Guias de Viagem e Arte

 
 
out 14 2015

O Barroco em 19 imagens e 9 músicas

Adoro um exagero. Por isso o barroco me atrai. Criado como reação à Reforma Protestante, que a cada dia “roubava” da Igreja Católica milhares de fiéis. Funcionou como uma espécie de “canal” de promoção do catolicismo. As palavras de Lutero eram contundentes, a  estratégia visual da Contra-reforma tinha que ser mais, entrar pelos olhos, porque grande parte da cidadania era analfabeta.

O barroco é como uma instantânea de uma cena de novela das oito. Um momento congelado daquela parte mais dramática da telenovela. O barroco é encenação e como tal cria cenários para suas pinturas e esculturas. Quanto mais adornos, melhor! Desta forma envolviam os fiéis através de suas emoções, ou melhor, entorpeciam os fiéis.

O barroco começou em Roma, centro do poder católico. Mas se estendeu tanto por países que seguiam o poder do papa, como aqueles que já haviam mostrado suas preferências pela nova ordem cristã. Só que a fé, o clima e sua gente influenciou para que ele tivesse um tempero diferente em cada região.

Dá o play para entrar no clima e desfrutar ainda mais das obras 😉

Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco

Veja todos os posts do Viajando na Arte 🙂

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

imagens: http://www.wga.hu

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

3 Comentários

  1. Phillipe

    Demaaaaaiiiiissss!!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Philipe 🙂

      responder
  2. Carmen

    Em geral, muitas pessoas não gostam do estilo Barroco. Eu amo o barroco e pintura e pintores que viveram aqueles momentos artísticos com estilos diferentes: Velázquez, Rembrandt, Vermeer, Rubens, Ribera, Murillo, Zurbarán o Caravaggio.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Oh, lugar especial este Carrières de Lumières, até o café é legal demais. Conta aí, o café/restaurante de um atrativo ou monumento turístico que você adorou 💕

#provence #lebauxdeprovence #carrieredeslumieres #france #arte
  • “Por mi trabajo me veo obligada a usar las palabras para pegar un hecho con otro, y al final todo debe parecer coherente aunque no lo sea” (“La niña perdida” da Elena Ferrante). #laspalmasdegrancanaria #quotes #literatura #islascanarias
  • Já conhecia Segóvia, mas graças a Deus eu ainda consigo me emocionar com velhos “amigos” 😉 E vc, qual é aquele lugar que volta a te emocionar a cada reencontro?

#segovia #aqueduto #arteromana #espanha #patrimoniomundialdahumanidade
  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵
  • Detalhes de um restaurante que eu amei @casagalleta Atendimento perfeito do Andrei.
#espanha🇪🇸 #madri #restaurante #casagalletta #ondecomermadri
  • O lugar mais louco e surpreendente da última viagem: os jardins da Granja de San Ildefonso com suas 26 fontes monumentais ⛲️⛲️⛲️
#segovia #espanha🇪🇸 #palacio #granjadesanildefonso #fonte

Follow Me!