Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 07 2016

Murillo – os anjos mais lindos do barroco espanhol

Todo mundo adora os anjos de Rafael. Eu também! Agora devo fazer alusão ao produto nacional espanhol – Murillo – que foi um pintor barroco brilhante. Só não teve maior projeção porque foi contemporâneo ao gênio de Velázquez.

O Museu do Prado possui diversas telas de Bartolomé Esteban Murillo. O artista nasceu em Sevilha, tal qual Velázquez, em 1617 e faleceu na mesma cidade em 1682.

O que mais me fascina em sua obra, são além dos anjos, suas virgens, que bebem da mesma doçura das virgens de Botticelli. Mas se no renascentista, as virgens eram super sensuais, no sevilhano imerso em uma inquisição das mais fortes da Europa, as virgens são mais virgens, se é que você me entende 😉

Alguns anjos de Murillo para atiçar as “lombrigas” estéticas!

Murillo - La Anunciación
Murillo - La Descensión de la Virgen para premiar los escritos de San Ildefonso
Murillo - Museu do Prado
Murillo - Museu do Prado

“As Bodas de Canaã” – Murillo x Veronese

Para entender as diferenças entre dois movimentos artísticos é legal confrontar uma obra de cada um que tratem do mesmo tema. O maior quadro do Louvre foi pintado pelo veneziano Veronese, pertencente a um movimento chamado maneirismo, que aconteceu mais ou menos entre o renascimento e o barroco. Este quadro enorme mostra o seguinte episódio bíblico:  Cristo durante um casamento convertendo a água em vinho, que nada mais é do que uma metáfora daquela parte da missa chamada de Eucaristia.

O quadro de Veronese é de 1.563; já a versão do mesmo fato do nosso pintor barroco, Murillo é de 1.670/1.675. Perceba a diferença das cores e na forma de estruturar o quadro, ou seja, na composição. No quadro de Veronese tudo é simétrico e Jesus se encontra no centro da cena; já no de Murillo, Cristo está mais à esquerda e de lado ao espectador, aqui se abandona qualquer ideia de simetria.
As BOdas de Canaa - Veronese - Louvre
Bartolome_murillo-bodas

O quadro de Veronese era um dos favoritos de um dos grandes pintores impressionistas, descubra seu nome, assistindo a este vídeo da Web Série “Viajando no Impressionismo”.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de arte, clicando aqui.

2 Comentários

  1. Ilma Madureira

    Que lindos! Adorei.
    Abraços

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Ilma 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!