois de tanto andar de carro, queríamos caminhar e combinamos com o José (da própria pousada) uma caminhada para a Lagoa da Gaivota. Saímos às 15:15 da pousada, e pouco a pouco fomos deixando para trás o povoado de 11.000 habitantes e entrando naquela maravilha da natureza. Santo Amaro tem muitas ruas de areia fofa, é bem complicado caminhar por elas, até porque estão super quentes, e era difícil acreditar no que dizia o guia, que nas dunas do parque poderíamos andar descalços, será?! Esta resposta e muito mais no próximo post …

Informação prática:
Como chegar
A melhor maneira é comprar o bilhete com a Cisne Branco. São dois horários: 06:00 e 14:00 horas. Quando chega em Sangue, a Toyota já estará te esperando para o segundo capítulo da viagem.

Em São Luís buscamos outra maneira de ir, mas algumas agências inclusive nos desencorajaram, dizendo que era muito complicado. Uma mentira, é uma aventura, mas comprando com a Cisne Branco não tivemos nenhum problema.

O bilhete com tudo incluído, ônibus + toyota sai por R$ 28,00.

Tente comprar teu bilhete com certa antecipação, porque o ônibus não vai somente a Santo Amaro, passa por diferentes cidades. E a toyota tem uma capacidade bem limitada! Por isso não adianta ter lugar no ônibus e depois ficar a ver navios na hora de pegar a toyota. Eles só vendem até Santo Amaro, caso exista lugar na toyota. O ruim é ter que ir na rodoviária, não encontramos em São Luís nenhuma agência que vendesse os bilhetes de ônibus.

fotos y video: turomaquia_2009
mapa Santo Amaro: http://santoamarodomaranhao.blogspot.com

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.