Guias de Viagem e Arte

 
 
out 21 2017

Nicola e Giovanni Pisano: os bam bam bans da escultura pré-renascentista

Nicola PisanoNa transição entre a Idade Média e o Renascimento, talvez o nome mais importante na escultura seja o de Nicola Pisano, que chegou a influenciar a pintura da época! Este italiano nasceu em 1220 e morreu entre 1278 e 1287. Ele marca o que se conhece como escultura pré-renascentista.

Ele estudou as esculturas romanas, e foram sua inspiração para outra vez dar maior independência à esta forma de expressão. Na Idade Média, a maioria das esculturas na verdade eram objetos de culto ou relevos que formavam parte da estrutura de um edifício. Ele pouco a pouco foi novamente aumentando a importância do gênero, tanto que as esculturas passam a ser utilizadas para decorar espaços públicos exteriores, não mais relacionados com a arte religiosa.

Escultura pré-renascentista – entenda suas características

escultura pré-renascentista
escultura pré-renascentista
escultura pré-renascentista
escultura pré-renascentista

Suas figuras tem volume, e até seus santos são mais humanos, dotados de expressividade e movimento. Ele fez escola. Entre seus discípulos se encontra seu filho Giovanni Pisano. Os dois foram tão famosos, que o asteróide 7313 descoberto em 1960, chama-se Pisano em homenagem a eles!

A maioria das suas obras estão na Toscana. Duas delas no conjunto monumental românico mais importante do mundo, sabe qual é? Dá uma olhada neste video!

Os púlpitos da Catedral de Pisa (duas primeiras imagens) e de Siena (última imagem) também são obras de Pisano.
Duomo de Pisa
escultura pré-renascentista
escultura pré-renascentista

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

O pré-renascimento na pintura e no TOP100Arte

Imagens: turomaquia_1995_2010
http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/p/pisano/nicola/index.html

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday
  • O primeiro café da manhã de hoje foi nesse lugar linduuuu e histórico #cafedamanha #madrid #beautifulplaces #españa #cafecomercialmadrid
  • Gente do céu, que lugar 🤤 Por fim conseguiu ir ao @salmonguru do grande bartender argentino, Diego Cabrera. E ainda tive sorte de sentar na "barra" e ser atendida por um artista, o Denis. Este foi meu drink com whisky e um montão de outras coisas como picante. No copo detrás, limonada de gengibre e de menta. A de gengibre potencializa o picante, a de menta, suaviza 😘 .
#madrid #diegocabrera #drinks #perfectday #españa
  • Algumas belezuras da Mama Framboise. Visita obrigatória na capital 😉 e agora também vão começar a servir almoços estilo bistrô em algumas de suas lojas.
.
#mamaframboise #madri #foodporn #gastronomia
  • Continua dando praia em Las Palmas de Gran Canaria 🏖️
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #grancanaria #españa

Follow Me!