Guias de Viagem e Arte

 
 
out 14 2015

O Barroco em 19 imagens e 9 músicas

Adoro um exagero. Por isso o barroco me atrai. Criado como reação à Reforma Protestante, que a cada dia “roubava” da Igreja Católica milhares de fiéis. Funcionou como uma espécie de “canal” de promoção do catolicismo. As palavras de Lutero eram contundentes, a  estratégia visual da Contra-reforma tinha que ser mais, entrar pelos olhos, porque grande parte da cidadania era analfabeta.

O barroco é como uma instantânea de uma cena de novela das oito. Um momento congelado daquela parte mais dramática da telenovela. O barroco é encenação e como tal cria cenários para suas pinturas e esculturas. Quanto mais adornos, melhor! Desta forma envolviam os fiéis através de suas emoções, ou melhor, entorpeciam os fiéis.

O barroco começou em Roma, centro do poder católico. Mas se estendeu tanto por países que seguiam o poder do papa, como aqueles que já haviam mostrado suas preferências pela nova ordem cristã. Só que a fé, o clima e sua gente influenciou para que ele tivesse um tempero diferente em cada região.

Dá o play para entrar no clima e desfrutar ainda mais das obras 😉

Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco

Veja todos os posts do Viajando na Arte 🙂

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

imagens: http://www.wga.hu

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

3 Comentários

  1. Phillipe

    Demaaaaaiiiiissss!!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Philipe 🙂

      responder
  2. Carmen

    Em geral, muitas pessoas não gostam do estilo Barroco. Eu amo o barroco e pintura e pintores que viveram aqueles momentos artísticos com estilos diferentes: Velázquez, Rembrandt, Vermeer, Rubens, Ribera, Murillo, Zurbarán o Caravaggio.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Novembro europeu em Canárias 🤗 Hoje deu praia, 28 graus. Entrei no mar e descarreguei todas aquelas sensações estranhas que tentam se fixar n'alma e me fazer infeliz. .
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #españa #invernoeuropeu #canaryisland
  • Olha que máximo o sinal de pedestres de Madri. Por um mundo cheio de opções e de diversidade ☺️
.
#diversidade #madri #beautifulworld #españa
  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday
  • O primeiro café da manhã de hoje foi nesse lugar linduuuu e histórico #cafedamanha #madrid #beautifulplaces #españa #cafecomercialmadrid
  • Gente do céu, que lugar 🤤 Por fim conseguiu ir ao @salmonguru do grande bartender argentino, Diego Cabrera. E ainda tive sorte de sentar na "barra" e ser atendida por um artista, o Denis. Este foi meu drink com whisky e um montão de outras coisas como picante. No copo detrás, limonada de gengibre e de menta. A de gengibre potencializa o picante, a de menta, suaviza 😘 .
#madrid #diegocabrera #drinks #perfectday #españa

Follow Me!