Guias de Viagem e Arte

 
 
out 14 2015

O Barroco em 19 imagens e 9 músicas

Adoro um exagero. Por isso o barroco me atrai. Criado como reação à Reforma Protestante, que a cada dia “roubava” da Igreja Católica milhares de fiéis. Funcionou como uma espécie de “canal” de promoção do catolicismo. As palavras de Lutero eram contundentes, a  estratégia visual da Contra-reforma tinha que ser mais, entrar pelos olhos, porque grande parte da cidadania era analfabeta.

O barroco é como uma instantânea de uma cena de novela das oito. Um momento congelado daquela parte mais dramática da telenovela. O barroco é encenação e como tal cria cenários para suas pinturas e esculturas. Quanto mais adornos, melhor! Desta forma envolviam os fiéis através de suas emoções, ou melhor, entorpeciam os fiéis.

O barroco começou em Roma, centro do poder católico. Mas se estendeu tanto por países que seguiam o poder do papa, como aqueles que já haviam mostrado suas preferências pela nova ordem cristã. Só que a fé, o clima e sua gente influenciou para que ele tivesse um tempero diferente em cada região.

Dá o play para entrar no clima e desfrutar ainda mais das obras 😉

Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco
Barroco

Veja todos os posts do Viajando na Arte 🙂

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

imagens: http://www.wga.hu

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

3 Comentários

  1. Phillipe

    Demaaaaaiiiiissss!!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Philipe 🙂

      responder
  2. Carmen

    Em geral, muitas pessoas não gostam do estilo Barroco. Eu amo o barroco e pintura e pintores que viveram aqueles momentos artísticos com estilos diferentes: Velázquez, Rembrandt, Vermeer, Rubens, Ribera, Murillo, Zurbarán o Caravaggio.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Corinto foi uma das grandes cidades da Grécia Antiga. Uma potência naval e comercial que chegou a ter 2 portos e abrigar mais de 70.000 habitantes 😱 Veja nosso guia completo para visitar a cidade e o Canal de Corinto no www.turomaquia.com 👈🏽 ou clique no link da bio 😽

#corinto #grecia #peloponeso #roadtrip #greecelovers
  • A Odisseia Grega voltou, voltou para ficar 😉 Vem correr comigo no lugar onde aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos, lá pelos idos do século V a.C. 😱😱😱 no canal do YouTube - Patricia de Camargo #grecia #olimpia #jogosolimpicos #peloponeso #correr
  • Este reflexo que arrepia a alma é resultado dos jogos de cores dos vitrais do Mosteiro de Batalha. Que loucura 🙀

#batalha #portugal #reflexos #portugallovers #arte
  • Descendo pelas ladeiras da Acrópole de Atenas. Que cidade, minha gente, que cidade! 
#atenas #grecia #greece #citylife
  • Guia completo da Acrópole de ATENAS. Entenda cada um dos edifícios deste complexo incrível da Grécia Antiga. Post para guardar, imprimir e compartilhar com os amigos 😜 No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😻

#partenon #atenas #guias #grecia #acropole
  • Estou exatamente sentada no local de construção do Titanic. A foto não capta a imensidão deste espaço. Experimentei uma sensação louca de perda. Uma história tão trágica marca cada um de nós prá sempre, vc não acha?

No fundo o museu ... #stsbelfast #titanicexperience #discoverni #titanic #belfast

Follow Me!