Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 07 2016

Murillo – os anjos mais lindos do barroco espanhol

Todo mundo adora os anjos de Rafael. Eu também! Agora devo fazer alusão ao produto nacional espanhol – Murillo – que foi um pintor barroco brilhante. Só não teve maior projeção porque foi contemporâneo ao gênio de Velázquez.

O Museu do Prado possui diversas telas de Bartolomé Esteban Murillo. O artista nasceu em Sevilha, tal qual Velázquez, em 1617 e faleceu na mesma cidade em 1682.

O que mais me fascina em sua obra, são além dos anjos, suas virgens, que bebem da mesma doçura das virgens de Botticelli. Mas se no renascentista, as virgens eram super sensuais, no sevilhano imerso em uma inquisição das mais fortes da Europa, as virgens são mais virgens, se é que você me entende 😉

Alguns anjos de Murillo para atiçar as “lombrigas” estéticas!

Murillo - La Anunciación
Murillo - La Descensión de la Virgen para premiar los escritos de San Ildefonso
Murillo - Museu do Prado
Murillo - Museu do Prado

“As Bodas de Canaã” – Murillo x Veronese

Para entender as diferenças entre dois movimentos artísticos é legal confrontar uma obra de cada um que tratem do mesmo tema. O maior quadro do Louvre foi pintado pelo veneziano Veronese, pertencente a um movimento chamado maneirismo, que aconteceu mais ou menos entre o renascimento e o barroco. Este quadro enorme mostra o seguinte episódio bíblico:  Cristo durante um casamento convertendo a água em vinho, que nada mais é do que uma metáfora daquela parte da missa chamada de Eucaristia.

O quadro de Veronese é de 1.563; já a versão do mesmo fato do nosso pintor barroco, Murillo é de 1.670/1.675. Perceba a diferença das cores e na forma de estruturar o quadro, ou seja, na composição. No quadro de Veronese tudo é simétrico e Jesus se encontra no centro da cena; já no de Murillo, Cristo está mais à esquerda e de lado ao espectador, aqui se abandona qualquer ideia de simetria.
As BOdas de Canaa - Veronese - Louvre
Bartolome_murillo-bodas

O quadro de Veronese era um dos favoritos de um dos grandes pintores impressionistas, descubra seu nome, assistindo a este vídeo da Web Série “Viajando no Impressionismo”.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de arte, clicando aqui.

2 Comentários

  1. Ilma Madureira

    Que lindos! Adorei.
    Abraços

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Ilma 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers
  • Esta belezura da foto já ganhou em 2014 o título de melhor madeleine de Paris. A madeleine é um bolinho com um toque de limão. 
Eu vim na Blé Sucré e comprei o pacotinho com 4 mais um expresso e paguei 5,50€. Comi na pracinha na frente da loja porque todas as mesas estavam ocupadas e posso te confirmar que é MARAVILHOSA 😍

Te dedico @curitidoce saudades de ti!

#blesucre #madeleine #parisfood #parislovers #foodporn

Follow Me!