Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 29 2015

Nesta vida louca um pouco de arte #MuseumSelfie

“Esta Vida Louca,
Com sua louca realidade”

Nos dias em que estes versos se fazem mais presentes, poucas coisas me acalmam. Sabe esta sensação de não poder mais, de que o mundo te esmaga, que seria bem mais simples erguer a bandeira branca e sair do campo de batalha?

Em dias assim pego as fotos de momentos com grandes mulheres e homens que recolhi pelo mundo. Na tela vão aparecendo Louise Borgeois, Anselm Kiefer, Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, Pollock, Duchamp, Picasso, e tudo vai recobrando sentido.

Cada um de nós tem suas defesas, seus “grandes”, mas posso dizer que a arte é reconfortante. Uma grande tela é como um ombro amigo. Um hiperlink com a humanidade.

Estas fotos são meu tesouro. E por isso e outras mil razões (fora do meu umbigo) que defendo piamente o direito de fotografar nestes centros da memória, chamados museus. Afinal o que está lá é tanto meu quanto seu ou daquele vizinho chato que insisti em fazer barulho de madrugada. Não importa se você goste ou não, a arte é uma representação fidedigna do que fomos, somos e seremos.

Por isso aplaudo iniciativas como o #museumSelfie. Que já vai pelo seu segundo ano, e ao menos por um dia (21 de janeiro) as redes sociais se inundam de selfies que compartilham o protagonismo com pinturas, esculturas, instalações, fotografias, fachadas de museus, ou seja, de tudo um pouco, mas tudo tão arte.

Naquela quarta-feira pedi através de Twitter, Facebook e Instagram que os leitores e outros blogueiros me enviassem fotos (selfies ou não) com obras de arte ou em frente a museus. Com muita emoção este post coletivo é nossa homenagem à arte que “torna o mundo suportável” (Nietzsche).

Lucia Malla do Uma Malla pelo Mundo“É meu selfie no pilar arco-íristíco do meu museu predileto do mundo, o Bauhaus Archiv em Berlim! :)” | Luciana Malheiros do Dividindo a Bagagem – “Ela foi tirada no Museo de Arte Moderno de Trujillo fundado por um artista peruano (que eu não conhecia) chamado Gerardo Chavez. Ele está vivo ainda :-)”.
Lucia Malla LRM 534
Ana Vergara – “Esta foto tirei na exposição do Henri Matisse, The Cut-Outs, na Tate Modern, Londres, em junho/2014”.
Ana Vergara
Paula do Viagens da Mochilinha Gaúcha “Mochilinha para galeria” | Cândida – “Segue meu selfie com a minha obra preferida: Monalisa”
Paula Candida-Silva
Lilian dos Nerds Viajantes – “Na foto está eu (Lillian) e minha irmã Karina no MoMA em frente a obra Campbell’s Soup Cans do Andy Warhol.”
Lilian brandao
Ana Oliveira do Psiulândia – “Pat, uma foto antiga, de um de meus muitos encontros com as meninas, que sempre me deixam boquiaberta…”
Ana Oliveira
Deyse Ribeiro do Passeios na Toscana – “Te mando a foto da Accademia” | Jonathan do Eu vou de mochila – “Apesar de não ser uma selfie, segue a fotinho anexo.”
Deyse 1 Jonathan
Guilherme – “Seguem algumas fotos para o #museumselfie :)”
Guilherme museum selfie 2
Beatriz – “Essa foto tirei na exposição do Kandinsky, no CCBB de Brasília.”
Beatriz
Mirella, do Mikix e do Viajoteca – “Foi difícil encontrar uma foto selfie dentro dos museus, mas quando vi essa do Getty Villa não resisti e mandei, apresento pra vocês eu e o deus Hermes, além de várias outras atribuições ele é o protetor dos viajantes, repara que ele tem asas nos pés! Para pessoas que gostam de sair na estrada como eu, este é um deus pra chamar de seu :)”
Mirella
Karina – “Aí vai a foto da Clara, ainda com 7 anos, no Louvre diante da Monalisa. Ficamos o tempo todo falando para ela como a Monalisa é importante, um patrimonio da humanidade, que é um dos quadros mais importantes do mundo e tal, quando ela chegou e viu disse: Mãe, esse quadro pequeno com essa mulher feia é o mais importante do mundo?” Morremos de rir! Mas um dia ela vai entender a importancia do Da Vinci e da Mona!”.
Karina
Meilin da Turismares
Meilin
Diego do Nós no Mundo – “Seguem as fotos que tiramos no Inhotim para o post do Museu Selfie. :)” | Junto com a Renata do Revivendo Viagens, Carol do Dicas e Roteiros de Viagem, Camilla do Ensaios de Viagem, Marcelo do Across the Universe, a Anna do Nós no Mundo, e a Mariana do No mundo da Mari
Diego 1
Diego 2
Viviane – ” No Museu de arte Moderna e Contemporânea de Nice -França. Obra “Diamond dust shoes” de Andy Warhol
Viviane 1
Poliana do Comendo chucrute e salsicha – “No Museu Antropológico do México, Cidade do México, em frente ao Calendário Asteca e no Palácio do Governo do México, nos Murais de Rivera.”
Museum Selfie
* As fotos aparecem na ordem de recebimento. Agradeço a cada uma destas pessoas que topou meu convite, e me fez muito feliz. Brigaduuuuuuu 🙂

Se você curtiu a brincadeira e também quer participar, manda sua foto para turomaquia@gmail.com, e em breve ela vai ser protagonista em outro post por aqui 😉
Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Meus livros de ARTE

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

14 Comentários

  1. Paula Brum

    Muito legal, Patricia. Como sou a “dona” da câmera é muito, muito dificil que alguém faça registros meus. Bom, nesse fui pega, um tanto distraída, junto ao Louvre! Adorei sua galeria, muito legal ver tantos amigos e tantas obras e lugares geniais. Abração, querida!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paula, eu que tenho que te agradecer! Brigaduuuu por ajudar a construir este post 🙂

      responder
  2. Karina

    Quantas fotos legais e histórias bacanas. Viajar é isso, né?
    Beijos

    responder
    • Patricia de Camargo

      Totalmente de acordo Karina! E brigaduuu por participar desta homenagem 🙂

      responder
  3. Ana Paula

    Quanto lugar legal compartilhada pra conhecer nesse mundo afora cheio de arte e história. Eu não sabia que Hermes era protetor dos viajantes! 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      É verdade Ana Paula 🙂

      responder
  4. Mirella Matthiesen

    Amei o texto que introdução … uma poesia Patricia 🙂
    Thanks pelo link e por essas fotos lindas!!!
    bjão

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu você Mirella, e fico feliz que tenha curtido o texto.
      beijusss

      responder
  5. Marcie

    Sensacional, este post. Quase, quase fez com que eu me arrependesse de ser contra tirar fotos em museus. Quase… 😉

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Marcie, e já fiquei bem feliz com o “quase” 😉

      responder
  6. Deyse Ribeiro

    Que delicia ver a minha foto aqui. Adorei a frase: “Uma grande tela é como um ombro amigo. Um hiperlink com a humanidade.” Fantastico!
    Quanto a foto nos museus, acho louvável, mas como tudo na vida, com moderação! E sem o “pau de selfie”, porque tem sempre um que consegue encostar aquilo nas telas… oh senhor… dizem que esta pra ser proibido no Uffizi. Posso ser chata, mas eu sou a favor da #mortedopaudeselfie e vida a marquinha fotografica! bios

    responder
    • Patricia de Camargo

      Deyse, acho que em breve o pau de selfie será proibido tal qual o tripé.

      responder
  7. Carmen

    Aqui está o verdadeiro sorriso de La Gioconda… quero dizer da Meilin!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Verdade Carmen 😉

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Você sabia que os 3 arcos de Paris estão alinhados? O da frente do Louvre (Arco do  Carrossel), o do Triunfo e o de La Defense, que é o que se vê nesta imagem. 
Gravei de cima do Arco do Triunfo num final de dia lindo 💕

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #arcdeladefense #parislovers
  • Toda vez que entro no Louvre tiro uma foto com uma escultura que me emociona. Aquela primeira obra que acendeu dentro de mim uma vontade louca de entrar nesse museu. Ela, a Vitória de Samotracia. 
Uma escultura grega de 190 a.C. E você, qual é a obra de arte que mais te emociona?

#louvremuseum #vitoriadesamotracia #paris #arte #artegrega
  • Para Paris levei esta mochila da Pull & Bear (irmã da Zara). Ela imita as famosas mochilas suecas Kanken, portanto não pesa nada e aguentou bem meu equipamento de filmagem. O que você leva quando viaja? Bolsa, mochila, pochete? 
Foto by @curitidoce tirada no Jardin des Tuileries.

#mochila #pullandbear #paris #parislovers #jardindestuilleries
  • Uma semana cheia de energia e amor para todos nós 💕💕💕 #torreeiffel #parislovers #paris #happymoments
  • As cores do outono no local que inspirou a High Line de New York (quem me contou foi a Natália do @destinoprovence ). O Coulée Verte é um parque elevado de 4,5 km construído sobre um viaduto ferroviário que estava abandonado no 12º arrondissement de Paris. 
É um passeio lindo. Dá para fazer até um picnic por lá na hora do almoço.

#couleeverte #paris #parque #parislovers
  • Em 2011, nossos irmãos Campana redecoraram o café do relógio do Museu D’ Orsay. Era o único que eu ainda não havia testado, mas nesta última viagem almocei por lá.

Adorei o atendimento e a comida. O preço é o esperado em um café de museu. Por uma sopa e uma taça de vinho paguei 14€. Tudo delicioso 😜

#irmaoscampana #parisfood #parislovers #paris #museudorsay

Follow Me!