Guias de Viagem e Arte

 
 
out 21 2017

Nicola e Giovanni Pisano: os bam bam bans da escultura pré-renascentista

Nicola PisanoNa transição entre a Idade Média e o Renascimento, talvez o nome mais importante na escultura seja o de Nicola Pisano, que chegou a influenciar a pintura da época! Este italiano nasceu em 1220 e morreu entre 1278 e 1287. Ele marca o que se conhece como escultura pré-renascentista.

Ele estudou as esculturas romanas, e foram sua inspiração para outra vez dar maior independência à esta forma de expressão. Na Idade Média, a maioria das esculturas na verdade eram objetos de culto ou relevos que formavam parte da estrutura de um edifício. Ele pouco a pouco foi novamente aumentando a importância do gênero, tanto que as esculturas passam a ser utilizadas para decorar espaços públicos exteriores, não mais relacionados com a arte religiosa.

Escultura pré-renascentista – entenda suas características

escultura pré-renascentista
escultura pré-renascentista
escultura pré-renascentista
escultura pré-renascentista

Suas figuras tem volume, e até seus santos são mais humanos, dotados de expressividade e movimento. Ele fez escola. Entre seus discípulos se encontra seu filho Giovanni Pisano. Os dois foram tão famosos, que o asteróide 7313 descoberto em 1960, chama-se Pisano em homenagem a eles!

A maioria das suas obras estão na Toscana. Duas delas no conjunto monumental românico mais importante do mundo, sabe qual é? Dá uma olhada neste video!

Os púlpitos da Catedral de Pisa (duas primeiras imagens) e de Siena (última imagem) também são obras de Pisano.
Duomo de Pisa
escultura pré-renascentista
escultura pré-renascentista

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

O pré-renascimento na pintura e no TOP100Arte

Imagens: turomaquia_1995_2010
http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/p/pisano/nicola/index.html

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!